sábado, 5 de fevereiro de 2011

Tecnologia - Os carros elétricos estão mais próximos do que você pensa

Os carros elétricos estão mais próximos do que você pensa
Conheça os modelos elétricos que as montadoras devem lançar entre 2011 e 2012

Se uma frota de carros elétricos nas ruas ainda é um sonho dos defensores da sustentabilidade, pelo menos já dá para dizer que esse é um sonho que está cada vez mais próximo da realidade. Ano passado, por exemplo, a Nissan anunciou o início das vendas do seu Leaf, o que fez Ford, Toyota e Honda correrem para tirar o carimbo de “carro conceito” dos seus modelos.

Claro que isso não vai acontecer da noite para o dia. Um primeiro passo, segundo entendidos no assunto, seria a venda de poucas unidades para empresas e programas de teste que tenham condições de manter uma frota com necessidades específicas de manutenção. Nesse momento, mais dados sobre o comportamento desses novos veículos seriam coletados e repassados às montadoras, que poderiam aperfeiçoar ainda mais seus modelos para os consumidores finais.

Outro dado interessante é que as montadoras não pretendem encher os pátios com modelos elétricos num primeiro momento. Foram produzidas apenas 20 mil unidades do Leaf, por exemplo. A idéia é manter a expectativa do consumidor alta para que todas as unidades cheguem às concessionárias já vendidas.

Mas se por um lado as montadoras ainda mostram cautela com seus modelos elétricos, por outro elas parece realmente decididas a vê-los rodando em breve.

Na galeria abaixo, conheça os modelos que devem começar a ganhar as ruas a partir entre 2011 e 2012. As previsões são para os mercados americano, europeu e japonês, mas com a economia brasileira em franca expansão não deve demorar muito para que esses modelos passem a rodar também nas nossas cidades.

Fonte: http://tecnologia.br.msn.com/fotos/galeria-de-fotos.aspx?cp-documentid=27429893

6 comentários:

  1. Víctor Ribeiro da Costa7 de fevereiro de 2011 às 14:28

    Primeiramente parabéns ao professor Poconé pelo excelente texto. Aliás, gostei muito dessa postagem, pois além de mostrar essa "onda verde" que tomou conta do mundo, ainda informa sobre os vários modelos de carro sustentável. Na minha opinião, o mundo so vai realmente refletir sobre nosso consumo exacebado quando já for tarde de mais... Poluímos, consumimos, devastamos, desmatamos e não nos preucupamos em cuidar. O futuro é agora. Ou agimos ou iremos nos auto - destruir.

    VÍCTOR RIBEIRO DA COSTA, 1 ANO CJAV

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, professor Moacir! Realmente a tecnologia está avançando muito, mais especificamente e principalmente de alguns anos até os dias de hoje. Todavia, é muito importante a mesma destinar-se a elaborar produtos que não prejudiquem (poluam) o meio ambiente, como esses carros. Por esta razão, é maravilhosa a ideia de os carros elétricos estarem disponíveis à compra o quanto antes. Mesmo que os primeiros modelos estão projetados, inicialmente, ao mercado europeu, japonês e ao grande mercado americano, não vai demorar muito para que essa tecnologia chegue ao Brasil devido à economia do país que vem crescendo, mesmo que não tão rapidamente, nos últimos tempos. Sendo assim, estaremos ajudando a natureza e a nós mesmos com essas tecnologias não poluentes.

    ALBERTO FONTES DÓRIA
    1º ANO - 2011

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante professor o texto apresentado. Pois esse tipo de carro no mundo é muito importante carros. para a sustentabilidade do nosso planeta. E como a tecnologia só vem aumentando no mundo logo mais eles estarão circulando nas ruas do nosso país. Como o objetivo principal dessa nova tecnologia no mundo tem em visa a menor poluição do meio ambiente a economia também vem investindo nisso que é o importante, pondo em pratica esses novos modelos de carros.
    breno almeida santos.
    1°ano.

    ResponderExcluir
  4. Muito importante professor,o tema abordado.Pois já está na hora de nós deixar de prejudicar o nosso planeta, pois os carros atualmente estão prejudicando demais o planeta por causa da poluição,então com esses carros elétricos vamos deixar uma parte de poluir o nosso planeta.e outra coisa também é a economia do brasil que vai aumentar por causa desses carros tão especiais para as pessoas, e além do mais que vai facilitar mais o dia a dia das pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo conteúdo professor Moacir!

    Esse texto nos mostra a capacidade que o ser humano tem de inovar sempre seus conhecimentos na área tecnológica. Visto por um lado positivo, observamos que as tecnologias de antes eram mais agressivas ao meio ambiente do que as de hoje, mesmo que demoremos para perceber que algo é errado, um dia nós percebemos. A prova disso é que o carro elétrico que está vindo para se tornar um sucessor de carros que utilizam de derivados do petróleo, ou, entre outros conbustíveis poluentes.
    Esperamos que esses carros menos poluentes, ou de energia renovável, não sejam interferidos pelas grandes industrias de conbustíveis fósseis.

    Até mais Moacir!

    ResponderExcluir
  6. Bem, de certo que carros elétricos são uma excelente forma de ajudar o meio ambiente, eles além de serem muito práticos não emitem gases poluentes, mas em grande parte quando vejo noticias e textos falando sobre assuntos semelhantes, ou seja, que pendem para o lado ecológico, me pergunto: Será mesmo que são medidas para evitar emissão de gases poluentes ou apenas mais uma forma inescrupulosa de ganhar dinheiro à custa do sentimento ambientalista de muitos? Perguntas como essa nunca podem deixar de ser feitas num mundo capitalista em que vivemos hoje, porém, ao ver os modelos e os preços de alguns carros, fui obrigada a voltar atrás em relação a meus preceitos. Os carros são muito bonitos, onde o mais caro custa 56 mil reais e o mais barato 15 mil, (Ambos muito bonitos e modernos), o que os torna mais acessíveis por varias classes sociais, até por que, não adianta trazer um carro que não agride o meio ambiente se ele não puder ser comprado por todos.
    Parece que o meu Smart for two ecologicamente correto está mais perto do que eu imaginava!

    Beatriz Matos de Carvalho
    1° Ano

    ResponderExcluir