terça-feira, 30 de novembro de 2010

Saúde - Indústria reduziu em 94,6% gordura trans em alimentos, diz Saúde


Indústria reduziu em 94,6% gordura trans em alimentos, diz Saúde
Resultado é referente a metas de 2007 e se enquadra a limites recomendados.
Substância aumenta risco de doenças cardiovasculares, diabetes e AVC.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, divulgou nesta quinta-feira (25) que 94,6% da indústria alimentícia conseguiu diminuir o índice de gordura trans nos alimentos industrializados para números que estão dentro das recomendações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os dados são de estudo feito pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) em parceria com o governo federal.

Segundo informações do Ministério da Saúde, as metas foram estabelecidas em 2007 e previam redução para até 5% de gordura trans no total de gorduras em alimentos processados, e 2% do total de gorduras em óleos e margarinas. Nas categorias de margarinas, cremes vegetais, bolos e biscoitos, no entanto, o ministério afirmou que os resultados foram "menos expressivos".

A iniciativa se originou com a criação do Fórum da Alimentação Saudável pelo Ministério da Saúde e a Abia, também em 2007, acordo que foi renovado nesta quinta para os próximos três anos. Entre as atividades essenciais previstas na renovação do fórum estão, além do combate ao uso da gordura trans, a definição e a adoção de estratégias para reduzir gradativamente os teores de sal/sódio, açúcar e gordura saturada dos alimentos processados.

O ministério informa que o consumo de altas taxas de gordura trans e sal aumentam os riscos de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e AVC (acidente vascular cerebral).

Segundo a Abia, as indústrias se comprometeram a estabelecer metas voluntárias de redução gradativa do sódio/sal nos alimentos, considerando a segurança alimentar, qualidade e aceitação de consumo. As metas ainda não foram definidas. O Ministério da Saúde trabalha com a expectativa de reduzir pela metade o consumo de sal pela população brasileira até 2020.

A associação calculou que, com a redução verificada, cerca de 230 mil toneladas de gordura trans deixaram de ir para os alimentos no ano de 2009, em comparação com 2008.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/11/industria-reduziu-em-946-gordura-trans-em-alimentos-diz-saude.html

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Política - Julgamento do mensalão deve começar no final de 2011


Julgamento do mensalão deve começar no final de 2011

O julgamento dos 38 réus envolvidos no suposto esquema de compra de votos de parlamentares revelado em 2005, conhecido como mensalão, deve começar no final do ano que vem no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta semana, o ministro Joaquim Barbosa, relator do caso, encerrará a fase de perícias – em que se investigam fatos relevantes para a causa – e abrirá prazo de 15 dias a um mês para que as partes façam as alegações finais, pedindo esclarecimentos sobre fatos novos que surgiram já com a ação penal em andamento. Depois disso, o ministro encerra a fase de instrução e deve levar cerca de um ano para elaborar seu voto.

Segundo Joaquim Barbosa, o longo período reservado para a elaboração do voto se deve ao fato de que nunca houve no STF uma ação penal com tantos réus e com tantos detalhes a serem analisados. O ministro deverá estudar mais de 40 mil páginas de processo, fora os apensos, antes de votar. Apesar de serem poucos os réus com foro privilegiado – direito de serem julgados pelo STF – os ministros decidiram que todos os 38 deveriam ser julgados em conjunto. A decisão contrariou pedido de desmembramento do relator, que visava dar mais agilidade na tramitação do caso.

A previsão é que o julgamento demore cerca de três semanas para ser concluído, caso não haja pedido de vista de outro ministro (que não tem prazo para devolver seu voto). As três semanas de julgamento incluiriam sessões extras às segundas, terças e sextas-feiras. Somente o relatório – que traz todas as informações sobre a denúncia e andamento da ação penal – deve ter mais de 300 páginas, o que dá uma estimativa de três dias apenas para leitura.

Depois disso, é aberta a sustentação oral da defesa dos 38 réus. Como se trata de uma ação penal, cada advogado tem direito a uma hora de fala, totalizando inicialmente 38 horas (o presidente da Corte pode prorrogar o prazo ou os advogados podem abrir mão de usar todo o tempo). Segundo o regimento interno do STF, o procurador-geral da República também pode se manifestar pelo mesmo tempo das partes, o que acrescentaria mais 38 horas ao julgamento. Somente após a sustentação, os ministros começam a votar.

Desde outubro, o ministro Joaquim Barbosa voltou ao STF após sucessivos períodos de licenças médicas para tratamento de um problema crônico na coluna. Sem descartar a possibilidade de tirar novas licenças no próximo ano, o relator adianta que isso não atrapalhará o encaminhamento da Ação Penal nº 470. “Basta ver o andamento do processo para notar que não deixei de despachar mesmo nos períodos de licença”, lembra ele.

A AP 470 começou a tramitar no STF em 2007, após a Corte aceitar a denúncia contra os 40 réus oferecida pelo Ministério Público Federal em 2005. Desde então, dois réus deixaram de integrar o processo: Silvio Pereira, que fez um acordo com o Ministério Público para que seu nome fosse retirado da ação, e o ex-deputado José Janene, que morreu em setembro vítima de problemas cardíacos. Depois do interrogatório dos réus, em junho de 2008, começou a fase da oitiva das testemunhas, que extrapolou os prazos iniciais e acabou apenas em agosto deste ano. As perícias começaram no início do ano passado e o prazo também precisou ser prorrogado.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/politica/2010/11/22/julgamento-do-mensalao-deve-comecar-no-final-de-2011.jhtm

domingo, 28 de novembro de 2010

Geral - Odontologia é destaque na Folha de S. Paulo por nota 5 no Enade



Odontologia é destaque na Folha de S. Paulo por nota 5 no Enade

O curso de Odontologia da UFS ganhou destaque na edição de 10 de novembro da Folha de S. Paulo (veja na seção "UFS é notícia"). A matéria do caderno de vestibular Fovest evidencia a nota 5 no Enade obtida pelo curso na última edição do exame que avaliou a área (domingo passado, 21, o exame avaliou mais 19 áreas, inclusive Odonto; veja aqui).

“Quem pretende ser dentista e busca um curso conceituado para estudar tem entre as opções a UFS, a Universidade Federal de Sergipe. A odontologia da instituição tirou 5, a nota máxima, na última avaliação do Enade, exame do Ministério da Educação que avalia a qualidade das graduações”, diz a abertura da matéria assinada por Andressa Taffarel.

Ouvido pela reportagem, o reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho disse acreditar que outros cursos poderiam tirar a mesma nota não fossem os boicotes empreendidos por alguns estudantes. “Tenho certeza de que Medicina e Engenharia de Alimentos, por exemplo, poderiam tirar a nota máxima. Infelizmente, acho que eles [alunos] ainda não atinaram para a importância do exame, que valoriza um diploma”, diz.

A matéria também coloca que outros dez cursos tiraram 4, a segunda melhor nota. São eles: Ciência da Computação, História, Comunicação Social, Educação Física, Letras (e as habilitações inglês, francês e espanhol), Matemática e Pedagogia.

Ainda segunda a reportagem, na avaliação do MEC que mede a qualidade das instituições, o Índice Geral de Cursos (IGC), a UFS tirou 3, numa escala de 1 a 5.

Obras

No quesito obras, a matéria da Folha informa que, com o Reuni, a instituição tem experimentado um momento de grandes mudanças físicas. Algumas obras, no entanto, estão com seu cronograma atrasado.

Segundo o reitor, afirma a matéria, “a maioria das obras são feitas por pequenas empresas e algumas acabaram falindo nesse período”.


Repercussão

A matéria da Folha de S. Paulo sobre o curso de Odontologia da UFS repercutiu no Jornal da Cidade, edição de 17 de novembro. Em editorial, o jornal sergipano abre o texto com uma máxima muita conhecida no jornalismo. “É, parece mesmo que notícia boa não obtém repercussão positiva tanto quanto uma notícia ruim ganha logo os quatro cantos do mundo”.

Sobre o boicote às provas realizado por alguns estudantes, o jornal coloca que “os estudantes, não só os sergipanos, os brasileiros de um modo geral, não acreditam que a avaliação de suas escolas possa ser feita através de uma prova única e anual”.

No desfecho, o editorial elogia a boa colocação da UFS no ranking do MEC que congrega as instituições. “O destaque enfocado pelo jornalão paulista não deixa de ser o reconhecimento ao belo trabalho feito pela Universidade Federal de Sergipe. Na última avaliação do Ministério da Educação que mede a qualidade das instituições, numa escala de um a cinco, a UFS tinha cravado três em seu currículo”.

Consulte na página do Enade os resultados do exame.

Ascom

comunica@ufs.br

http://www.ufs.br/?pg=noticia&id=2556

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tecnologia - Brasil passa a ter mais que 1 celular por habitante em outubro, diz Anatel


Brasil passa a ter mais que 1 celular por habitante em outubro, diz Anatel

Base instalada cresceu 1,55% no mês, segundo números da agência.
São 194,4 milhões de aparelhos, frente a 193,6 milhões de pessoas.


Do G1, com informações da Agência Estado

A base de celulares no Brasil cresceu 1,55% em outubro ante setembro, para 194,44 milhões de acessos, de acordo com números divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira, com o país ultrapassando pela primeira vez a marca de um celular por habitante. Segundo os últimos números do IBGE, a população brasileira é de 193,6 milhões de habitantes.

Em outubro foram adicionadas quase 3 milhões de novas habilitações, fazendo a penetração da telefonia móvel subir para 100,44 acessos por 100 habitantes, contra 98,98 em setembro. Dos acessos móveis, 82,19% são pré-pagos e os demais 17,81%, pós pagos.

De janeiro a outubro, a quantidade de novos acessos registrada é de 20,48 milhões, a segunda maior já registrada para o intervalo, atrás apenas do contabilizado em igual intervalo de 2008. A Anatel divulga a evolução dos acessos móveis desde 2000.

A Vivo, unidade de telefonia móvel da Telefónica no Brasil, terminou setembro com market share de 30,03%, ante 30,14% em setembro, com um total de 58,4 milhões de clientes.

A Claro, braço brasileiro de telefonia celular do conglomerado América Móvil, terminou o mês passado com 25,58% de fatia de mercado, contra 25,47% em setembro, com 49,74 milhões de assinantes.

A TIM Participações teve novamente o maior ganho em market share do período entre as quatro maiores operadoras. No fim de setembro a operadora tinha 24,67% de participação de mercado, contra 24,52% em setembro, totalizando 47,97 milhões de usuários.

A Oi, empresa em que a Portugal Telecom fez acordo para adquirir participação, terminou setembro com 19,35% de participação de mercado, abaixo dos 19,51% em setembro, com quase 37,62 milhões de clientes.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/11/brasil-passa-ter-mais-que-1-celular-por-habitante-em-outubro-diz-anatel.html

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Esportes - Pelo título, Flu precisa vencer seu maior carrasco



Pelo título, Flu precisa vencer seu maior carrasco

* Dos 19 rivais na Série A, Palmeiras é a equipe que mais vezes complicou a vida do Fluminense, no geral e em Brasileiro

Conca é o grande trunfo do Fluminense para vencer o Palmeiras (Foto: Eduardo Vianna)

Uma vitória diante do Palmeiras pode colocar o Fluminense com as duas mãos na Taça, ou quem sabe (dependendo dos resultados de Corinthians e Cruzeiro) consagrar o Tricolor como campeão Brasileiro com uma rodada de antecedência. Porém, para isto se realizar, o Fluminense precisa vencer um dos seus maiores carrascos no Campeonato Brasileiro e até mesmo em sua história.

Diante do Palmeiras, o Tricolor não costuma ter vida fácil. Entre os 19 rivais, que hoje estão na Série A, o Verdão é o que mais costuma atrapalhar a vida do Fluminense. Ao todo, são 92 partidas, com 26 vitórias do Flu, 15 empates e 51 vitórias do Palmeiras, quase o dobro. É o time que o Flu possui o pior aproveitamento na Série A, com apenas 33,7%. Levando em conta, que diante do Grêmio Prudente, foram apenas quatro jogos com quatro empates, os números gerais diante do Palmeiras são os piores.

Quando o assunto é apenas Campeonato Brasileiro, o Flu se complica ainda mais. São apenas sete vitórias, com oito empates e 20 derrotas, nos 35 jogos disputados, mantendo o pífio aproveitamento de 27,6%. Mesmo sabendo que o Verdão virá com um time de reservas, a vida do Fluminense não será fácil. O treinador do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, brincou com a situação, mas garantiu que a equipe fará o melhor que puder.

- Eu nem sei se tem jogo no domingo. Vai ter jogo no domingo? Se tiver, quando chegar eu respondo. A escalação está definida. Os titulares do Brasileirão são os que vêm jogando. Os reservas atuam na Sul-Americana - brincou.

Com o time titular ou não, se depender do excelente retrospecto, o Palmeiras vai complicar a vida do Fluminense, e quem sabe, ajudar o Corinthians, seu maior rival, a ficar com o título Brasileiro.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Economia - Comissão aprova relatório que propõe salário mínimo de R$ 540

Comissão aprova relatório que propõe salário mínimo de R$ 540
Da Agência Brasil


A Comissão Mista de Orçamento do Congresso aprovou nesta terça-feira o relatório preliminar que define o aumento do salário mínimo dos atuais R$ 510 para R$ 540 a partir de janeiro.


O relator-geral do Orçamento de 2011, deputado Gim Argello (PTB-DF), disse que, a partir desta quarta (17), começa uma nova rodada de negociações com as centrais sindicais e os ministérios da Previdência e do Planejamento para tentar elevar esse valor.


“O critério usado tem sido muito bom, mas nós queremos mais. É preciso sentar para negociar e indicar a fonte de onde devem sair os recursos”, afirmou Argello.


Antes da votação sobre o parecer preliminar, esteve na Comissão de Orçamento o ministro do Planejamento Paulo Bernardo, que reafirmou que o governo trabalha com a proposta do salário mínimo de R$ 540 para 2011. Segundo ele, cada R$ 1 aumentado no salário mínimo representa R$ 286,4 milhões a mais de gastos do governo.


O critério acertado entre o governo e as centrais sindicais, em 2006, estabelece que o reajuste do salário mínimo corresponde ao aumento da inflação mais o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.


Pelos cálculos do Ministério do Planejamento, esse valor ficará um pouco abaixo de R$ 540, sendo arredondado para cima.


As centrais sindicais defendem que o novo valor esteja entre R$ 560 e R$ 580. Segundo o relator, qualquer valor acima de R$ 540 deve sair por medida provisória.

fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/11/16/comissao-aprova-relatorio-que-propoe-salario-minimo-de-r-540.jhtm

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Política - Governadores eleitos no 1º turno receberam R$ 120 milhões em doações 'ocultas'

Governadores eleitos no 1º turno receberam R$ 120 milhões em doações 'ocultas'

Apesar de serem obrigados a prestar contas de suas receitas, os 18 governadores eleitos no primeiro turno arrecadaram cerca de 38% de suas doações de forma "oculta", ou seja, via partidos ou comitês financeiros, o que torna impossível identificar a origem do dinheiro.

O montante representa R$ 120 milhões, de um total de R$ 318 milhões arrecadados pelos governadores.

O valor doado a partidos e comitês é repassado para outros comitês e, por fim, aos candidatos, num caminho que chega a envolver até quatro intermediários.

A manobra, que é legal, permite que empresas doem a candidatos sem ter o nome associado diretamente a eles.

O campeão de doações ocultas entre os governadores eleitos é Siqueira Campos (PSDB-TO), com 98% de doações via partidos ou comitês. Em seguida, aparecem Raimundo Colombo (DEM-SC), com 92%, e Roseana Sarney (PMDB-MA), com 87%.

A partir das prestações de contas dos partidos e comitês financeiros, a Folha conseguiu identificar os maiores doadores aos partidos e a quem os partidos repassaram o dinheiro.

O governador reeleito de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), por exemplo, não recebeu nenhum centavo da Queiroz Galvão, mas a empreiteira doou R$ 500 mil ao diretório mineiro do PPS, que, por sua vez, repassou R$ 60 mil ao tucano.

No total, Anastasia recebeu doações de dez partidos e comitês, que representam 47% dos recursos.

Em Santa Catarina, a declaração de Raimundo Colombo informa que só quatro empresas foram suas doadoras, com R$ 250 mil. É só nas contas do comitê, que financiou 90% de sua campanha, que se vê que a maior doadora, indiretamente, foi a Camargo Correa (R$ 1 milhão).

A campanha de Eduardo Campos (PSB-PE), que custou R$ 13,8 milhões, foi financiada principalmente pelo diretório nacional, que bancou 61% do total.

Seu principal financiador, por sua vez, foi o grupo Queiroz Galvão, que doou R$ 6,5 milhões ao PSB Nacional, mas não aparece na prestação de contas de Campos.

Rosalba Ciarlini (DEM), do Rio Grande do Norte, recebeu 65% do total arrecadado por vias ocultas. A maioria veio do comitê financeiro de seu partido, cujo maior doador é a construtora EIT.

A empresa não aparece nas doações de Rosalba, mas doou R$ 1,1 milhão ao comitê do DEM no Estado --que, por sua vez, doou mais da metade do que arrecadou à candidata. (ELIDA OLIVEIRA, ESTELITA HASS, LUIZA BANDEIRA, RODRIGO VIZEU E SÍLVIA FREIRE)

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/830581-governadores-eleitos-no-1-turno-receberam-r-120-milhoes-em-doacoes-ocultas.shtml

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Economia - Copa de 2014 será oportunidade para resolver problemas


Copa de 2014 será oportunidade para resolver problemas

A Copa do Mundo de 2014 será uma oportunidade para resolver problemas de infraestrutura, logística e capacitação de mão de obra no Estado de São Paulo. Esta foi a conclusão de especialistas que se reuniram hoje na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

De acordo com a Fecomercio-SP, a média anual de crescimento da demanda por transporte aéreo foi de 7,6% nos últimos 20 anos. Para o presidente do Instituto de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo, Respício do Espírito Santo Júnior, o 'abandono' do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é prova da incapacidade do governo e da Infraero em acompanhar o desenvolvimento do País. 'Desde 1985, quando foi inaugurado, o aeroporto de Cumbica não passou por nenhuma ampliação. O maior aeroporto do País, a porta de entrada do Brasil, está abandonada', afirmou. Para os especialistas, como a oferta não acompanhou o crescimento da demanda, as soluções seriam a privatização dos aeroportos ou a abertura para a livre concorrência do setor.

Outro assunto tratado no encontro foi a qualificação da mão de obra. No caso da segurança pública, de acordo com a entidade, as polícias civil e militar terão mais de 144 mil homens nas ruas de São Paulo durante a Copa - na Copa do Mundo da África do Sul, por exemplo, foram apenas 40 mil em todo o país. A Polícia Civil está modernizando as quatro delegacias especiais que possui para atender os estrangeiros - Congonhas, Cumbica, Viracopos e também no Porto de Santos, pontos de acesso estratégico para os turistas que virão assistir aos jogos da Copa.

Os policiais que trabalham no atendimento de chamados de emergência vão receber treinamento para atender chamados em outras línguas durante a Copa. O serviço já é realizado em inglês, espanhol, francês e chinês em eventos internacionais, como no Grande Prêmio de Fórmula 1.

O Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (Senac) pretende treinar aproximadamente um milhão de pessoas até a Copa do Mundo para complementar a formação e adequar os alunos às demandas momentâneas. O diretor da Administradora Rio Vermelho, Carlos Nascimento, que esteve na reunião, acredita que o maior ganho do Brasil com a realização do Mundial virá dos investimentos futuros, motivados pela exposição do País durante os jogos, além dos investimentos diretos na infraestrutura.

http://estadao.br.msn.com/economia/artigo.aspx?cp-documentid=26269249

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Saúde - Cigarro e anticoncepcional são fatoresde risco de derrame entre jovens


Cigarro e anticoncepcional são fatoresde risco de derrame entre jovens
Acidente vascular cerebral pode deixar sequelas neurológicas e limitações

O uso combinado de cigarro e pílula anticoncepcional e aanemia pela deficiência de ferro são os principais perigos

Um grupo de pesquisadores suecos concluiu que o derrame ocorrido na juventude tem relação direta com o uso de contraceptivos orais combinados com o hábito de fumar. O incidente pode causar efeitos significativos no desempenho ao longo da vida. Um estudo publicado no periódico Acta Paediatrica constatou que 85% das crianças e jovens que sobreviveram a um AVC (acidente vascular cerebral) terão alguma disfunção neurológica ou limitações.

O derrame entre jovens é definido como um evento vascular cerebral que ocorre entre os 28 dias de vida aos 18 anos de idade. Estudos europeus e americanos descobriram que a cada ano o derrame afeta dois entre 13 jovens a cada 100 mil.

O autor do estudo, Sten Christerson, do Centro de Pesquisa e Reabilitação da Clínica Pediátrica no Orebro University Hospital, estudou registros de todas as crianças que tiveram derrame em um período de sete anos em Uppsala, na Suécia, e concluiu que o anticoncepcional junto ao cigarro ou associado à anemia ferropriva (deficiência de ferro) são fatores de risco. - O objetivo do estudo foi avaliar a incidência, apresentando sinais e sintomas, atraso no diagnóstico, assistência médica, fatores de risco e resultados em curto prazo de acidente vascular cerebral na juventude.

Os pesquisadores analisaram 51 jovens, 23 homens e 28 mulheres. O resultado mostrou que 8% morreram e 85% dos sobreviventes ficaram com disfunções neurológicas ou limitações. Pela análise, os pesquisadores detectaram que um terço tinha doenças crônicas, um terço tinha má formação vascular e outro terço tinha adquirido fatores de risco como infecções agudas, anemia, inflamação dos vasos sanguíneos após varicela e traumas do pescoço.

Esta categoria também incluía seis jovens que usaram contraceptivos orais, assim como cerca de 40% das mulheres suecas com idades entre 15 a 19 anos. Três delas também eram tabagistas e duas também tinham anemia ferropriva. Ainda entre os analisados, 51% tinham sofrido um AVC isquêmico arterial, 41% um acidente vascular cerebral hemorrágico não-traumático e 8% haviam tido um acidente vascular cerebral venoso. Os pesquisadores ainda constataram que a idade do primeiro AVC variou de sete meses e a idade mediana foi de 13 anos e que 31% dos jovens foram diagnosticados no prazo de seis horas, devido a atrasos por parte do paciente, pais ou médico. E os 85% que sobreviveram tiveram alguma deficiência adquirida, enquanto 65% apresentaram comprometimento neurológico, moderado em 24% dos casos e grave em 15%. A deficiência mais comum (43%) foi a paralisia de metade do seu corpo. De acordo com Christerson, são necessárias regras claras para permitir o diagnóstico mais consistente e o tratamento do AVC na infância, assim como a necessidade de serviços de reabilitação em longo prazo.

Ele também levanta preocupações reais sobre meninas que tomam contraceptivos orais e fumam ou têm anemia ferropriva. - Nós sentimos que é importante verificar os níveis de anemia antes de prescrever contraceptivos orais, comprimidos de ferro, conforme necessário, e reforçar os riscos que o fumo representa.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Política - Obama parabeniza Dilma por "vitória histórica"


Obama parabeniza Dilma por "vitória histórica"

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou na tarde desta segunda-feira (1º) para a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, para parabenizá-la pela "vitória histórica" nas eleições deste ano.

Segundo informações divulgadas pela diplomacia norte-americana, Obama elogiou "o povo brasileiro por sua fé e compromisso com a democracia".

O presidente norte-americano também destacou a "excelente" relação entre Brasil e EUA, e demonstrou interesse em aprofundar essa cooperação e explorar novas áreas de colaboração.

A nota indica ainda que Obama disse a Dilma que espera encontrá-la em breve, e deseja que ambos trabalhem de modo conjunto em temas como energia limpa, crescimento global, reconstrução do Haiti, esforços de desenvolvimento colaborativo e "outros temas de importância global".

Nota do Departamento de Estado

O Departamento de Estado dos EUA também emitiu uma nota a respeito das eleições no Brasil. Veja íntegra abaixo:

Parabenizamos a presidente eleita Dilma Rousseff por sua eleição. Também parabenizamos os milhões de brasileiros que exerceram seu direito de votar, tanto no primeiro turno, em 3 de outubro, como no pleito final, dia 31 de outubro. Esse processo eleitoral exemplar mais uma vez ilustrou o respeito brasileiro de longa data pelo governo democrático, pelos direitos civis e pelas liberdades individuais, valores que ambos partilhamos.

Aguardamos a oportunidade de trabalhar com a presidente eleita Dilma Rousseff para aprofundar nossa parceria e fazer avançar objetivos comuns que beneficiarão nossos povos e as Américas.

Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/11/01/obama-parabeniza-dilma-por-vitoria-historica.jhtm