terça-feira, 7 de dezembro de 2010

2010 - Fim

Após um ano de muitos fatos nos mais diversos setores da sociedade, estamos concluindo os trabalhos desse 3º ano, que postou nada menos que 177 notícias sobre tudo o que acontecia no Brasil e no mundo.

Esperamos agora por 2011, para a retomada da R.E.T.A. com ainda mais informações e conhecimento para os nossos alunos e público em geral.

Abraços a todos

Prof. Moacir Poconé

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Saúde - Indústria reduziu em 94,6% gordura trans em alimentos, diz Saúde


Indústria reduziu em 94,6% gordura trans em alimentos, diz Saúde
Resultado é referente a metas de 2007 e se enquadra a limites recomendados.
Substância aumenta risco de doenças cardiovasculares, diabetes e AVC.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, divulgou nesta quinta-feira (25) que 94,6% da indústria alimentícia conseguiu diminuir o índice de gordura trans nos alimentos industrializados para números que estão dentro das recomendações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os dados são de estudo feito pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) em parceria com o governo federal.

Segundo informações do Ministério da Saúde, as metas foram estabelecidas em 2007 e previam redução para até 5% de gordura trans no total de gorduras em alimentos processados, e 2% do total de gorduras em óleos e margarinas. Nas categorias de margarinas, cremes vegetais, bolos e biscoitos, no entanto, o ministério afirmou que os resultados foram "menos expressivos".

A iniciativa se originou com a criação do Fórum da Alimentação Saudável pelo Ministério da Saúde e a Abia, também em 2007, acordo que foi renovado nesta quinta para os próximos três anos. Entre as atividades essenciais previstas na renovação do fórum estão, além do combate ao uso da gordura trans, a definição e a adoção de estratégias para reduzir gradativamente os teores de sal/sódio, açúcar e gordura saturada dos alimentos processados.

O ministério informa que o consumo de altas taxas de gordura trans e sal aumentam os riscos de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e AVC (acidente vascular cerebral).

Segundo a Abia, as indústrias se comprometeram a estabelecer metas voluntárias de redução gradativa do sódio/sal nos alimentos, considerando a segurança alimentar, qualidade e aceitação de consumo. As metas ainda não foram definidas. O Ministério da Saúde trabalha com a expectativa de reduzir pela metade o consumo de sal pela população brasileira até 2020.

A associação calculou que, com a redução verificada, cerca de 230 mil toneladas de gordura trans deixaram de ir para os alimentos no ano de 2009, em comparação com 2008.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/11/industria-reduziu-em-946-gordura-trans-em-alimentos-diz-saude.html

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Política - Julgamento do mensalão deve começar no final de 2011


Julgamento do mensalão deve começar no final de 2011

O julgamento dos 38 réus envolvidos no suposto esquema de compra de votos de parlamentares revelado em 2005, conhecido como mensalão, deve começar no final do ano que vem no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta semana, o ministro Joaquim Barbosa, relator do caso, encerrará a fase de perícias – em que se investigam fatos relevantes para a causa – e abrirá prazo de 15 dias a um mês para que as partes façam as alegações finais, pedindo esclarecimentos sobre fatos novos que surgiram já com a ação penal em andamento. Depois disso, o ministro encerra a fase de instrução e deve levar cerca de um ano para elaborar seu voto.

Segundo Joaquim Barbosa, o longo período reservado para a elaboração do voto se deve ao fato de que nunca houve no STF uma ação penal com tantos réus e com tantos detalhes a serem analisados. O ministro deverá estudar mais de 40 mil páginas de processo, fora os apensos, antes de votar. Apesar de serem poucos os réus com foro privilegiado – direito de serem julgados pelo STF – os ministros decidiram que todos os 38 deveriam ser julgados em conjunto. A decisão contrariou pedido de desmembramento do relator, que visava dar mais agilidade na tramitação do caso.

A previsão é que o julgamento demore cerca de três semanas para ser concluído, caso não haja pedido de vista de outro ministro (que não tem prazo para devolver seu voto). As três semanas de julgamento incluiriam sessões extras às segundas, terças e sextas-feiras. Somente o relatório – que traz todas as informações sobre a denúncia e andamento da ação penal – deve ter mais de 300 páginas, o que dá uma estimativa de três dias apenas para leitura.

Depois disso, é aberta a sustentação oral da defesa dos 38 réus. Como se trata de uma ação penal, cada advogado tem direito a uma hora de fala, totalizando inicialmente 38 horas (o presidente da Corte pode prorrogar o prazo ou os advogados podem abrir mão de usar todo o tempo). Segundo o regimento interno do STF, o procurador-geral da República também pode se manifestar pelo mesmo tempo das partes, o que acrescentaria mais 38 horas ao julgamento. Somente após a sustentação, os ministros começam a votar.

Desde outubro, o ministro Joaquim Barbosa voltou ao STF após sucessivos períodos de licenças médicas para tratamento de um problema crônico na coluna. Sem descartar a possibilidade de tirar novas licenças no próximo ano, o relator adianta que isso não atrapalhará o encaminhamento da Ação Penal nº 470. “Basta ver o andamento do processo para notar que não deixei de despachar mesmo nos períodos de licença”, lembra ele.

A AP 470 começou a tramitar no STF em 2007, após a Corte aceitar a denúncia contra os 40 réus oferecida pelo Ministério Público Federal em 2005. Desde então, dois réus deixaram de integrar o processo: Silvio Pereira, que fez um acordo com o Ministério Público para que seu nome fosse retirado da ação, e o ex-deputado José Janene, que morreu em setembro vítima de problemas cardíacos. Depois do interrogatório dos réus, em junho de 2008, começou a fase da oitiva das testemunhas, que extrapolou os prazos iniciais e acabou apenas em agosto deste ano. As perícias começaram no início do ano passado e o prazo também precisou ser prorrogado.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/politica/2010/11/22/julgamento-do-mensalao-deve-comecar-no-final-de-2011.jhtm

domingo, 28 de novembro de 2010

Geral - Odontologia é destaque na Folha de S. Paulo por nota 5 no Enade



Odontologia é destaque na Folha de S. Paulo por nota 5 no Enade

O curso de Odontologia da UFS ganhou destaque na edição de 10 de novembro da Folha de S. Paulo (veja na seção "UFS é notícia"). A matéria do caderno de vestibular Fovest evidencia a nota 5 no Enade obtida pelo curso na última edição do exame que avaliou a área (domingo passado, 21, o exame avaliou mais 19 áreas, inclusive Odonto; veja aqui).

“Quem pretende ser dentista e busca um curso conceituado para estudar tem entre as opções a UFS, a Universidade Federal de Sergipe. A odontologia da instituição tirou 5, a nota máxima, na última avaliação do Enade, exame do Ministério da Educação que avalia a qualidade das graduações”, diz a abertura da matéria assinada por Andressa Taffarel.

Ouvido pela reportagem, o reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho disse acreditar que outros cursos poderiam tirar a mesma nota não fossem os boicotes empreendidos por alguns estudantes. “Tenho certeza de que Medicina e Engenharia de Alimentos, por exemplo, poderiam tirar a nota máxima. Infelizmente, acho que eles [alunos] ainda não atinaram para a importância do exame, que valoriza um diploma”, diz.

A matéria também coloca que outros dez cursos tiraram 4, a segunda melhor nota. São eles: Ciência da Computação, História, Comunicação Social, Educação Física, Letras (e as habilitações inglês, francês e espanhol), Matemática e Pedagogia.

Ainda segunda a reportagem, na avaliação do MEC que mede a qualidade das instituições, o Índice Geral de Cursos (IGC), a UFS tirou 3, numa escala de 1 a 5.

Obras

No quesito obras, a matéria da Folha informa que, com o Reuni, a instituição tem experimentado um momento de grandes mudanças físicas. Algumas obras, no entanto, estão com seu cronograma atrasado.

Segundo o reitor, afirma a matéria, “a maioria das obras são feitas por pequenas empresas e algumas acabaram falindo nesse período”.


Repercussão

A matéria da Folha de S. Paulo sobre o curso de Odontologia da UFS repercutiu no Jornal da Cidade, edição de 17 de novembro. Em editorial, o jornal sergipano abre o texto com uma máxima muita conhecida no jornalismo. “É, parece mesmo que notícia boa não obtém repercussão positiva tanto quanto uma notícia ruim ganha logo os quatro cantos do mundo”.

Sobre o boicote às provas realizado por alguns estudantes, o jornal coloca que “os estudantes, não só os sergipanos, os brasileiros de um modo geral, não acreditam que a avaliação de suas escolas possa ser feita através de uma prova única e anual”.

No desfecho, o editorial elogia a boa colocação da UFS no ranking do MEC que congrega as instituições. “O destaque enfocado pelo jornalão paulista não deixa de ser o reconhecimento ao belo trabalho feito pela Universidade Federal de Sergipe. Na última avaliação do Ministério da Educação que mede a qualidade das instituições, numa escala de um a cinco, a UFS tinha cravado três em seu currículo”.

Consulte na página do Enade os resultados do exame.

Ascom

comunica@ufs.br

http://www.ufs.br/?pg=noticia&id=2556

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tecnologia - Brasil passa a ter mais que 1 celular por habitante em outubro, diz Anatel


Brasil passa a ter mais que 1 celular por habitante em outubro, diz Anatel

Base instalada cresceu 1,55% no mês, segundo números da agência.
São 194,4 milhões de aparelhos, frente a 193,6 milhões de pessoas.


Do G1, com informações da Agência Estado

A base de celulares no Brasil cresceu 1,55% em outubro ante setembro, para 194,44 milhões de acessos, de acordo com números divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira, com o país ultrapassando pela primeira vez a marca de um celular por habitante. Segundo os últimos números do IBGE, a população brasileira é de 193,6 milhões de habitantes.

Em outubro foram adicionadas quase 3 milhões de novas habilitações, fazendo a penetração da telefonia móvel subir para 100,44 acessos por 100 habitantes, contra 98,98 em setembro. Dos acessos móveis, 82,19% são pré-pagos e os demais 17,81%, pós pagos.

De janeiro a outubro, a quantidade de novos acessos registrada é de 20,48 milhões, a segunda maior já registrada para o intervalo, atrás apenas do contabilizado em igual intervalo de 2008. A Anatel divulga a evolução dos acessos móveis desde 2000.

A Vivo, unidade de telefonia móvel da Telefónica no Brasil, terminou setembro com market share de 30,03%, ante 30,14% em setembro, com um total de 58,4 milhões de clientes.

A Claro, braço brasileiro de telefonia celular do conglomerado América Móvil, terminou o mês passado com 25,58% de fatia de mercado, contra 25,47% em setembro, com 49,74 milhões de assinantes.

A TIM Participações teve novamente o maior ganho em market share do período entre as quatro maiores operadoras. No fim de setembro a operadora tinha 24,67% de participação de mercado, contra 24,52% em setembro, totalizando 47,97 milhões de usuários.

A Oi, empresa em que a Portugal Telecom fez acordo para adquirir participação, terminou setembro com 19,35% de participação de mercado, abaixo dos 19,51% em setembro, com quase 37,62 milhões de clientes.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/11/brasil-passa-ter-mais-que-1-celular-por-habitante-em-outubro-diz-anatel.html

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Esportes - Pelo título, Flu precisa vencer seu maior carrasco



Pelo título, Flu precisa vencer seu maior carrasco

* Dos 19 rivais na Série A, Palmeiras é a equipe que mais vezes complicou a vida do Fluminense, no geral e em Brasileiro

Conca é o grande trunfo do Fluminense para vencer o Palmeiras (Foto: Eduardo Vianna)

Uma vitória diante do Palmeiras pode colocar o Fluminense com as duas mãos na Taça, ou quem sabe (dependendo dos resultados de Corinthians e Cruzeiro) consagrar o Tricolor como campeão Brasileiro com uma rodada de antecedência. Porém, para isto se realizar, o Fluminense precisa vencer um dos seus maiores carrascos no Campeonato Brasileiro e até mesmo em sua história.

Diante do Palmeiras, o Tricolor não costuma ter vida fácil. Entre os 19 rivais, que hoje estão na Série A, o Verdão é o que mais costuma atrapalhar a vida do Fluminense. Ao todo, são 92 partidas, com 26 vitórias do Flu, 15 empates e 51 vitórias do Palmeiras, quase o dobro. É o time que o Flu possui o pior aproveitamento na Série A, com apenas 33,7%. Levando em conta, que diante do Grêmio Prudente, foram apenas quatro jogos com quatro empates, os números gerais diante do Palmeiras são os piores.

Quando o assunto é apenas Campeonato Brasileiro, o Flu se complica ainda mais. São apenas sete vitórias, com oito empates e 20 derrotas, nos 35 jogos disputados, mantendo o pífio aproveitamento de 27,6%. Mesmo sabendo que o Verdão virá com um time de reservas, a vida do Fluminense não será fácil. O treinador do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, brincou com a situação, mas garantiu que a equipe fará o melhor que puder.

- Eu nem sei se tem jogo no domingo. Vai ter jogo no domingo? Se tiver, quando chegar eu respondo. A escalação está definida. Os titulares do Brasileirão são os que vêm jogando. Os reservas atuam na Sul-Americana - brincou.

Com o time titular ou não, se depender do excelente retrospecto, o Palmeiras vai complicar a vida do Fluminense, e quem sabe, ajudar o Corinthians, seu maior rival, a ficar com o título Brasileiro.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Economia - Comissão aprova relatório que propõe salário mínimo de R$ 540

Comissão aprova relatório que propõe salário mínimo de R$ 540
Da Agência Brasil


A Comissão Mista de Orçamento do Congresso aprovou nesta terça-feira o relatório preliminar que define o aumento do salário mínimo dos atuais R$ 510 para R$ 540 a partir de janeiro.


O relator-geral do Orçamento de 2011, deputado Gim Argello (PTB-DF), disse que, a partir desta quarta (17), começa uma nova rodada de negociações com as centrais sindicais e os ministérios da Previdência e do Planejamento para tentar elevar esse valor.


“O critério usado tem sido muito bom, mas nós queremos mais. É preciso sentar para negociar e indicar a fonte de onde devem sair os recursos”, afirmou Argello.


Antes da votação sobre o parecer preliminar, esteve na Comissão de Orçamento o ministro do Planejamento Paulo Bernardo, que reafirmou que o governo trabalha com a proposta do salário mínimo de R$ 540 para 2011. Segundo ele, cada R$ 1 aumentado no salário mínimo representa R$ 286,4 milhões a mais de gastos do governo.


O critério acertado entre o governo e as centrais sindicais, em 2006, estabelece que o reajuste do salário mínimo corresponde ao aumento da inflação mais o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.


Pelos cálculos do Ministério do Planejamento, esse valor ficará um pouco abaixo de R$ 540, sendo arredondado para cima.


As centrais sindicais defendem que o novo valor esteja entre R$ 560 e R$ 580. Segundo o relator, qualquer valor acima de R$ 540 deve sair por medida provisória.

fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/11/16/comissao-aprova-relatorio-que-propoe-salario-minimo-de-r-540.jhtm

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Política - Governadores eleitos no 1º turno receberam R$ 120 milhões em doações 'ocultas'

Governadores eleitos no 1º turno receberam R$ 120 milhões em doações 'ocultas'

Apesar de serem obrigados a prestar contas de suas receitas, os 18 governadores eleitos no primeiro turno arrecadaram cerca de 38% de suas doações de forma "oculta", ou seja, via partidos ou comitês financeiros, o que torna impossível identificar a origem do dinheiro.

O montante representa R$ 120 milhões, de um total de R$ 318 milhões arrecadados pelos governadores.

O valor doado a partidos e comitês é repassado para outros comitês e, por fim, aos candidatos, num caminho que chega a envolver até quatro intermediários.

A manobra, que é legal, permite que empresas doem a candidatos sem ter o nome associado diretamente a eles.

O campeão de doações ocultas entre os governadores eleitos é Siqueira Campos (PSDB-TO), com 98% de doações via partidos ou comitês. Em seguida, aparecem Raimundo Colombo (DEM-SC), com 92%, e Roseana Sarney (PMDB-MA), com 87%.

A partir das prestações de contas dos partidos e comitês financeiros, a Folha conseguiu identificar os maiores doadores aos partidos e a quem os partidos repassaram o dinheiro.

O governador reeleito de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), por exemplo, não recebeu nenhum centavo da Queiroz Galvão, mas a empreiteira doou R$ 500 mil ao diretório mineiro do PPS, que, por sua vez, repassou R$ 60 mil ao tucano.

No total, Anastasia recebeu doações de dez partidos e comitês, que representam 47% dos recursos.

Em Santa Catarina, a declaração de Raimundo Colombo informa que só quatro empresas foram suas doadoras, com R$ 250 mil. É só nas contas do comitê, que financiou 90% de sua campanha, que se vê que a maior doadora, indiretamente, foi a Camargo Correa (R$ 1 milhão).

A campanha de Eduardo Campos (PSB-PE), que custou R$ 13,8 milhões, foi financiada principalmente pelo diretório nacional, que bancou 61% do total.

Seu principal financiador, por sua vez, foi o grupo Queiroz Galvão, que doou R$ 6,5 milhões ao PSB Nacional, mas não aparece na prestação de contas de Campos.

Rosalba Ciarlini (DEM), do Rio Grande do Norte, recebeu 65% do total arrecadado por vias ocultas. A maioria veio do comitê financeiro de seu partido, cujo maior doador é a construtora EIT.

A empresa não aparece nas doações de Rosalba, mas doou R$ 1,1 milhão ao comitê do DEM no Estado --que, por sua vez, doou mais da metade do que arrecadou à candidata. (ELIDA OLIVEIRA, ESTELITA HASS, LUIZA BANDEIRA, RODRIGO VIZEU E SÍLVIA FREIRE)

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/830581-governadores-eleitos-no-1-turno-receberam-r-120-milhoes-em-doacoes-ocultas.shtml

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Economia - Copa de 2014 será oportunidade para resolver problemas


Copa de 2014 será oportunidade para resolver problemas

A Copa do Mundo de 2014 será uma oportunidade para resolver problemas de infraestrutura, logística e capacitação de mão de obra no Estado de São Paulo. Esta foi a conclusão de especialistas que se reuniram hoje na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

De acordo com a Fecomercio-SP, a média anual de crescimento da demanda por transporte aéreo foi de 7,6% nos últimos 20 anos. Para o presidente do Instituto de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo, Respício do Espírito Santo Júnior, o 'abandono' do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é prova da incapacidade do governo e da Infraero em acompanhar o desenvolvimento do País. 'Desde 1985, quando foi inaugurado, o aeroporto de Cumbica não passou por nenhuma ampliação. O maior aeroporto do País, a porta de entrada do Brasil, está abandonada', afirmou. Para os especialistas, como a oferta não acompanhou o crescimento da demanda, as soluções seriam a privatização dos aeroportos ou a abertura para a livre concorrência do setor.

Outro assunto tratado no encontro foi a qualificação da mão de obra. No caso da segurança pública, de acordo com a entidade, as polícias civil e militar terão mais de 144 mil homens nas ruas de São Paulo durante a Copa - na Copa do Mundo da África do Sul, por exemplo, foram apenas 40 mil em todo o país. A Polícia Civil está modernizando as quatro delegacias especiais que possui para atender os estrangeiros - Congonhas, Cumbica, Viracopos e também no Porto de Santos, pontos de acesso estratégico para os turistas que virão assistir aos jogos da Copa.

Os policiais que trabalham no atendimento de chamados de emergência vão receber treinamento para atender chamados em outras línguas durante a Copa. O serviço já é realizado em inglês, espanhol, francês e chinês em eventos internacionais, como no Grande Prêmio de Fórmula 1.

O Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (Senac) pretende treinar aproximadamente um milhão de pessoas até a Copa do Mundo para complementar a formação e adequar os alunos às demandas momentâneas. O diretor da Administradora Rio Vermelho, Carlos Nascimento, que esteve na reunião, acredita que o maior ganho do Brasil com a realização do Mundial virá dos investimentos futuros, motivados pela exposição do País durante os jogos, além dos investimentos diretos na infraestrutura.

http://estadao.br.msn.com/economia/artigo.aspx?cp-documentid=26269249

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Saúde - Cigarro e anticoncepcional são fatoresde risco de derrame entre jovens


Cigarro e anticoncepcional são fatoresde risco de derrame entre jovens
Acidente vascular cerebral pode deixar sequelas neurológicas e limitações

O uso combinado de cigarro e pílula anticoncepcional e aanemia pela deficiência de ferro são os principais perigos

Um grupo de pesquisadores suecos concluiu que o derrame ocorrido na juventude tem relação direta com o uso de contraceptivos orais combinados com o hábito de fumar. O incidente pode causar efeitos significativos no desempenho ao longo da vida. Um estudo publicado no periódico Acta Paediatrica constatou que 85% das crianças e jovens que sobreviveram a um AVC (acidente vascular cerebral) terão alguma disfunção neurológica ou limitações.

O derrame entre jovens é definido como um evento vascular cerebral que ocorre entre os 28 dias de vida aos 18 anos de idade. Estudos europeus e americanos descobriram que a cada ano o derrame afeta dois entre 13 jovens a cada 100 mil.

O autor do estudo, Sten Christerson, do Centro de Pesquisa e Reabilitação da Clínica Pediátrica no Orebro University Hospital, estudou registros de todas as crianças que tiveram derrame em um período de sete anos em Uppsala, na Suécia, e concluiu que o anticoncepcional junto ao cigarro ou associado à anemia ferropriva (deficiência de ferro) são fatores de risco. - O objetivo do estudo foi avaliar a incidência, apresentando sinais e sintomas, atraso no diagnóstico, assistência médica, fatores de risco e resultados em curto prazo de acidente vascular cerebral na juventude.

Os pesquisadores analisaram 51 jovens, 23 homens e 28 mulheres. O resultado mostrou que 8% morreram e 85% dos sobreviventes ficaram com disfunções neurológicas ou limitações. Pela análise, os pesquisadores detectaram que um terço tinha doenças crônicas, um terço tinha má formação vascular e outro terço tinha adquirido fatores de risco como infecções agudas, anemia, inflamação dos vasos sanguíneos após varicela e traumas do pescoço.

Esta categoria também incluía seis jovens que usaram contraceptivos orais, assim como cerca de 40% das mulheres suecas com idades entre 15 a 19 anos. Três delas também eram tabagistas e duas também tinham anemia ferropriva. Ainda entre os analisados, 51% tinham sofrido um AVC isquêmico arterial, 41% um acidente vascular cerebral hemorrágico não-traumático e 8% haviam tido um acidente vascular cerebral venoso. Os pesquisadores ainda constataram que a idade do primeiro AVC variou de sete meses e a idade mediana foi de 13 anos e que 31% dos jovens foram diagnosticados no prazo de seis horas, devido a atrasos por parte do paciente, pais ou médico. E os 85% que sobreviveram tiveram alguma deficiência adquirida, enquanto 65% apresentaram comprometimento neurológico, moderado em 24% dos casos e grave em 15%. A deficiência mais comum (43%) foi a paralisia de metade do seu corpo. De acordo com Christerson, são necessárias regras claras para permitir o diagnóstico mais consistente e o tratamento do AVC na infância, assim como a necessidade de serviços de reabilitação em longo prazo.

Ele também levanta preocupações reais sobre meninas que tomam contraceptivos orais e fumam ou têm anemia ferropriva. - Nós sentimos que é importante verificar os níveis de anemia antes de prescrever contraceptivos orais, comprimidos de ferro, conforme necessário, e reforçar os riscos que o fumo representa.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Política - Obama parabeniza Dilma por "vitória histórica"


Obama parabeniza Dilma por "vitória histórica"

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou na tarde desta segunda-feira (1º) para a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, para parabenizá-la pela "vitória histórica" nas eleições deste ano.

Segundo informações divulgadas pela diplomacia norte-americana, Obama elogiou "o povo brasileiro por sua fé e compromisso com a democracia".

O presidente norte-americano também destacou a "excelente" relação entre Brasil e EUA, e demonstrou interesse em aprofundar essa cooperação e explorar novas áreas de colaboração.

A nota indica ainda que Obama disse a Dilma que espera encontrá-la em breve, e deseja que ambos trabalhem de modo conjunto em temas como energia limpa, crescimento global, reconstrução do Haiti, esforços de desenvolvimento colaborativo e "outros temas de importância global".

Nota do Departamento de Estado

O Departamento de Estado dos EUA também emitiu uma nota a respeito das eleições no Brasil. Veja íntegra abaixo:

Parabenizamos a presidente eleita Dilma Rousseff por sua eleição. Também parabenizamos os milhões de brasileiros que exerceram seu direito de votar, tanto no primeiro turno, em 3 de outubro, como no pleito final, dia 31 de outubro. Esse processo eleitoral exemplar mais uma vez ilustrou o respeito brasileiro de longa data pelo governo democrático, pelos direitos civis e pelas liberdades individuais, valores que ambos partilhamos.

Aguardamos a oportunidade de trabalhar com a presidente eleita Dilma Rousseff para aprofundar nossa parceria e fazer avançar objetivos comuns que beneficiarão nossos povos e as Américas.

Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/11/01/obama-parabeniza-dilma-por-vitoria-historica.jhtm

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tecnologia - conheça o Be-a-Byte, um site de inclusão digital


Conheça o Be-a-Byte, um site de inclusão digital

Apesar da popularização cada vez maior, das tecnologias, muitas pessoas ainda não sabem usar o computador e com isso perdem oportunidades de emprego e prejudicam seus estudos. Imagine um site com aulas de informática, onde você pode tirar todas suas dúvidas sobre o computador e ainda ganhar um certificado comprovando o conhecimento adquirido.

A inclusão digital é o objetivo do Be-a-Byte, que busca não só passar conteúdo, mas cobrar que o aluno estude para que tenha possibilidades profissionais. Todos os cursos do site são gratuitos. Através de vídeos explicativos você poderá aprender sobre salvar arquivos, usar programas, domínios e endereços de internet, entre outros.

Os cursos são divididos em perfis: criança, idoso, estudante e profissional. Assim, as aulas atendem melhor à necessidade de cada um. Você pode aprimorar seus conhecimentos sem passar por conteúdos óbvios, no caso do profissional, e sem deixar de lado o básico, no caso do idoso.

Comece o curso de informática de forma simples e gratuita

Para começar o seu curso no Be-a-Byte é muito simples. Na página inicial, canto superior direito, clique em Entrar e depois em Cadastre-se. Na página que abre você vai escolher um apelido, senha, perfil e preencher dados pessoais. A confirmação do cadastro é enviada por e-mail com seu nome e apelido.

Agora que você já é um aluno do Be-a-Byte as aulas podem começar. Só é possível assistir uma aula por dia, e você só pode passar de um vídeo ao outro depois de responder um questionário com dez perguntas para confirmar que aprendeu a matéria. As aulas podem ser assistidas de qualquer computador, além disso, você pode baixá-las e assisti-las em DVD, celular, MP4 player, entre outros.

Qualificação para o seu currículo

Ao final de uma seqüência de aulas você recebe um certificado de conclusão da matéria. É só imprimir e colocar no currículo. Os dados ficam armazenados no Be-a-Byte para que qualquer um possa conferir se o certificado é legítimo. É uma chance de aprimorar seus conhecimentos de forma gratuita e ainda melhorar suas oportunidades de trabalho.

http://www.baixatudo.com.br/be-a-byte

sábado, 23 de outubro de 2010

Economia - Economia deve ter crescimento zero no terceiro trimestre, diz Serasa


Economia deve ter crescimento zero no terceiro trimestre, diz Serasa
A economia brasileira mostra sinais de estagnação no terceiro trimestre deste ano em relação ao anterior. Segundo o Indicador Serasa Experian divulgado nesta sexta-feira, o produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,2% no trimestre encerrado em agosto (dado mais recente da pesquisa, que desconsidera as influências sazonais). No levantamento anterior, o trimestre encerrado em julho havia registrado ligeiro crescimento – alta de 0,3%. Na avaliação dos economistas da Serasa, os dados confirmam o atual processo de desaceleração do crescimento econômico, que no primeiro trimestre deste ano foi der 2,7% em relação ao último trimestre de 2009. Na análise dos 12 meses encerrados em agosto, o crescimento econômico atingiu 6,5%.

Ainda de acordo com os economistas da entidade, “o fim dos dos estímulos fiscais à aquisição de veículos e bens duráveis, o aperto monetário conduzido pelo Banco Central entre abril e setembro e o enfraquecimento da economia mundial, sobretudo nos países mais desenvolvidos, estão entre os elementos que justificam esta trajetória de crescimento mais moderado da economia brasileira”.

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/10/22/economia-deve-ter-crescimento-zero-no-terceiro-trimestre.jhtm

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Esportes - Misturados: Grêmio e São Paulo vencem, e empate visita Flu e Timão


Misturados: Grêmio e São Paulo vencem, e empate visita Flu e Timão
Resultados da rodada #30 não deixam ninguém se distanciar, e tricolores de SP e RS se permitem sonhar com título do Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Está todo mundo 'junto e misturado'. A gíria carioca cabe como uma luva para definir a tabela do Brasileirão após a rodada #30. Isso graças principalmente ao Grêmio, que derrotou o líder Cruzeiro por 2 a 1, no Olímpico, e segue em sua incrível arrancada. Depois de se ver ameaçado pelo rebaixamento, o Tricolor se reencontrou com Renato Gaúcho no comando e faz a melhor campanha do returno. Mas a obra de deixar o Brasileirão ainda mais embolado não pertence somente aos gremistas. Afinal, dos cinco primeiros colocados na tabela, ninguém venceu.

A oito rodadas do fim, cinco times brigam diretamente pelo título. Do líder Cruzeiro, 54 pontos, ao quinto colocado Internacional, com 47, são apenas sete pontos de distância. Entre eles, Fluminense (vice-líder com 53), Corinthians (terceiro com 50) e Santos (quarto com 48). Porém, matematicamente, não dá sequer para desprezar o grupo que começa com Atlético-PR (sexto lugar com 46) e passa por Grêmio (sétimo com 46), Botafogo (oitavo com 45), São Paulo (nono com 44) e Palmeiras (décimo com 44).

TIMÃO

O Timão, por sua vez, segue seu calvário. Agora, porém, a Fiel vai poder voltar suas baterias para outro culpado pelo empate sem gols com o Guarani em Campinas: o juiz Salvio Spinola. O árbitro anulou dois gols de Ronaldo, que voltava a campo após dez partidas. Aliás, se a volta de Ronaldo aos gramados não foi de todo ruim, a saída não foi das melhores. Irritado pelos erros do apito, mas principalmente pelo 'sufocante assédio' dos repórteres, o Fenômeno não jogou bomba de fumaça, mas sumiu rapidamente.

- Calma aí, gente. Tem fio não (ao responder repórter que disse ter fios atrás do jogador), vocês ficam me encoxando. Falar o que dos gols anulados? A gente está ali para fazer (gols), a arbitragem hoje foi péssima. No meu modo de ver, foram dois gols mal anulados. Enfim, está todo mundo sujeito (a erros). É isso, gente, esse cara chegou gritando no meu ouvido - disse abruptamente, usando toda sua velocidade e partindo para o vestiário .

Flu e Bota empatam no Engenhão. Fla surpreende o Colorado no Rio

Leandro Euzébio e Jobson no clássico Vovô
(Foto: Wallace Teixeira / Photocamera)

Outro empate reunindo um candidatíssimo ao título foi no clássico vovô. No Engenhão, Fluminense e Botafogo fizeram um jogo mais ou menos. O resultado foi um 0 a 0 ruim para os dois lados. O Flu, porém, segue vice-líder e, se perdeu a chance de retomar o primeiro lugar, pelo menos encurtou em um ponto a distância para o Cruzeiro - 54 a 53. A lamentar mesmo a falta de vocação ofensiva da equipe nas últimas rodadas: nenhum gol em três partidas. Nem a volta de Emerson, recuperado de uma lesão na coxa esquerda, foi o suficiente para o time reencontrar o caminho do gol. O atacante deixou o campo no segundo tempo com uma torção no tornozelo esquerdo, mas não preocupa. O Botafogo reclamou muito da arbitragem ao fim da partida, por conta de um lance em que Caio foi agarrado e o juiz errou ao dar vantagem. Mas os alvinegros têm de reclamar mesmo é de sua sina: empatar, empatar e empatar. Foi o oitavo empate seguindo do time que mais vezes saiu de campo sem festejar ou lamentar neste Brasileiro: 15 vezes.

Mas dos times que brigam diretamente pelo título, a maior decepção foi o Inter. Mas um olhar inverso também cabe: dos times que brigam para não cair, a maior surpresa foi o Flamengo. Mesmo desfalcado de peças importantes (Léo Moura, David, Willians e do renascido Val Baiano), o Rubro-Negro sapecou um 3 a 0 no Colorado praticamente completo. Deivid, duas vezes, e Renato em cobrança de falta (em que contou com franca colaboração do goleiro Renan) marcaram no Engenhão. O Fla segue invicto sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e, com 37 pontos, respira na luta para não cair - está em 13º e, no momento, pegaria uma vaga na Sul-Americana. Já o Inter dá mostras de que já está com a cabeça no Mundial de Clubes, apesar de a tabela indicar que há vida no Brasileirão.

Dos times que sonham com a vaga na Libertadores, o Atlético-PR continua dizendo presente. Em casa, ganhou do Goiás por 2 a 1 e segue vivo, com 46 pontos em sexto, a quatro do Corinthians. Verdade que um dos gols do Furacão a bola não entrou, mas a equipe não tem culpa se o juiz errou. Pior para o Goiás, que mais uma vez jogou bem e não pontuou - segue na zona de rebaixamento, em penúltimo, com 28 pontos. Decepção foi o Palmeiras, que empatou na Arena Barueri com o Ceará. Marcos Assunção mais uma vez marcou de falta, mas o time nordestino empatou em pênalti cobrado por Geraldo. O Verdão está em décimo, com 44, enquanto o Vozão mostra que não está disposto a entrar na briga contra o rebaixamento: 12º com 39.

Quem se deu bem na luta para se manter na elite foi o Atlético-GO. Superou o Vasco por 2 a 0, no Serra Dourada, e deixou a zona do rebaixamento. Com 32 pontos, a equipe agora está em 16º. Já o time carioca parece ter se despedido da briga pela Libertadores: tem 41 pontos em 11º. Quem também saiu do Z-4 foi o Atlético-MG, que bateu o Avaí por 2 a 0. Mas a alegria durou pouco mais de duas horas: após vencer o Avaí por 2 a 0 em Sete Lagoas , o Galo voltou ao grupo dos quatro últimos após o triunfo do Vitória sobre o Prudente, por 2 a 0. Os mineiros estão em 17º com 31 pontos, enquanto o Avaí ingressou na zona de degola, 30 pontos e em 18º. Por fim, o Vitória alcançou os 34 pontos em 15º, enquanto o Prudente parece contar tempo para sua volta à Série B: é o lanterna com 21 pontos.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Política - PV e Marina ficam neutros no 2º turno e não apoiam nem Dilma nem Serra


PV e Marina ficam neutros no 2º turno e não apoiam nem Dilma nem Serra

O PV e a candidata derrotada do partido à Presidência da República, Marina Silva, declararam neste domingo (17) sua posição de neutralidade no segundo turno. Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) não receberão apoio do partido nem da ex-ministra do Meio Ambiente, que classificou o posicionamento de "independente".

A decisão foi anunciada em convenção nacional da sigla realizada na manhã de hoje na capital paulista. Marina leu um carta aberta aos candidatos na qual criticou a "dualidade histórica" entre PT e PSDB. Além da senadora, participaram o presidente da sigla, José Luiz Penna, o vice, Alfredo Sirkis, dentre outras inúmeras lideranças verdes que discursaram ao longo do encontro.

Após a leitura do documento, a posição de Marina e da legenda foi respaldada por 88 das 92 pessoas com direito a voto - entre membros da executiva nacional e integrantes de uma comissão composta por pessoas indicadas tanto pela sigla quanto pela presidenciável.

Apesar da decisão, os filiados ao PV estão liberados para declarar apoio ao candidatos de sua preferência inclusive nos Estados. No entanto, o símbolo do partido não pode ser usado em atos de nenhum candidato. Nenhum dirigente poderá falar em nome do partido, apenas como cidadão.

Tucanos e petistas tentaram obter o apoio explícito do partido, mas, na prática, o PV ficou rachado. Estrela do PV, o ex-ministro Gilberto Gil vai votar em Dilma. Outro destaque verde, o deputado federal Fernando Gabeira (PV), candidato derrotado ao governo do Rio, anunciou apoio a Serra. O próprio presidente do PV, José Luiz Penna, havia anunciado antes seu voto no tucano.


"Questões programáticas"

Depois de obter quase 20% dos votos válidos no primeiro turno, a ex-ministra do Meio Ambiente iniciou uma maratona de entrevistas, debates e seminários, defendendo que o apoio fosse concedido com base em "questões programáticas", o que motivou a legenda a apresentar, no último dia 8, um documento para servir de base para conversas com os candidatos.

Intitulado “Agenda por um Brasil Justo e Sustentável”, o programa continha propostas abordando dez temas distintos, da transparência nos gastos públicos à reforma política e ao aumento do investimento na educação, sem esquecer do meio ambiente. A resposta veio menos de uma semana depois.

Na quinta (14), Dilma enviou diretamente a Marina uma carta em que diz que o diálogo com a senadora "tem um significado futuro. Envolve as condições de governabilidade do país". Coordenador nacional da campanha de Serra, Sérgio Guerra enviou na noite de sexta (15) uma carta para o presidente nacional do PV constatando a "grande convergência entre entre o programa de governo do partido e as propostas do PV".

“Não existe uma garantia a priori do que vai ser feito por alguém que chegar ao governo”, afirmou Marina na semana passada, ao comentar sobre a possibilidade de aplicação do programa por quem suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela é crítica da troca de cargos por apoio político, à qual chama de "velha política".

Ainda assim, o vice-presidente do PV, Alfredo Sirkis, reconheceu as dificuldades em abandonar a prática. “Não que todo mundo do PV tenha essa visão [programática]. Mas hoje ela é, sem dúvida, hegemônica”, afirmou o dirigente na ocasião em que o documento foi lançado.

Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/10/17/pv-e-marina-ficam-neutros-e-nao-apoiam-nem-dilma-nem-serra.jhtm

sábado, 16 de outubro de 2010

Saúde - A força do cigarro no organismo

A força do cigarro no organismo

Por longos e longos anos as pessoas foram ensinadas que o cigarro somente provocaria reações no organismo após um grande período de uso, porém estudos recentes desmentem tais ensinamentos e assustadoramente mostram a real força do cigarro no organismo. Este, composto por tabaco seco enrolado por um fino papel que se queima após ser aceso, provoca rápidas reações no corpo do homem.

Segundo estudiosos, cerca de 10% dos fumantes que colocam o primeiro cigarro na boca já apresentam reações significativas no organismo que provocam a dependência por um período de até dois dias depois, idéia que se aplicava somente aos fumantes de longa data. O curioso é que um cigarro consegue suprir, em fumantes iniciantes, a necessidade do organismo em relação à droga por até uma semana, o que não acontece com fumantes de longa data.

Intrigantemente, a nicotina presente em um só cigarro consegue aumentar a produção de hormônios receptores no lobo frontal do cérebro, no hipocampo e no cerebelo que envolve a memória a longo prazo. Dessa forma, dois dias após ter fumado um único cigarro um indivíduo passa a ter necessidades da droga no organismo. A manifestação da dependência à droga ocorre por causa das adaptações que o organismo faz para recebê-la na busca por manter seu equilíbrio químico e funcional.

Com o decorrer do tempo, as pessoas tendem a necessitar de um novo cigarro em um curto período, ou seja, em um prazo de duas horas o organismo já deixa o indivíduo inquieto, irritado e ansioso fazendo com que busque a calmaria no cigarro.

Deixar de fumar não é fácil. Segundo pesquisas, somente 3% dos fumantes conseguem abandonar o vício e o restante pode até conseguir parar durante um período, mas após esse volta a fumar. Acredita-se que a melhor forma para abandonar o vício é deixá-lo de uma só vez e não gradualmente como muitos fazem.

http://www.brasilescola.com/drogas/a-forca-cigarro-no-organismo.htm

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Política - Na TV, Serra diz ser "contra privatizações do PT"; Dilma exibe ataques a rival em debate


Na TV, Serra diz ser "contra privatizações do PT"; Dilma exibe ataques a rival em debate

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, aproveitou o horário eleitoral da noite desta segunda-feira (11) para se defender das críticas de sua rival, a petista Dilma Rousseff, às privatizações promovidas pelo governo do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso.

"Serra é contra as privatizações do PT", afirmou a narração da peça, que veiculou imagens do debate entre os presidenciáveis promovido no domingo (10) pela TV Bandeirantes.

"O governo aumentou a participação do capital privado no Banco do Brasil", acusou o ex-governador de São Paulo. "Eu não vou fazer privatização nenhuma. Eu vou fortalecer a Petrobras", disse. Ao se antecipar às acusações, a fala de Serra tenta "vacinar" o candidato contra a estratégia petista de associar às gestões tucanas ao tema das privatizações.

Em 2006, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputou a reeleição ao Palácio do Planalto contra Geraldo Alckmin (PSDB), a associação deu certo e fez com que o tucano terminasse o segundo turno com menos votos do que no primeiro.

Além disso, a propaganda afirmou que o presidenciável foi "sempre sereno" no debate. "Mais preparo, mais equilíbrio, melhores propostas", afirmou a narração, que qualificou a atuação de Dilma no encontro de "nervosa e agressiva". "Dilma deixou perguntas sem resposta, e atacou até a mulher do Serra".

Em seu programa, a candidata do PT também exibiu imagens do debate, como já havia feito na tarde desta segunda. “Você diz que vai continuar programas do governo Lula. Já vi você falar muito mal do “Minha casa, Minha vida. Queria saber qual a garantia temos de que você vai fazer isso [continuar os programas]”, afirmou.

A peça ainda mostrou a ex-ministra da Casa Civil questionando Serra sobre uma eventual privatização da operação do pré-sal (extração de petróleo no mar em grande profundidade), afirmando que, se eleito, o adversário fará com que "o pré-sal seja repassado para as empresas privadas internacionais".

Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/10/11/na-tv-serra-diz-ser-contra-privatizacoes-do-pt-dilma-exibe-ataques-a-rival-em-debate.jhtm

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Economia - Preço do carro zero registra a maior queda desde o auge da crise


Preço do carro zero registra a maior queda desde o auge da crise

SÃO PAULO – No mês de setembro, os preços do automóvel zero quilômetro ficaram 0,96% mais baratos em relação a agosto, segundo a agência AutoInforme. Esta foi a maior queda desde dezembro de 2008, quando os impactos da crise econômica internacional eram fortes no país.

Ainda conforme a agência, os preços de janeiro a setembro registraram aumento de 1,72%. A tendência para os próximos meses ainda é de queda.
Motivos
De acordo com pesquisa da Agência AutoInforme, realizada com base na cotação da Molicar, são muitos os fatores que interferem nos preços dos veículos novos, como o fato de as concessionárias estarem com os estoques abastecidos e, por isso, realizarem promoções constantes.

A proximidade do Salão do Automóvel também influenciou na queda. Segundo a agência, os consumidores estão esperando para conferir as novidades antes de comprar um novo carro.
A queda do dólar em relação ao real também impacta nos preços, não só porque provoca a queda dos preços dos importados, mas porque influencia o mercado nacional, que depende em grande parte de componentes importados.
Marcas
Considerando as marcas, a Suzuki foi a que registrou o maior aumento em setembro, frente a agosto, de 1,93%. Já a Fiat (-2,30%), Ford (-1,90%), Volvo (-1,61%) e Peugeot (-1,24%) apresentaram quedas acima da média.

Na tabela a seguir, é possível verificar as cinco maiores elevações e as cinco maiores quedas dos preços de algumas marcas em setembro, em relação a agosto:
Evolução do preço do carro
Marca Setembro de 2010
Suzuki 1,93%
Dodge 1,88%
Lexus 1,45%
Chrysler 1,01%
Subaru 0,89%
Hyundai -0,94%
Peugeot -1,24%
Volvo -1,61%
Ford -1,90%
Fiat -2,30%

fonte : http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2010/10/08/preco-do-carro-zero-registra-a-maior-queda-desde-o-auge-da-crise-de-096.jhtm

sábado, 9 de outubro de 2010

Saúde - Na Inglaterra, irmãs negras têm, cada uma, filhos branco e negro


Na Inglaterra, irmãs negras têm, cada uma, filhos branco e negro
Especialista brasileiro afirma que caso demonstra complexidade da genética.
Cor da pele é resultante da ação de mais de 50 genes, diz Salmo Raskin.

Sonia é mãe do garoto Cameron, negro, e Kyle, loiro. Sharon é mãe da menina Kayleigh, loira, e de Paige, negra. Sonia e Sharon são irmãs, ambas negras, e vivem em Birmingham, cidade a noroeste de Londres, Inglaterra. O caso curioso é notícia no site do jornal britânico “Daily Mail”.

Hoje se sabe que a genética da cor da pele é muito mais complexa do que se imaginava no passado, muito mais complicada do que aprendíamos no colégio" diz Salmo Raskin, membro da Sociedade Brasileira de Genética.

Sonia é casada com Phillip Bradley, um branco de 42 anos de idade. Sharon é casada com Malcolm Holloway, 32, também branco. “Os médicos disseram que isso é muito incomum”, conta Sonia, 40 anos. “As pessoas não percebem que eles são gêmeos em um primeiro momento, mas ainda não sejam idênticos, assim que eu conto que eles são gêmeos, as pessoas percebem similaridades.”

Segundo Sharon, 35 anos, suas filhas às vezes perguntam por que a cor da sua pele é diferente. “Eu digo a elas que Paige parece comigo e Kayleigh é parecido com o pai.”
Essas quatro crianças estão aprendendo desde cedo que as diferenças de cor da pele não
têm a mínima importância" Salmo Raskin

“Hoje se sabe que a genética da cor da pele é muito mais complexa do que se imaginava no passado, do que aprendíamos no colégio”, explica o médico Salmo Raskin, membro da Sociedade Brasileira de Genética. “Ela é determinada pela somatória da ação de mais de 50 genes, alguns deles trazidos de várias gerações passadas.”

Se os pais das crianças fossem negros, a hipótese seria de albinismo. “Ambos os pais teriam de ter predisposição para a variação genética que causa o albinismo”, diz Raskin, o que seria uma coincidência bastante rara.

Ainda segundo o especialista, há um outro aspecto interessante do caso, que vai muito além da ciência médica. “Essas quatro crianças estão aprendendo desde cedo que as diferenças de cor da pele não têm a mínima importância.”

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/na-inglaterra-irmas-negras-tem-cada-uma-filhos-branco-e-negro.html

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Política - Favorita Dilma vai ao 2º turno contra Serra no maior teste à popularidade de Lula



Favorita Dilma vai ao 2º turno contra Serra no maior teste à popularidade de Lula

Uma estreante em eleições, que tinha ocupado apenas cargos de coadjuvante, com a pecha de ser excessivamente técnica. Um adversário que participa de votações desde os anos 80, considerado turrão, ex-governador de São Paulo e presidenciável em 2002. A alta popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, batendo nos 80%, tornou essa disputa mais equilibrada. E é disso que depende o resultado final.

Por mais que importe o apoio da terceira colocada, Marina Silva (PV), o que estará em jogo é a capacidade de transferência de votos lulistas para a segunda votação presidencial, em 31 de outubro. Nas pesquisas, Dilma aparece à frente de Serra. Mas nas últimas duas semanas de campanha, a petista caiu nas preferências por conta de escândalos na Casa Civil, que podem afetá-la no noticiário até o fim deste mês.

Serra, por sua vez, terá a chance de ajeitar sua campanha errática no primeiro turno, quando tentou até se associar a Lula no horário eleitoral obrigatório para não perder votos para a preferida do presidente. Depois de uma queda vertiginosa nas pesquisas em agosto, recuperou-se levemente em setembro, mas foi ofuscado pela ascensão da ex-ministra Marina, cujo apoio buscará com insistência.

O embate final entre Dilma e Serra não era desejado por Lula, que se esforçou para tirar o deputado Ciro Gomes (PSB) da disputa para resolver o confronto o quanto antes. Se o eleitorado não deu ao presidente o sabor de dar-lhe sua sucessora na primeira votação, poderá fazê-lo na segunda oportunidade com o reforço de vários governadores, senadores e deputados eleitos com a ajuda do petista.

Sinais de Dilma
Filiada ao PT há menos de uma década, a ex-pedetista Dilma não teve tanto trabalho como o rival Serra para domar os vários interesses de aliados. Mas com mais um mês de campanha, o apoio costuma ficar mais caro para os presidenciáveis, traduzindo-se mais tarde em cargos públicos de prestígio. Nada fácil para uma mulher que aprendeu apenas recentemente a transitar no mundo político.

Até agora, Dilma não precisou de sólidos compromissos de campanha. Bastou mostrar o legado da gestão atual e indicar que pretende seguir o modelo de coalizão adotado pelo petista em seu segundo mandato, sem espaço para extremismos, mas com bastante possibilidade de fisiologismo. Mas, ao contrário de Lula, já poderá fazer campanha dizendo ter maioria na Câmara dos Deputados e no Senado.

José Serra leva eleição para 2º turno
No primeiro turno, Dilma eleita mostrou que aprendeu mais uma lição de seu maior defensor: deixar pelo caminho aliados que se envolvam em práticas suspeitas. Na reta final, sofreu ataques dos adversários por conta de sua ex-braço direito na Casa Civil, Erenice Guerra, demitida do ministério depois que seu filho se envolveu com lobistas. O assunto deve voltar a turbinar o noticiário por conta do mês adicional de disputa.

Serra reconfigurado?
Quando perdeu as eleições que deram o primeiro mandato a Lula, após um tortuoso segundo governo de FHC, Serra também se esforçou para não parecer candidato do governo nem da oposição. Em ambas as disputas presidenciais, manteve a fama de centralizador e impetuoso, organizando a própria agenda sem consultar aliados. No segundo turno, a dúvida de seus aliados é se isso tudo se manterá.

Para desafiar a capacidade de Lula transferir sua popularidade para Dilma, o que fará Serra? Criticar o presidente que já exibiu em sua propaganda na TV e quem já disse estar “acima do bem e do mal”? Reforçar as críticas à adversária agora que terá tempo igual ao dela no horário eleitoral obrigatório? Aparecer com propostas que deixam de cabelo em pé os fãs da ortodoxia fiscal? Todas essas juntas? Só ele próprio sabe.

Além de abalar a base eleitoral da adversária, o tucano também terá o trabalho de reagrupar a oposição, que se dispersou nas últimas semanas de sua campanha. O PTB abandonou sua aliança. Membros do DEM se disseram desprestigiados pelo candidato. E até tucanos declararam apoio a Dilma, em desafio à legislação eleitoral. Ou fizeram corpo mole para levá-lo ao segundo turno, como em Minas Gerais.

O papel de Marina
A cúpula do PV pende para Serra. Mas sua estrela única evita dar pistas sobre se planeja seguir a provável orientação de seu partido, ficar ao lado de seu ex-ídolo Lula ou optar pelo distanciamento. Preocupada em se credenciar como líder oposicionista, dizem seus aliados, Marina não quer ser associada ao pragmatismo da candidatura de Dilma nem à claudicante campanha de Serra à Presidência.

O segundo turno, que ocorrerá em grande parte por causa dela, pode vê-la não decidir por nenhum dos dois finalistas. Ainda assim, saiu triunfante da disputa: quebrou o plebiscito entre PT e PSDB desejado por Lula e será procurada pelos adversários para compor o próximo governo ou, ao menos, criar pontes com ele. Por não depender do presidente, ajudará a demonstrar a capacidade que ele tem de influir seus eleitores.

O resultado, em 31 de outubro, mostrará se o lulismo é um fenômeno que pode sobreviver a Lula ou se morrerá antes mesmo de seu criador deixar o cargo.

Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/10/03/favorita-dilma-vai-ao-2-turno-contra-serra-no-maior-teste-a-popularidade-de-lula.jhtm

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Artes - Novos livros de Harry Potter


J.K. Rowling não descarta 'oitavo, nono ou décimo' livro de Harry Potter
Afirmação foi feita em entrevista à Oprah que vai ao ar nesta sexta nos EUA.
Ainda assim, autora sustenta que não tem planos ainda de voltar à saga.


A escritora J.K. Rowling declarou à apresentadora de TV norte-american Oprah Winfrey que não descartar voltar a escrever romances sobre o universo do personagem Harry Potter, informa o site da revista "People".

"Eu poderia certamente escrever um oitavo, nono ou décimo [livro]", disse a escritora em entrevista gravada que irá ao ar nesta sexta-feira (1º). "Eu não vou dizer que não vou [escrever um próximo livro]. Não acho que vá - sinto que está resolvido, mas nunca se sabe", despistou.

Na entrevista, gravada em Edinburgo, Rowling comenta que teve um sentimento de "luto" ao terminar o último livro da série, "Harry Potter e as relíquias da morte", lançado em 2007.

O título vendeu 11 milhões de exemplares nas suas primeiras 24 horas apenas na Grã-Bretanha e nos EUA. A adaptação para o cinema de "Relíquias da Morte" já foi filmada e a primeira parte deve ser lançada em novembro deste ano.

Na entrevista à Oprah, Rowling também afirmou que não está aposentada e que pretende escrever novas histórias. "Eu fiz [a saga Potter]. Tenho muito orgulho de ter feito, mas esta é uma nova fase."

Considerada pela revista "Forbes" como a mulher mais rica da Grã-Bretanha, a escritora vendeu mais de 400 milhões de cópias em todo o mundo dos livros da série Harry Potter. Segundo ela, a fama trouxe muita pressão, incluindo paparazzi e repórteres fuçando o lixo de sua casa.

"Era como ser um dos Beatles", comparou.

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/10/jk-rowling-nao-descarta-oitavo-nono-ou-decimo-livro-de-harry-potter.html

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Economia - Procura por imóveis próximo à UFS e Unit é grande



Procura por imóveis próximo à UFS e Unit é grande
Em busca de comodidade, estudantes preferem morar perto à universidade. Apesar do aluguel caro, a mudança representa economia

Muitos estudantes têm procurado conciliar moradia com estudo, fazendo com que a procura por casas e apartamento nas proximidades das universidades aumentem a cada dia.“Isso acontece porque é cômodo para os estudantes, e também porque as as pessoas estão investindo no setor imobiliário. Nós temos, por exemplo, no bairro Farolândia, mais de 200 imóveis”, explicou o diretor de uma imobiliária de Sergipe, Ivã Soares.

O diretor ainda ressaltou que o investimento em imóveis tem sido um grande negício para muitos empresário. “Nessas localidades existem muitos investidores na área de locação por que o ramo tem duas fontes de rendimento, sendo uma imediata” comentou Ivã.

De acordo com o diretor da imobiliária a outra fonte de rendimento seria a valorização do patrimônio decorrente das modificações na área como construções de supermercados, farmácias e shopping. “É o conjunto que vai contribuir para a valorização. Esse acaba sendo melhor negócio do que aplicação no mercado financeiro” relatou.

Segundo o diretor a procura apartamentos aumenta em determinados períodos, como início de semestre e tanto moradores sergipanos como moradores de outros Estados, buscam esse tipo de imóvel. “O que regula o valor da locação é a oferta, não acredito que os preços sejam superiores a outros locais e embora muito dono de imóvel sonhe em elevar os preços, acabam se adequando a realidade. Por isso os estudantes acabam preferindo esse tipo de apartamento”, explicou.

O diretor também chamou a atenção para a diferença existente entre os imóveis nas localidades da Universidade Tiradentes (Unit) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Próximo a Federal a maior procura é por repúblicas, o que para as imobiliárias acaba dando mais trabalho”, pontuou.

Estudantes

Quem optou sair de Aracaju e morar mais próximo a UFS tentando reduzir custos, foi o estudante de jornalismo Michel de Oliveira Silva, natural da cidade de Tobias Barreto. “ Eu morei na avenida Saneamento, mas o custo era muito alto então resolvi mudar para um local mais próximo da universidades”, relatou o estudante.

Michel pontuou que uma das vantagens em morar perto do local em que estuda é o fato de não ter gastos com transporte. “De certa forma pagar transporte coletivo acaba onerando os gastos, até porque temos que pegar ônibus não só para ir a faculdade”, explicou.

O estudante ainda pontuou que na localidade onde mora, o comércio acaba vivendo em função da Universidade. “Aqui tudo fica perto e é bem mais barato, restaurantes por exemplo.Tudo acaba saindo mais em conta porque as pessoas sabem que grande parte dos moradores são estudantes”, ressaltou Michel.

Quem também acredita que o valor do aluguel não é tão elevado próximo a Universidade Federal de Sergipe, é o estudante de Jornalismo e ex-morador do Rosa Elze, Getúlio Cajé dos Santos. “No bairro Rosa Elze, onde está localziada a UFS, tanto é possível encontrar locais realmente caros como aqueles mais em conta. Depende muito das condições físicas do imóvel e até da maior proximidade dele em relação ao campus”, comentou Getúlio.

O estudante ainda acha que no quesito custo e benefício, vale a pena morar próximo as universidades.“Morar próximo à universidade significa não ter que gastar nada com transporte público ou com a gasolina do carro, ter acesso a restaurantes baratos e a mercadinhos com preços mais em conta”, relatou o estudante.

De acordo com Getúlio Cajé a grande procura acaba valorizando a localidade e por essa razão alguns apartamentos aumentam os valores do aluguel. “A grande procura sempre acaba pressionando os preços para cima em qualquer situação. O bairro fica mais movimentado, surge o mercado oportunista de novas vendas, lan houses, restaurantes, enfim, a lista é bem longa”, pontuou o estudante.

Já para a estudante Maria Clara,que é do interior sergipano e mora nas proximidades da Universidade Tiradentes, o preço do aluguel acaba sendo mais caro. " Encontrei apartamentos bem mais em conta em outros bairros e com a mesma estrutura daqui. Acho que o que deixa caro é a comodidade de atravessar a rua e estudar", pontuou a estudante.

Para Clara mesmo não tendo gasto com transporte público, o valor não compensa. " meus pais preferem que eu fique aqui e por isso acabam pagando o preço, mas se eu fosse pagar transporte gastaria pouco, até porque pago meia passagem. Os preços deveriam ser menores por aqui", finalizou a estudante.

Por Alcione Martins e Kátia Susanna

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Saúde - Muito tempo na frente do computador pode provocar Síndrome do Olho Seco



Muito tempo na frente do computador pode provocar Síndrome do Olho Seco
Para quem fica muito no computador, é importante dar intervalos de 10 minutos a cada hora


O tempo seco atrelado ao uso intensivo do computador em ambientes com ar condicionado leva à desidratação da córnea, ocasionando a Síndrome do Olho Seco. Nesta segunda-feira (27), é comemorado o Dia Nacional de Conscientização da Síndrome, que já atinge mais de 18 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Associação dos Portadores do Olho Seco (Apos).


“Os sintomas são desconforto na vista, às vezes com sensação de areia nos olhos e até vermelhidão”, explica Pedro Carricondo, oftalmologista do Hospital das Clínicas. Olhos lacrimejando, vista embaçada e sensibilidade à luz também podem aparecer.

O olho seco acontece quando a pessoa não pisca muito (na frente da tela do computador ou da tv) ou quando o tempo está seco (seja naturalmente ou por causa do ar condicionado). Então, o filme lacrimal deixa de ser suficiente para manter o olho lubrificado. O envelhecimento e a poluição são outras causas que contribuem para o aparecimento da doença.

Segundo o oftalmologista, normalmente o olho seco não causa maiores problemas além do desconforto por algumas horas ou dias, mas em casos mais graves é possível afetar a visão permanentemente.

“A falta de lubrificação em longo prazo favorece o aparecimento de infecções, principalmente se a pessoa coça o olho. Além disso, há a perda do epitélio, células cobertas pela lágrima que morrem, o que gera diminuição da visão. Quando o olho está muito seco, a córnea se vasculariza, e nos casos mais graves, ocorre a perda da visão”, conta.

O tratamento é baseado em melhorar as condições que causaram a síndrome, tentando melhorar a umidade do ar e dos olhos, com colírios lubrificantes e com a ingestão de bastante líquido. Quando há inflamação, são usados colírios específicos e em casos raríssimos pode ser necessária uma transfusão de glândula lacrimal. Para quem trabalha no computador, é indicado fazer pausas de 10 a 15 minutos a cada hora.

Ainda de acordo com o especialista, caso os sintomas persistam é aconselhável que o paciente procure um oftalmologista. A Síndrome é a segunda maior causa de atendimento em consultórios.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/09/27/muito-tempo-na-frente-do-computador-pode-provocar-sindrome-do-olho-seco.jhtm

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Política - Justiça manda PT tirar imagem de Alckmin de programa eleitoral de Mercadante



Justiça manda PT tirar imagem de Alckmin de programa eleitoral de Mercadante

A Justiça Eleitoral determinou na noite deste domingo que a campanha de Aloizio Mercadante (PT) retire do ar as inserções de propaganda que utilizam imagens de arquivo do candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A coligação liderada pelo tucano contesta a exibição de cenas dos programas eleitorais de 2002 em que o ex-governador faz promessas para as áreas de saúde, educação e segurança que, segundo os petistas, não teriam sido cumpridas.

Com a decisão, fica proibida a veiculação de tais gravações na segunda-feira e na quarta-feira. Cabe recurso ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Na última semana, Mercadante havia conseguido na Justiça o veto ao uso de sua imagem na propaganda eleitoral do adversário.

As duas deliberações foram lastreadas no entendimento de que é proibida "a veiculação de imagem de candidato de partido distinto daquele que faz a propaganda e com ele não coligado, sem autorização do candidato.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/805072-justica-manda-pt-tirar-imagem-de-alckmin-de-programa-eleitoral-de-mercadante.shtml

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Economia - Deficit nas contas externas é o maior desde 2002


Deficit nas contas externas é o maior desde 2002

O deficit nas transações do Brasil com o exterior bateu novo recorde em valores nominais e alcançou o maior patamar na comparação do PIB (Produto Interno Bruto) desde o final do governo FHC. Segundo dados do Banco Central, o resultado ficou negativo em US$ 2,86 bilhões no mês passado, maior valor para meses de agosto da série iniciada em 1947. Para setembro, a expectativa é de um deficit de US$ 3,8 bilhões.

No acumulado em 12 meses, o deficit chega a 2,32% do PIB, pior desde setembro de 2002 (2,57%). Em termos nominais, o resultado alcançou o recorde de US$ 45,8 bilhões.

O BC espera fechar o ano com um deficit de 2,49% do PIB ou US$ 49 bilhões. Para 2011, deve chegar a US$ 60 bilhões (2,78%).

O resultado negativo vem sendo influenciado pelo aumento das importações, das remessas de lucros e dividendos e dos gastos com serviços, como transportes, aluguel de equipamentos e turismo no exterior.

"Chegaríamos a 2,78% do PIB em 2011, o que não é algo explosivo. Já tivemos valores mais elevados no passado, quando tínhamos uma carga de juros mais elevada", disse o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes.

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS
O BC projeta para setembro uma entrada de US$ 2,7 bilhões em investimentos estrangeiros diretos. Até hoje, já entraram US$ 2,1 bilhões. Hoje, a instituição revisou para baixo a previsão de investimentos neste ano, de US$ 38 bilhões para US$ 30 bilhões.

"Esperávamos fluxos mais forte que não ocorreram. Mas esses projetos não foram abortados, foram postergados. Na medida em que haja uma recuperação da economia internacional, esperamos que esses investimentos voltem a fluir", disse Altamir.

Segundo o BC, os setores que mais postergaram em relação aos anúncios feitos foram metalurgia, automotivo e petróleo e gás.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/802293-deficit-nas-contas-externas-e-o-maior-desde-2002.shtml

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Artes - Amor à distância



AMOR À DISTÂNCIA

Contrariando os mais banais roteiros de "menina-moça" onde Jennifer Aniston e Katherine Heigl são sempre a "linda mulher-maravilha" que transformam o bobão-da-corte ou o cafajeste-de-plantão em princípeencantado...Drew Barrymore e Justin Long, em Amor à Distância, formam o perfeito casal de anti-herois das comédias-românticas, porque, ambos têm mais de trinta anos e tem sérios problemas profissionais. Ela é a estagiária de Jornalismo em Nova Yok que acaba como garçonete em Los Angeles e ainda mora com o cunhado e sobrinha na casa da irmã casada.

Ele é um caça-talentos do mundo Pop que se transforma em "menino-de-recados-do-chefe" e ainda divide um apartamento com um amigo que sofre da "síndrome da pré-adolescência na idade adulta", ou melhor, o autêntico panaca. Enfim, o que seria das comédias-românticas sem os amigos de pouco cérebro e muito coração! O filme é um bom entretenimento graças a excelente química entre Drew e Justin, além de contar com ótimos momentos como o sexo sobre a mesa de jantar ou a desastrada seção de bronzeamento artificial. Enfim, o filme é agradável graças ao seu ótimo elenco e roteiro. Conta a história de um relacionamento que deveria ser mais um amor de verão, mas quando ambos têm de voltar para casa um dilema se inicia. Como manter a distância uma relacionamento que parecia não ter futuro e acabou se transformando em uma grande paixão?

FICHA TÉCNICA
Diretor: Nanette Burstein
Elenco: Drew Barrymore, Justin Long, Christina Applegate, Ron Livingston, Kelli Garner, Natalie Morales, Kristen Schaal, Charlie Day, Jason Sudeikis, Peyton List, Rob Riggle.
Produção: Jennifer Gibgot, Garrett Grant, Adam Shankman
Roteiro:GeoffLaTulippe
Fotografia: Eric Steelberg
Trilha Sonora:MychaelDanna
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Comédia Romântica
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: New Line Cinema / Offspring Entertainment

CURIOSIDADES
Da mesma diretora de O Show Não Pode Parar.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Economia - Alimentos dão o tom da inflação no ano, diz IBGE

Alimentos dão o tom da inflação no ano, diz IBGE

RIO - O comportamento dos alimentos foi essencial para o arrefecimento da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos três meses.

Entre junho e agosto a inflação medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acumulou leve alta de 0,05%, período em que o grupo alimentação e bebidas recuou 1,89%.

A coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, ressaltou que os alimentos apresentaram "influência muito expressiva" sobre a inflação em 2010. Nos primeiros cinco meses do ano, o grupo alimentação e bebidas acumulou alta de 5,48%, puxado pelo efeito das chuvas excessivas sobre a safra.

Desde então, seguidas deflações levaram o acumulado pelos alimentos a 3,49% em 2010. Com isso, o acumulado pelo IPCA em 12 meses passou de 5,22% em maio para 4,49% em agosto. Mas Eulina alertou que a trajetória de deflação nos alimentos tem desacelerado desde o pico de 0,90% de queda registrado em junho, registrando desvalorização de 0,24% em agosto.

Segundo ela, a seca no Brasil tem influenciado os preços das carnes, enquanto a maior seca em mais de um século na Rússia puxou para cima os preços do trigo nos mercados internacionais, o que também contribuiu para a elevação da soja produzida no Brasil, uma vez que ambos servem de alimento para o gado.

"Entre julho e agosto mostraram alta em itens importantes, que puxaram IPCA para cima. O grupo de alimentação e bebidas caiu menos do que vinha caindo em função de produtos específicos", frisou Eulina.

"Há seca aqui e na Rússia, mas num primeiro momento pode ser movimento de especulação. Precisa de mais meses para ter certeza de que efeito vai ser duradouro", acrescentou.

Como exemplo de produtos que sofreram a influência da alta do trigo por conta da seca na Rússia está o pão de forma, que havia caído 0,81% em julho e subiu 2,31% em agosto, enquanto o pão francês passou de uma deflação de 0,38% para uma alta de 1,08% no mesmo período.

Já o óleo de soja havia caído 0,88% em julho e subiu 2,67% em agosto. Fora da alimentação, artigos de vestuário e educação contribuíram para a leve aceleração do IPCA entre julho e agosto, quando o índice passou de 0,01% para 0,04%.

O vestuário saiu de uma deflação de 0,04% para uma alta de 0,17%, enquanto a educação pulou de -0,03% para 0,44%. Para setembro, já há aumentos previstos de 6% para a energia elétrica em Brasília, de 12% para a energia em Belém, e de 4% da taxa de água e esgoto em São Paulo.
(Rafael Rosas | Valor)


fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2010/09/09/alimentos-dao-o-tom-da-inflacao-no-ano-diz-ibge.jhtm

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Tecnologia - Celular vai ouvir e traduzir conversas em várias línguas, diz CEO do Google


Celular vai ouvir e traduzir conversas em várias línguas, diz CEO do Google

Eric Schmidt apresentou programa em feira de tecnologia na Alemanha.
CEO diz que software vai ajudar na busca da 'humanidade aumentada'.

Do G1, em São Paulo

O presidente do Google, Eric Schmidt, apresentou nesta terça-feira uma tecnologia capaz de traduzir, em tempo real, conversas feitas entre duas pessoas que falam línguas diferentes. O programa, compatível com o sistema operacional para celulares Android, baseado em Linux, foi demonstrado durante palestra de Schmidt na IFA, feira de eletrônicos em Berlim, na Alemanha.

Schmidt já havia indicado que o Google trabalhava no desenvolvimento de um "tradutor universal" de voz em fevereiro, quando participou do Mobile Word Congress 2010, evento que reuniu empresas ligadas ao setor de telefonia celular em Barcelona, na Espanha.

Segundo o executivo, a criação de um telefone que funcione como "peixe de Babel" (referência ao tradutor automático do universo fictício do "Guia do Mochileiro das Galáxias", do escritor britânico Douglas Adams) é o próximo passo na busca do que ele chamou de "humanidade aumentada".

"Em breve, os computadores vão trabalhar por nós e vão tornar possível que façamos coisas que realmente queremos fazer", disse o executivo. "Essas mudanças estão acontecendo rapidamente, e as sociedades ainda não estão realmente prontas para o que vai acontecer quando todo mundo estiver on-line, publicando informações sobre o que está acontecendo ao redor de cada um", afirmou Schmidt. "Em geral, essa evolução é muito importante, ela dá poder aos cidadãos."

Em um primeiro momento, o programa será capaz de ouvir e traduzir - lentamente, por enquanto - frases ditas por duas pessoas, em línguas diferentes, no mesmo aparelho. Ao conversar, por exemplo, com uma pessoa que só fala e entende alemão, um usuário brasileiro diria sua frase em português e ouviria o aparelho traduzir o trecho para alemão. Depois, o interlocutor diria uma frase em alemão, que seria traduzida para o português pelo telefone.

Depois, diz Schmidt, o plano é fazer com que essa tradução seja possível em ligações telefônicas.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/celular-vai-ouvir-e-traduzir-conversas-em-varias-linguas-diz-ceo-do-google.html