quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Política - Projeto de Dilma Roussef


Dilma tem projeto à esquerda de Lula, afirma jornal

Artigo do El País diz que ministra deve aumentar presença do Estado na economia
Do R7

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), está mais à esquerda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deve aumentar a presença do Estado na economia caso seja eleita presidente nas eleições deste ano, segundo artigo do jornal espanhol El País desta quarta-feira (17).

Dilma será declarada candidata oficial do partido no IV Congresso Nacional do PT, que começa na quinta-feira (18) em Brasília. O jornal aponta diferenças entre a ministra e o presidente Lula. Para Dilma, “o Brasil precisa de um Estado mais forte na economia, não apenas para atrair investimentos, mas para realizar obras”.

O artigo aponta que Dilma é mais “estatizante” que Lula. Caso seja eleita, Dilma terá como desafio superar 25 anos de estancamento da economia, incluindo os oitos anos do governo Lula.

A ministra, apontada como grande gestora pelo jornal espanhol, tem metas concretas de intervenção no Estado. Entre as metas estão a universalização do acesso a serviços básicos, melhorias na segurança pública, aumento dos serviços de saúde e a compra da casa própria pela população de baixa renda.

De acordo com o jornal, a ministra quer que o Estado atue não apenas como incentivador, mas como um “empresário” nas ações sociais.

Um comentário:

  1. Desde que a Dilma foi apontada como a possível candidata do PT a presidência já era esperado que houvesse uma participação maior do governo na economia caso ela seja eleita, pelo simples fato dela ser mais estatizante mais direta e ate mesmo mais ativa que o Lula e principalmente os demais candidatos a presidência da republica nas eleições deste ano.

    Breno Neves Romão 1ºano

    ResponderExcluir