domingo, 28 de novembro de 2010

Geral - Odontologia é destaque na Folha de S. Paulo por nota 5 no Enade



Odontologia é destaque na Folha de S. Paulo por nota 5 no Enade

O curso de Odontologia da UFS ganhou destaque na edição de 10 de novembro da Folha de S. Paulo (veja na seção "UFS é notícia"). A matéria do caderno de vestibular Fovest evidencia a nota 5 no Enade obtida pelo curso na última edição do exame que avaliou a área (domingo passado, 21, o exame avaliou mais 19 áreas, inclusive Odonto; veja aqui).

“Quem pretende ser dentista e busca um curso conceituado para estudar tem entre as opções a UFS, a Universidade Federal de Sergipe. A odontologia da instituição tirou 5, a nota máxima, na última avaliação do Enade, exame do Ministério da Educação que avalia a qualidade das graduações”, diz a abertura da matéria assinada por Andressa Taffarel.

Ouvido pela reportagem, o reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho disse acreditar que outros cursos poderiam tirar a mesma nota não fossem os boicotes empreendidos por alguns estudantes. “Tenho certeza de que Medicina e Engenharia de Alimentos, por exemplo, poderiam tirar a nota máxima. Infelizmente, acho que eles [alunos] ainda não atinaram para a importância do exame, que valoriza um diploma”, diz.

A matéria também coloca que outros dez cursos tiraram 4, a segunda melhor nota. São eles: Ciência da Computação, História, Comunicação Social, Educação Física, Letras (e as habilitações inglês, francês e espanhol), Matemática e Pedagogia.

Ainda segunda a reportagem, na avaliação do MEC que mede a qualidade das instituições, o Índice Geral de Cursos (IGC), a UFS tirou 3, numa escala de 1 a 5.

Obras

No quesito obras, a matéria da Folha informa que, com o Reuni, a instituição tem experimentado um momento de grandes mudanças físicas. Algumas obras, no entanto, estão com seu cronograma atrasado.

Segundo o reitor, afirma a matéria, “a maioria das obras são feitas por pequenas empresas e algumas acabaram falindo nesse período”.


Repercussão

A matéria da Folha de S. Paulo sobre o curso de Odontologia da UFS repercutiu no Jornal da Cidade, edição de 17 de novembro. Em editorial, o jornal sergipano abre o texto com uma máxima muita conhecida no jornalismo. “É, parece mesmo que notícia boa não obtém repercussão positiva tanto quanto uma notícia ruim ganha logo os quatro cantos do mundo”.

Sobre o boicote às provas realizado por alguns estudantes, o jornal coloca que “os estudantes, não só os sergipanos, os brasileiros de um modo geral, não acreditam que a avaliação de suas escolas possa ser feita através de uma prova única e anual”.

No desfecho, o editorial elogia a boa colocação da UFS no ranking do MEC que congrega as instituições. “O destaque enfocado pelo jornalão paulista não deixa de ser o reconhecimento ao belo trabalho feito pela Universidade Federal de Sergipe. Na última avaliação do Ministério da Educação que mede a qualidade das instituições, numa escala de um a cinco, a UFS tinha cravado três em seu currículo”.

Consulte na página do Enade os resultados do exame.

Ascom

comunica@ufs.br

http://www.ufs.br/?pg=noticia&id=2556

Nenhum comentário:

Postar um comentário