segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Tecnologia - Time da UFS conquista medalha de ouro


Time da UFS conquista Medalha de Ouro na Maratona de Programação Estudantes disputaram em Campinas com 51 equipes de outras universidades brasileiras

O time ‘Anuncie Aqui’ da Universidade Federal de Sergipe obteve medalha de ouro na XIV Maratona de Programação, realizada nos dias 23 e 24 de outubro em Campinas – SP. O representante da UFS na final brasileira do evento terminou a competição em segundo lugar. Foram premiadas dez equipes, sendo as três primeiras com ouro. Confira a lista da premiação completa

Além da obtenção da inédita medalha de ouro na Maratona, a UFS garantiu vaga na final mundial da competição, o International Collegiate Programming Contest (ICPC), que será realizada de 01 a 6 de fevereiro de 2010 em Harbin, China.

Segundo Leila Silva, professora do Departamento de Computação da UFS (DCOMP), “Esta é uma vitória para ser comemorada por todos os sergipanos. É a primeira vez que uma equipe do estado, fora do âmbito das universidades tradicionais em computação, representa o Brasil no mundial”. No Nordeste, apenas Pernambuco anteriormente tinha alcançado esse feito.

O time da UFS, classificou-se para final brasileira no dia 19 de setembro, na sede localizada em Olinda. A equipe foi composta por três alunos: Maurício Collares, Ramon Fernandes (ambos de Engenharia Elétrica) e Felipe Carvalho (de Ciência da Computação). E dois supervisores: Thadeu Henrique Rodrigues (ex-maratonista do DCOMP) e da professora. Leila Maciel (DCOMP).

Participaram do evento em Campinas 51 equipes das 52 que se classificaram na competição das sedes locais. Representarão o país em Harbin apenas as seis primeiras.

“Nós conseguimos uma ajuda de custo para viajar a Campinas, agora uma nova luta se inicia, a de conseguir apoio para ir à China" conclui Leila.

O que é a Maratona de Programação
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática...).

A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os times são compostos por três alunos, que tentam resolver durante cinco horas o maior número possível dos oito ou mais problemas que são entregues no início da competição.

Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos. A cada submissão incorreta de um problema é atribuída uma penalidade de tempo a equipe. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.

No ano de 2008, mais de 7100 times de 88 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 100 participaram das Finais Mundiais do evento, em Estocolmo, Suécia. Seis times brasileiros estiveram presentes nas finais mundiais.

Mais informações, acesse: Site Nacional.

Link: http://www.ufs.br/?pg=noticia&id=2120

Nenhum comentário:

Postar um comentário