sexta-feira, 29 de julho de 2011

Economia - Brasileiro está mais otimista com a economia


Brasileiro está mais otimista com a economia

O brasileiro está mais otimista com a economia. É o que aponta o INEC (índice Nacional de Expectativa do Consumidor) divulgado nesta quinta-feira (28) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). De acordo com o levantamento, realizado entre os últimos dias 14 e 18 de julho, o otimismo do consumidor cresceu 1,8% em julho comparado ao mês anterior. Essa é a primeira alta após dois meses de estabilidade.

Como o indicador de desemprego com o número mais baixo desde junho do ano passado, o otimismo é grande com o mercado de trabalho e a abertura de vagas de emprego. No entanto, a alta dos preços preocupa 69% dos 2.002 entrevistados pelo estudo - um de 8,2% neste mês.

Com renda maior e abusando das compras, o brasileiro está 1% mais endividado e preocupa-se com a perda da renda fixa, o tão temido desemprego, mostra a pesqiusa. As rugas de preocupação com o tema aumentaram e, junto dela, o temor de perder a capacidade de comprar bens de maior valor, como casa e carro.

Segundo o economista da CNI, Marcelo Azevedo, o consumidor brasileiro acredita que a inflação vai continuar a subir e com isso, o crédito ficará mais caro.

O INEC é composto por seis índices: expectativa sobre os rumos da inflação, desemprego, renda pessoal, situação financeira, endividamento e compras de valores altos. E esse conjunto de fatores que fizeram com que o índice recuasse 3% e registrasse a maior queda dos últimos doze meses.

http://noticias.r7.com/economia/noticias/brasileiro-esta-mais-otimista-com-a-economia-20110728.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário