terça-feira, 22 de março de 2011

Esportes - Depois de receber camisa do Fla, Obama fala de Vasco x Botafogo

Depois de receber camisa do Fla, Obama fala de Vasco x Botafogo
Presidente americano cita clássico carioca no discurso do Municipal


Nunca um presidente americano despertou tanta atenção do futebol carioca quanto Barack Obama. Neste domingo, o homem mais poderoso do mundo mexeu com o emocional de três grandes torcidas. No domingo pela manhã, ao desembarcar no estádio da Gávea, recebeu da presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, uma camisa do clube com a inscrição Barack Obama e o número 10 estampado às costas. Pouco depois, no início do discurso que fez no Theatro Municipal, citou o clássico carioca desta tarde, no Engenhão.


- Gostaria de agradecer a todos por estarem aqui. Soube que hoje (domingo) há uma partida entre Vasco e Botafogo. E eu sei que os brasileiros não abrem mão do futebol - afirmou o simpático Obama, aplaudido de pé.


Em meio a sorrisos durante o discurso, Obama arriscava algumas palavras em português. "Cidade Maravilhosa", num bom fairplay com o Rio, além de "obrigado" e "boa tarde", foram algumas. Durante a semana de sua chegada ao Rio, o presidente americano foi "disputado" por dirigentes de Flamengo, Vasco e Fluminense para a cobiçada foto segurando a camisa de um dos clubes.


O clube rubro-negro foi o primeiro a mostrar interesse de entregar a camisa ao presidente americano, por intermédido da presidente Patrícia Amorim. Logo depois, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, juntamente com o governador do estado, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, combinou um esquema para que a recém-lançada terceira camisa cruz-maltina - que estampa o feito de o clube de Sâo Januário ter sido o primeiro dos grandes a abrir as portas para os negros -, fosse entregue na frente para o chefe de Estado americano. Ainda na sexta, o Fluminense também manifestou o interesse de dar a camisa tricolor a Obama.


Em 1981, Kissinger viu Fla-Flu
Na vinda ao Brasil em 1997, o então presidente dos EUA, Bill Clinton, limitou-se a bater bola com o Rei Pelé na visita que fizeram à Mangueira, mas não chegou a assistir a uma partida no Maracanã. Quem fez isso, muitos anos atrás, em 1981, foi o poderoso secretário de Estado
americano, Henry Kissinger. O jogo, no dia do aniversário do Flamengo, em 15 de novembro, era um Fla x Flu, na reta final do Campeonato Carioca. Na ocasião, a equipe de Zico, Junior, Leandro, Adílio & Cia., que naquele período conquistou Libertadores, Estadual e Mundial num espaço de 15 dias, venceu por 3 a 1, e quem brilhou foi o ponta-esquerda Lico, que marcou um golaço.

Fonte:http://globoesporte.globo.com/futebol/campeonatos-estaduais/campeonato-carioca/noticia/2011/03/depois-de-receber-camisa-do-fla-obama-fala-de-vasco-x-botafogo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário