quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Geral - "Vício" em tecnologia atrapalha aprendizado de adolescentes


'Vício' em tecnologia atrapalha aprendizado de adolescentes, diz estudo
Abreviação de mensagens de texto pode prejudicar grafia de palavras.
Estudantes também admitem que copiam em trabalhos informações da web.

Entre os 260 alunos entrevistados, 60% se disseram 'muito' viciados em internet.
O uso intenso de tecnologia – classificado como “vício” por pesquisadores -- dificulta o aprendizado de jovens, segundo um estudo publicado recentemente pela instituição britânica Cranfield School of Management. Entre os 260 entrevistados com idades entre 11 e 18 anos, 60% disseram ser “muito” e "bastante" viciados na web, enquanto 50% afirmaram o mesmo sobre seus telefones celulares.

Em relação a problemas no aprendizado, 39,3% dos adolescentes admitiram que as abreviações utilizadas em mensagens de textos prejudicam a qualidade de seu inglês, principalmente quando se trata de soletrar as palavras.

Além disso, 59.2% reconheceram colocar em seus trabalhos de escola informações retiradas diretamente da internet, sem que para isso o conteúdo fosse lido ou alterado. Quase um terço dos entrevistados (28,5%) considera essa uma prática aceitável, apesar de admitirem se tratar de plágio.

“Nossa pesquisa mostra que a obsessão pela tecnologia atrapalha o aprendizado, a habilidade para soletrar palavras e encoraja implicitamente o plágio. Apesar de as escolas restringirem a utilização de telefones celulares, os alunos fazem uso desses aparelhos frequentemente, principalmente quando vão ao banheiro. O celular continua sendo o principal canal de comunicação social durante o dia de aula”, afirmou Andrew Kakabadse, professor da Cranfield School of Management.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1306705-6174,00-VICIO+EM+TECNOLOGIA+ATRAPALHA+APRENDIZADO+DE+ADOLESCENTES+DIZ+ESTUDO.html

Colaboração: Fabiolla Rocha Santos Passos

5 comentários:

  1. AO mesmo tempo que o uso constante da internet nos ajuda, existe um paradoxo, pois está cada vez mais comum o uso das abreviaturas normalmente usadas em alguns casos da internet em lugares e situações inadequadas como por exemplo nas escolas, muitos dos estudantes hoje em dia estão usando a linguagem usada em orkut, msn em textos, respostas, etc...O que não é permitido se tratando desses casos, devemos usar esse tipo de linguagem nos momentos certos e nos policiarmos para não usar onde não devemos.
    Bárbara Rocha.

    ResponderExcluir
  2. Alem de atrapalhar os estudos , os víciados pode sofrer o retardo da mente ,pessoas viciadas em internet é mais depresiva mas isso nao quer dizer que nao possa usar , pode mas moderadamente. A internet é um ótimo meio de saber mais das coisas , interagir mais e meio de diversão tb entao a internet é um ótimo transporte de comunicaçao e informação mas nao se pode esagerar .
    Emerson lima

    ResponderExcluir
  3. O meio tecnológico é um uso de precisão no mundo de hoje. A internet mesmo, facilita muitas coisas, assim sendo, fonte de pesquisa. Mas, a maioria das pessoas (principalmente, os adolescentes)estão cada vez mais "abusando" o uso dessa máquina. Como no texto afirma que, ao pesquisar um trabalho, eles copiam e colam, sem ao menos saber o assunto que se passa, ou se não,faz o trabalho usando abreviações via internet. Existem também muitos sites que, são desnecessários o uso, como sites de pornagrafias, ou até mesmo, bate-papo com pessoas que não conhecem. O celular também é bastante importante para comunicação,mas,não pode usar ele na escola, porque pode ser meio de muitas complicações. A tecnologia deve ser bastante aproveitável para as pessoas que realmente sabe usá-la.
    Lanay Chagas, 1° ano.

    ResponderExcluir
  4. A tecnologia já tornou-se essencial no mundo de hoje. Vai de cada pessoa saber usar, para o bem, ou para o mau. Já no meu caso, nunca abreviei palavras em redações, provas ou trabalhos... E em relação aos trabalhos, pego da internet alguns, mas sempre leio e faço ajustes antes de entregar ao professor. E quanto ao vício, os pais tem que estarem ligados nisso, sempre dando uma olhadinha no que os filhos fazem no computador. E nós, jovens, também temos de nos policiar. Já o celular, é mais "seguro". Pois geralmente você só fala com quem quer.

    Jordana Nogueira, 1° ano.

    ResponderExcluir
  5. Sabemos que hoje em dia a tecnologia está avançada e que é necessária, mas os adolescentes estão colocando-a em primeiro lugar e não estão impondo limites, se preocupam mais em ficar em batendo papo nos famosos ORKUT's e com isso passa a maioria do tempo no mesmo, e isso acaba atrapalhando na vida escola , pois passam a adquirir uma linguagem abreviada e conseqüentemente passam a usar essa linguagem na escola, onde não é permitida em certos aspectos, podendo se prejudicarem.
    Lívia Rocha 1° ano'

    ResponderExcluir