segunda-feira, 31 de maio de 2010

Economia - Maioria das vendas é influenciada pela internet, aponta estudo


Maioria das vendas é influenciada pela internet, aponta estudo

A internet é a principal fonte de informação utilizada pelos brasileiros com acesso à web na hora de realizar uma compra. A conclusão faz parte de uma pesquisa realizada pelo Centro Avançado de Estudos e Pesquisas da ESPM (CAEPM) em parceria com o Ibope Inteligência.

Segundo a pesquisa, 46% dos entrevistados apontaram a internet como a principal fonte de informação na hora de eleger um produto. Em segundo lugar vem a categoria família e amigos, com 26%, seguida por TV (21%) e jornais e revistas (13%). Os entrevistados podiam citar mais de uma opção. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Principais fontes de informação na hora de comprar
Internet
46%
Família e amigos
26%
TV
21%
Jornais e Revistas
13%


Fonte: Centro Avançado de Estudos e Pesquisas da ESPM (CAEPM) e Ibope Inteligência.


O estudo, de abrangência nacional, ouviu 1.200 pessoas com acesso a web e mais de 16 anos de idade em novembro de 2009. Desse total, 1.047 disseram ter comprado, nos últimos seis meses, algum item de uma vasta lista de produtos que incluía carro, celular, computador, aparelho de mp3, livro, geladeira, entre outros.

Para o responsável pelo estudo, o pesquisador da ESPM Marcelo Coutinho, o principal motivo de a internet aparecer em primeiro lugar é o fato de ela oferecer mais fontes de informação ao consumidor do que os outros meios de comunicação.

“O internauta tende a fazer uma pesquisa mais completa. Ele vai atrás de mais informações sobre o produto no site da empresa ou nos portais. O que acontece em outras mídias, como televisão ou jornais, é que o consumidor precisa sair dela para buscar mais informação além da que ele vê no anúncio”, analisa Coutinho.

Entre as pessoas que citaram a internet como determinante na hora de comprar, 41% disseram que o que mais influenciou foi o site do fabricante. Em seguida vem propaganda em portais (26%) e artigos e/ou matérias publicadas em portais (21%).A pesquisa apontou que os jovens são mais influenciados pela internet. A faixa etária entre 25 e 29 anos foi a que mais mencionou a web, com 50% dos entrevistados.

“A tendência é que os jovens de hoje sejam os grandes consumidores do futuro. A importância no mercado de consumo dessa geração vai aumentar e as empresas globais vão começar a buscar mais a internet na hora de anunciar”, prevê Coutinho.


fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/05/28/maioria-das-vendas-e-influencia-pela-internet-aponta-estudo.jhtm

domingo, 30 de maio de 2010

Saúde - Alexandra Szafir lança livro sobre os excluídos pela Justiça


Alexandra Szafir lança livro sobre os excluídos pela Justiça
'DesCasos' tem 82 páginas, foi escrito com o nariz e ajuda de um software.
Advogada de 42 anos convive há 5 com Esclerose Lateral Amiotrófica.
Emilio Sant'Anna Do G1 SP

Foi por sempre “meter o nariz onde não era chamada” que Alexandra Lebelson Szafir deu a dezenas de pessoas o direito a uma defesa justa. Foi com o mesmo nariz - que alguns diriam intrometido - que a advogada criminalista de 42 anos escreveu o livro que lança nesta segunda-feira (31), em São Paulo.

“DesCasos: uma advogada às voltas com o direito dos excluídos” (Editora Saraiva) é um apanhado de histórias presenciadas pela autora em mais de dez anos de prática nos fóruns criminais. Nesse período, Alexandra conciliou seu trabalho como sócia de um importante escritório em São Paulo com a atividade gratuita prestada em penitenciárias, delegacias e associações.

"Eu, que sempre prezei minha independência, tive que aprender a depender dos outros"
Alexandra Szafir

Irmã do ator Luciano Szafir, mãe de um casal de filhos (10 e 12 anos), Alexandra ganhou reconhecimento, recebeu do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) o Prêmio Advocacia Solidária e livrou da cadeia pessoas que passariam anos a fio sem ter direito a um defensor. Foi nesse período também que os primeiros sinais da ELA começaram a se manifestar.

ELA é a abreviação que mudou a vida de Alexandra e colocou seu nariz novamente em evidência. Esclerose Lateral Amiotrófica, a mesma doença do físico Stephen Hawking. Os primeiros sintomas começaram em 2005 e como ela descreve no livro “é um vilão bem pior que os seres humanos conseguem ser.”

Primeiro foram as pernas, depois as mãos e os braços também foram afetados. Em pouco tempo atingiu as costas, a capacidade de deglutir e falar. “Estava praticamente incomunicável, minhas ideias e meus pensamentos presos em minha cabeça”, relata Alexandra no livro.

Em seu quarto, ao lado da cama, livros empilhados e processos criminais disputam espaço com o respirador e todo o aparato necessário para mantê-la longe das complicações da doença. “Eu, que sempre prezei minha independência, tive que aprender a depender dos outros. Mas estou cercada de pessoas maravilhosas e não tenho vocação para ser infeliz, então minha vida familiar é o mais normal possível”, disse Alexandra ao G1, em entrevista por e-mail.

E-mail, computador, peças jurídicas, tudo isso graças ao seu nariz e a um software instalado no notebook por sua fonoaudióloga. O programa utiliza a webcam para reconhecer em seu rosto o ponto central: o nariz, que passa a comandar o mouse. Assim, cada letra vai sendo digitada em um teclado virtual

Alexandra levou cerca de dois anos para escrever o livro utilizando esse software. O que pode parecer resultado de um esforço sobre-humano se revela, na verdade, a consequência de um trabalho que nunca parou. “Meu trabalho hoje consiste, quase que todo, em redigir peças: defesas, habeas corpus. Mas, quando necessário, vou ao júri (escrevo meu texto de antemão), oriento outros advogados por e-mail ou Messenger. E, claro, continuo advogando gratuitamente”, afirma.

O que Alexandra relata nos 21 pequenos capítulos de seu livro mais do que surpreender, assusta. São histórias colhidas ao longo de mutirões carcerários, visitas às delegacias (numa época em que serviam de depósito de presos) e até mesmo em audiências.

"Não tenho vocação para ser infeliz, então minha vida familiar é o mais normal possível"
Alexandra Szafir

São casos como o de José Roberto, um jovem paraplégico –após ser baleado pela polícia e que necessitava de cuidados médicos constantes– e que a promotoria insistia em colocar atrás das grades mesmo sem poder garantir sua integridade. As idas e vindas da cadeia de “Lady Laura”, uma senhora de 75 anos com claros problemas mentais; ou ainda o período de 1 ano e 8 meses de prisão de um acusado que morava na favela e não teve seu endereço encontrado por um oficial de Justiça, o que o levou à prisão. A narrativa de Alexandra corre solta e revela histórias de pessoas tratadas como não humanos.

Para ela, a razão de Carnegundes –outro personagem real de seu livro– ter sido preso sem direito a defesa, advogado e nem mesmo um juiz que pudesse julgar seu caso não é a desigualdade do Judiciário. “A razão porque os pobres passam mais tempo presos é que não há defensores públicos em número suficiente para levar os casos de réus pobres com rapidez ao conhecimento do Judiciário”, afirma.

ELA, ou Esclerose Lateral Amiotrófica, é uma doença rara e com causa ainda não completamente conhecida. Afeta os neurônios motores da medula espinhal e é progressiva.

Na maioria dos casos, leva de seis meses a um ano entre os primeiros sintomas e a completa paralisia, explica Jorge El-Kadum, titular e vice-presidente da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) entre 2004 e 2008. “Quando começa a atingir a musculatura do bulbo cerebral começa a ter a falência respiratória”, diz.

Apesar da paralisia, a sensibilidade em todo o corpo é preservada. No entanto, não existe cura e as complicações podem se tornar constantes. “Existe sempre o risco da aspiração pulmonar, por isso é importante que o paciente fique sempre sob cuidados”, afirma El-Kadum.
Casos em que a doença evolui mais lentamente são mais raros, mas podem acontecer. “Cerca de 10% dos pacientes tem uma evolução da ELA mais lenta”, diz o neurologista.

A renda do livro de Alexandra será revertida para a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (AbrELA).


http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/alexandra-szafir-lanca-livro-sobre-os-excluidos-pela-justica.html

sábado, 29 de maio de 2010

Tecnologia - USP cria braço robótico para tetraplégicos


USP cria braço robótico para tetraplégicos
Felipe Maeda Camargo - Agência USP - 25/05/2010

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um sistema híbrido para membros superiores (braço, antebraço e mãos) que auxilia as atividades motoras de pessoas tetraplégicas.

O equipamento permite que o paciente alcance objetos distantes do corpo por comandos de voz. O trabalho foi feito na Escola de Engenharia de São Carlos, da USP.

Exoesqueleto

Renato Varoto, responsável pela pesquisa, explica que o diferencial deste sistema foi a combinação de técnicas utilizadas.

"A técnica mecânica, que inclui a órtese e que possibilita movimentos de flexão e extensão do cotovelo; e uma técnica não convencional, que é a estimulação elétrica neuromuscular, que possibilita os movimentos da mão," diz Varoto.

O protótipo é constituído de uma órtese dinâmica para cotovelo, que funciona como um exoesqueleto, eletrodos de superfície que vão nas mãos e uma luva que contém sensores para indicar ao paciente a força aplicada.

Comando de voz

Todas as partes mecânicas e eletrônicas do equipamento são comandadas por voz.

"Com o comando de voz, cinco palavras são gravadas de acordo com o gosto do paciente: uma para estender o braço, uma para a flexão do cotovelo, uma para parar o movimento, uma para pegar o objeto e uma para soltar o objeto. Se for preciso, é possível controlar o nível de estimulação para o movimento da mão e a velocidade da órtese do cotovelo, cada uma com duas palavras", descreve Varoto.

Segundo o pesquisador, o sistema é indicado para tetraplégicos que possuem movimentos somente do pescoço e do ombro. Desse modo, o comando de voz é essencial para que os tetraplégicos realizem os movimentos voluntariamente.

Braço robótico para tetraplégicos

O braço robótico criado por Varoto foi testado em 15 pacientes do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em março e abril deste ano.

O pesquisador ressalta que "o que chama a atenção é o auxílio que o sistema pode trazer aos tetraplégicos".

Nos testes clínicos, os pacientes conseguiram exercer de forma autônoma atividades como beber água e se alimentar. "São atividades simples para nós, mas para os pacientes, que perderam quase todos os movimentos do corpo, traz uma grande satisfação a esperança de poder fazê-las", diz Varoto.

Fisioterapia com robô

O pesquisador pretende continuar as aplicações com os pacientes. O próximo passo será aplicar uma terapia assistida por robô. Nessa terapia, o paciente faz uma série de movimentos repetitivos com o sistema, com a diferença de que, em vez de ser um fisioterapeuta que o auxilia nas atividades, é um robô que exerce essa função.

O objetivo da terapia é tentar fazer o tetraplégico ganhar movimentos naturais com um método artificial.

Varoto explica como isso pode acontecer pelo conceito de neuroplasticidade: "Quando um paciente apresenta paralisia e começa a fazer movimentos repetitivos com a ajuda de aparelhos, ele pode reaprender, ainda que não totalmente, alguns movimentos. O que pode acontecer em termos biológicos é que há um rearranjo dos neurônios no sistema nervoso central."

O pesquisador ressalva que ainda há alguns aspectos do sistema que precisam ser aperfeiçoados: "O sistema pode ser mais leve e pode melhorar esteticamente. Quanto mais atender as expectativas do paciente melhor".


http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=braco-robotico-tetraplegicos&id=010180100525

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Geral - Menino de 2 anos fuma 40 cigarros por dia na Indonésia


Menino de 2 anos fuma 40 cigarros por dia na Indonésia, diz família

Aldi tem o hábito desde os 18 meses e fica furioso quando é privado dele.
Aldi SugandaRizal, de 2 anos, é visto fumando cigarro enquanto brinca com parentes em 23 de maio, em Sekayu, distrito de Sumatra, na Indonésia. Segundo relatos da família, ele é viciado em cigarro e fuma 40 por dia. Ele começou a fumar aos 18 meses, quando seu pai lhe ofereceu uma tragada. (Foto: Barcroft)

'Quando fica sem fumar, ele fica enfurecido, grita e bate a cabeça na parede', disse sua mãe, Diana, de 26 anos. 'Ele me disse que fica enjoado e doente.' Autoridades ofereceram à família um carro se ele parar de fumar, mas o pai, que é peixeiro, disse não ver problema. 'Ele me parece bem saudável', disse. (Foto: Barcroft)

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/menino-de-2-anos-fuma-40-cigarros-por-dia-na-indonesia-diz-familia.html

Colaboração: Caio César




Política - Popularidade de Lula bate recorde


Popularidade do governo Lula vai a 76% e volta a nível recorde
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a registar 76% de aprovação para o seu governo, um recorde desde que assumiu, em janeiro de 2003. O petista tinha obtido essa taxa em março deste ano, mas depois recuara para 73%, em abril. Os dados são de pesquisa nacional Datafolha realizada ontem e anteontem com 2.660 entrevistas.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O mais notável na popularidade presidencial é que a curva tem se mantido acima de 70% desde dezembro, quando o país soube que a economia já estava em franca recuperação após a crise financeira internacional.

Além dos 76% que avaliam o governo Lula como "bom" ou "ótimo", outros 19% o apontam como "regular". E 5% classificam a gestão lulista como "ruim" ou "péssima". Só 1% diz não saber responder. O recorde foi captado pelo Datafolha numa semana em que o petista esteve fora do país. Lula foi ao Oriente Médio e anunciou junto com a Turquia acordo com o Irã visando diminuir a tensão na região.

Embora contestada por vários países desenvolvidos, a negociação de Lula recebeu ampla cobertura da mídia brasileira, rendendo muita exposição ao presidente no noticiário.
Lula é o presidente mais bem avaliado desde o fim da ditadura. Fernando Collor (1990-1992) teve máxima de 36%. Fernando Henrique Cardoso (1995-2001) chegou a 47%.

Lula obteve agora sua melhor nota, de zero a dez. Desta vez, a nota foi 8,0, nunca antes registrada --havia sido 7,9 em abril. No auge do escândalo do mensalão, em 2005, a média de Lula chegou a cair para 5,4.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u739184.shtml

Tecnologia - Carro dá partida após reconhecer rosto do motorista


Em feira em SP, carro dá partida após reconhecer rosto de motorista

Veículos também ganham sistema de leitura das impressões digitais.
Evento de segurança mostra novidades tecnológicas na área.

Até a próxima quinta-feira (27), São Paulo recebe a 13ª edição da Exposec, Feira Internacional de Segurança. A feira apresenta tecnologias voltadas para segurança em diversos segmentos, entre eles o setor automotivo. Os destaques desta edição são os sistemas de biometria facial, que reconhece o rosto do motorista, e o StartFinger, que dá a partida pela impressão digital do dono do veículo.

O sistema de biometria facial, da empresa Ex-Sight, funciona a partir do cadastro de um rosto, que libera o acesso quando reconhecido. O cadastramento facial pode ser feito por uma foto e usado em diversas situações como para dar partida no carro ou caminhão, e, assim, evitar roubos. “A ideia é não deixar o crime acontecer”, afirma o diretor comercial da empresa Arnaldo Maciel Jr.

Carro só liga depois que sistema faz o reconhecimento biométrico.
A tecnologia também serve para dar acesso seguro a estádios, escolas e empresas, e para fazer um histórico de todos os usuários que entraram, ou tentaram entrar.

Outra novidade que ajuda na segurança dos carros é o StartFinger, sistema que dá a partida no veículo com uma impressão digital cadastrada. De acordo com Aloísio Delfim, do departamento comercial da Finger Tech, o sistema memoriza até 50 usuários, com digitais de três dedos de cada um. A impressão de um desses dedos é reservada para casos de emergência, como um assalto, por exemplo. Se o usuário der partida com o dedo de emergência, o carro só vai andar por 10 minutos, depois o sistema de alimentação é cortado e o veículo para.

Equipamento registra impressões digitais.
A feira traz ainda um carrinho da Ecocubs parecido com o patinete Segway, para utilização em rondas internas de shoppings e empresas. O veículo individual chega este ano com a variação de quatro rodas e de fabricação brasileira, sendo, assim, mais barato. Cada patinete será vendido por cerca de R$ 6 mil. O Segway, importado dos EUA, custa em média R$ 20 mil no Brasil. De acordo com Luciano Caruso, gerente de marketing da Graber Segurança, a versão nacional barateia o custo das empresas.

A Exposec ocorre no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes Km 1,5), até quinta-feira (27) das 13h às 20h, com entrada gratuita.

domingo, 23 de maio de 2010

Geral - Alunos de ensino médio de SP estudam menos tempo e têm mais matérias que os de Nova York


Alunos de ensino médio de SP estudam menos tempo e têm mais matérias que os de Nova York

Um levantamento feito por um pesquisador da Secretaria de Educação de Nova York mostrou que os alunos de ensino médio do estado de São Paulo estudam menos horas por semana e mais matérias ao mesmo tempo do que os alunos do mesmo nível da cidade americana. De acordo com a pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (19), os professores paulistas também lecionam por mais horas, têm mais estudantes por sala e maior probabilidade de dar aula em mais de uma escola. Ou seja, acabam responsáveis por muito mais alunos do que os docentes nova-iorquinos.

O estudo, feito pelo pesquisador Jesse Margolis, compara o estado de São Paulo com a cidade de Nova York por causa da dinâmica do ensino nos dois locais. O município americano é responsável pela gestão escolar, enquanto que o estado fica com a parte de regulação. No Brasil, os dois quesitos ficam a cargo tanto do estado quanto da cidade.

O número médio de alunos por sala de aula no estado de SP (34,7) é aproximadamente 33% maior do que o total da cidade americana (26,1). Outro dado apontado por Margolis é que mais alunos de ensino médio têm aulas à noite em São Paulo do que na comparação com os de Nova York. Pela pesquisa, 43,6% das pessoas que cursam esse nível em escolas públicas do estado o fazem à noite; nos EUA, o total é de 5,5%.

Além disso, o número de professores que se ausenta da sala de aula –e exige uma substituição temporária– é duas vezes e meia maior em São Paulo do que em Nova York. A pesquisa também mostra que os professores de tempo integral no estado brasileiro passam pelo menos mais 11 horas em sala que seus colegas americanos.

“É muito difícil conseguir o dado exato, mas não me surpreenderia que um professor de ensino médio tivesse duas vezes mais alunos [em São Paulo]. [Mas] Isso seria um dado aproximado”, afirmou Margolis. O pesquisador disse que o que acontece em Nova York não é "necessariamente" melhor do que em SP.

Para ele, um dos problemas é que o professor não consegue acompanhar adequadamente o aluno. “Uma maneira possível, que não necessariamente posso recomendar, seria que o aluno não estudasse tantas matérias ao mesmo tempo. Não é que tem que diminuir o numero de matérias que estuda um aluno de ensino médio. Mas, em Nova York, o que fazemos é que um aluno estuda biologia em um ano, química no segundo, física no terceiro, e tem um só professor de ciências, ao invés de três.”

fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/05/21/alunos-de-ensino-medio-de-sp-estudam-menos-tempo-e-tem-mais-materias-que-os-de-nova-york.jhtm
Colaboração: Thaisley Sayonara

sábado, 22 de maio de 2010

Economia - Alta na bolsa


Bovespa tem primeira alta em sete pregões
Ibovespa fechou o dia com ganho de 3,55%, aos 60.259 pontos.
Mercados externos também tiveram ‘trégua’ nesta sexta.

Dólar fecha estável após dia volátil nesta sexta-feira

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta nesta sexta-feira (21) pela primeira vez em sete pregões. O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, encerrou o dia com valorização de 3,55%, aos 60.259 pontos.

Na semana, entretanto, o Ibovespa recuou 4,97% e, no mês, acumula baixa de 10,77%. No ano, o índice já caiu 12,14%. Ao longo da sexta-feira, foram negociados R$ 6,52 bilhões na bolsa paulista.

Os mercados externos também tiveram uma “trégua” em meio às preocupações com a crise na Grécia. Nos Estados Unidos, os principais índices também mostravam indicação de alta. Na Europa, o fechamento não teve direção comum.

O nervosismo com a crise fiscal da zona do euro diminuiu levemente após o parlamento alemão aprovar uma lei que autoriza o país a contribuir para o socorro financeiro à Grécia e outras nações atingidas pelos efeitos do alto endividamento público.

No outro lado do Atlântico, o temor com a nova regulação do setor financeiro norte-americano diminuiu, após a aprovação do projeto pelo Senado, com os investidores entendendo que as mudanças serão menos prejudiciais do que se previa para os bancos. As ações do setor estiveram entre as líderes de alta.

Para profissionais do mercado, no entanto, o movimento do dia sinaliza mais uma recuperação técnica do que uma reversão da derrocada recente. "O cenário não mudou, ainda tem muitas preocupações com a Europa e medo de que uma crise mais longa contamine a economia mundial", disse Álvaro Bandeira, diretor da Ágora Corretora.

Na bolsa paulista, papéis que haviam desabado com mais força foram alvos de caçadores de pechinchas e subiram forte. Foi o caso da ação preferencial da Vale, que deu um salto de 7,44%, cotada a R$ 40,29.

O setor imobiliário, que já havia disparado na véspera, estendeu a recuperação, mais uma vez sob liderança de MRV, com avanço de 6,9%, a R$ 11,53. Individualmente, Klabin foi a de melhor performance no índice, ao subir quase 10%, a R$ 4,85.

A sequência de seis baixas seguidas não era vista desde o início de outubro de 2008, no auge da crise financeira americana. Com este desempenho, o índice acumulou queda de 10,8% nos seis pregões até quinta-feira.

http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/05/bovespa-tem-primeira-alta-em-sete-pregoes.html

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Saúde - Os perigos de um cachorro-quente


Um cachorro-quente por dia aumenta em 42% chances de doenças do coração
Com a mesma dieta, há ainda 19% mais chance de ter diabetes

Comer um cachorro-quente por dia aumenta em 42% os riscos de sofrer doenças cardiovasculares, segundo um estudo americano publicado nesta segunda-feira (17) e que mostra os riscos associados ao consumo de carnes e embutidos.

O estudo da Faculdade de Medicina de Harvard não revela a mesma correlação com o consumo de carne fresca, seja de boi, porco ou carneiro.

A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira no site do jornal Circulation e se baseia na análise de 1.600 estudos que analisaram 1,218 milhão de pessoas em uma dezena de países.

As análises mostram que um consumo diário de 50 gramas de embutidos, como uma salsicha, rodelas de mortadela ou de bacon defumado está associado a um risco 42% maior de desenvolver uma doença cardiovascular, assim como 19% mais chances de ter diabetes.

http://noticias.r7.com/saude/noticias/um-cachorro-quente-por-dia-aumentaem-42-chances-de-doencas-do-coracao-20100517.html

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tecnologia - Anatel testa a qualidade da banda larga fixa no Brasil

Anatel testa a qualidade da banda larga fixa no Brasil

Agência quer saber se velocidade corresponde à prometida pelas operadoras.
Testes estão sendo feitos em residências de SP, RJ e mais seis capitais.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está realizando testes para medir a qualidade da banda larga fixa no Brasil. A agência quer saber, por exemplo, se a velocidade da conexão corresponde àquela prometida pelas operadoras. Os testes começaram em março e estão sendo feitos em 160 residências nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Brasília.

De acordo com a Anatel, participam dos testes as prestadoras Telefônica, Oi, GVT e NET, selecionadas com base na participação de mercado na oferta da banda larga fixa. A agência informou ainda, em nota divulgada nesta terça-feira (11), que até o fim do ano emitirá um relatório sobre o resultado dos testes, que estão sendo feitos em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Comitê Gestor da Internet (CGI.Br).

O objetivo da agência é melhorar a qualidade do serviço, que recebe várias reclamações sobre velocidade, demora para estabelecer conexão, queda frequente dos serviços e perda de pacotes de dados. Esses itens também serão avaliados nos testes, que estão sendo feitos por meio de equipamentos instalados na casa dos participantes voluntários da amostragem.

A banda larga fixa tem no Brasil, segundo dados das empresas de telecomunicações, cerca de 12 milhões de assinantes. O número é o mesmo na banda larga móvel, que também tem 12 milhões de clientes, que recebem os serviços pelas redes da telefonia celular. A Anatel vem preparando uma atualização do regulamento da banda larga fixa, que deverá estabelecer inclusive um limite mínimo de variação entre a velocidade contratada e a efetivamente entregue, além de uma relação de direitos dos usuários dos serviços. Ainda não há previsão de quando este regulamento entrará em vigor.

http://g1.globo.com/tecnologia-e-games/noticia/2010/05/anatel-testa-qualidade-da-banda-larga-fixa-no-brasil.html

terça-feira, 18 de maio de 2010

Política - Dilma à frente de Serra


Vox Populi mostra Dilma pela primeira vez à frente de Serra

Pesquisa Vox Populi divulgada na noite deste sábado no Jornal da Band mostra a petista Dilma Rousseff pela primeira vez à frente do tucano José Serra, com 38% a 35%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

O levantamento foi feito entre os dias 8 e 13 e ouviu 2 mil eleitores em 117 cidades de todas as regiões do país.

Na pesquisa anterior do instituto, realizada no dia 3 de abril, Serra aparecia com 38% e Dilma com 33%.

Dilma está à frente de Serra também na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes ao eleitor. Ela tem 19% e ele, 15% nesse levantamento.

Num eventual segundo turno, Dilma teria 40% e Serra, 38%, segundo o Vox Populi.

Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar, com 8%, uma leve oscilação em relação aos 7% que tinha em abril.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u735825.shtml

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tecnologia - O que pode surgir em 2010


Tecnologia: o que pode surgir em 2010

Este ano pode ser considerado a consolidação dos tablets, leitores eletrônicos, cloud computing e TV Digital

Mesmo com a crise econômica castigando diversos países e mercados em 2009, você acompanhou durante todo o ano passado, aqui no Olhar Digital, inúmeras novidades do mundo da tecnologia que foram lançadas ao redor do planeta. Mas e agora, o que deve aparecer em 2010 em um mercado com consumidores tão sedentos por coisas novas? Cesar Taurion, gerente de novas tecnologias da IBM, nos dá uma dica sobre o que está por vir.

“Primeiro, com certeza, a evolução dos próprios smartphones. Eles continuam crescendo em termos de disseminação do mercado, funcionalidades. Você vê a loja virtual da Apple com mais de 100 mil aplicativos, o Android do Google com mais de 16 mil (aplicativos), e assim por diante. Inovação acontece a todo instante nesse cenário”, acredita o especialista.

E nesse time também estão os tablets e os leitores eletrônicos, que ganharam bastante espaço na CES, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo realizada no início do ano. Além, é claro do recentemente lançamento do tablet da Apple. Os novos investimentos em TV Digital serão focados na interatividade com o usuário, especialmente durante as Eleições, aqui no Brasil, e a Copa do Mundo de Futebol na África do Sul.

E como o ponto principal é mobilidade, os desktops que se cuidem. No último ano, os notebooks representaram 41% do total de vendas no Brasil, segundo a consultoria IDC. Para 2010, a previsão é de que esse número represente mais da metade do total de vendas no país.

“Qual é o sentido de você ter que precisar se deslocar para acessar uma informação se ela chega até você? Então, eu acho que nos próximos anos o microcomputador tradicional, aquele PC que tem fiação e cabos presos à parede não têm mais sentido”, aposta Taurion.

É claro que o ramo empresarial também ganhará aliados. O Cloud Computing, aquela idéia de utilizarmos, em qualquer lugar, as mais variadas aplicações por meio da internet, também promete se consolidar em 2010, ainda mais com a chegada do Chrome OS, o sistema operacional do Google baseado na computação em nuvem.

“Pode ser que no futuro, com a evolução da tecnologia, dos sensores - nós estamos cada vez mais instrumentados, mais e mais dispositivos e sensores espalhados pelo mundo - consigmos até prever terremotos, como esse que aconteceu no Haiti. Ainda está um pouco distante disso, mas muita coisa está sendo feita nessa área”, projeta o executivo.

E vem muito mais por aí! Hoje, o Brasil é o segundo país com mais usuários do Twitter, perdendo apenas para os Estados Unidos. As redes sociais não param de crescer, bem como o acesso de mais pessoas à internet. Brasil, França e Inglaterra são exemplos de países que contam com recentes planos de popularização da banda larga para famílias de baixa renda. Este é um assunto, aliás, que pode fazer toda a diferença esse ano aqui no Brasil. Para acompanhar tudo isso de perto, continue ligado e conectado no Olhar Digital!

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=10520

sábado, 15 de maio de 2010

Geral - Diferença de idade no casamento reduz expectativa de vida da mulher, diz estudo


Diferença de idade no casamento reduz expectativa de vida da mulher, diz estudo

Expectativa de vida de mulher casada com parceiro de sete a nove anos mais jovem cai 20%, segundo pesquisa.

Um estudo feito na Alemanha indicou que casar com um homem muito mais velho ou mais novo pode reduzir a expectativa de vida de uma mulher.

Analisando dados de mais de dois milhões de casais dinamarqueses, os pesquisadores do instituto Max Planck de pesquisas em demografia perceberam que o risco de mortalidade de uma mulher casada com um parceiro entre sete e nove anos mais jovem aumenta 20%.

Se for casada com um homem entre sete e nove anos mais velho, as chances de mortalidade também aumentam, mas em grau menor - menos de 10%.

Os dados foram publicados na última edição da revista científica "Demography".

Há muito tempo os cientistas procuram avaliar se as diferenças de idade no casamento exercem o mesmo tipo de influência sobre a vida de homens e mulheres. A pesquisa atual mostra que não.

No caso masculino, um homem que tem uma parceira entre sete e nove anos mais jovem reduz o seu risco de mortalidade em 11%. No sentido oposto, as chances de mortalidade aumentam quando a parceira é mais velha.

O coordenador do estudo, Sven Drefahl, disse que as novas evidências mascaram as análises que tentam explicar este fenômeno.

"As razões para as diferenças de mortalidade em decorrência da diferença de idade entre parceiros permanecem desconhecidas", disse.

Hipóteses
Até então, a hipótese dominante é a de que os indivíduos - homens e mulheres - que escolhem parceiros mais jovens o fazem porque são mais saudáveis e, portanto, já gozam de uma expectativa de vida mais alta.

Outras explicações apontam para os benefícios psicológicos de ter um parceiro mais jovem, que, ainda por cima, também poderia prover melhores cuidados durante a velhice.

Drefahl aponta, porém, que estas explicações não parecem se aplicar às mulheres. "Os casais em que o marido é mais jovem violam as normas sociais e, portanto, sofrem mais sanções sociais", especula o cientista.

Além disso, as mulheres não parecem se beneficiar tanto quanto os homens de ter um parceiro durante a velhice, porque tendem a compartilhar mais os momentos de sua vida com suas amigas.

Já os homens, têm "em média, menos contatos sociais, e de menor qualidade", que as mulheres, disse o pesquisador.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/05/diferenca-de-idade-no-casamento-reduz-expectativa-de-vida-da-mulher-diz-estudo.html

Colaboração: Fabiolla Rocha

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Saúde - Combate à obesidade

Tratamento contra bactérias do intestino ajuda a combater obesidade

Algumas delas têm capacidade de fazer corpo acumular mais gordura.
Criança pode herdar da mãe micróbios ligados ao ganho de peso.

Microorganismos que moram no intestino podem ser um dos grandes obstáculos para quem quer perder peso. Um novo tratamento que ajuda a emagrecer com saúde reduz a quantidade de bactérias no intestino, que, segundo estudos recentes, atrapalham o emagrecimento, mesmo quando a pessoa faz exercícios físicos e evita os alimentos que engordam.

A nutricionista Ana Letícia Bentes se submeteu à nova técnica, e comemora a redução dos centímetros e dos quilos. Ela segue uma dieta rica em fibras, come de três em três horas e toma suplementos naturais. O resultado, ela diz, é o fim do efeito sanfona.

“Quando tinha força de vontade, quero emagrecer, estava no meu limite, perdia logo uns cinco quilos e ficava dois, três meses bem. Depois largava de mão e voltava a engordar de novo. Para mim o mais importante hoje é o bem estar físico, emocional, psicológico. O emagrecimento vem como uma consequência disso. Acho que fica um bem estar geral”, lembra Ana Letícia Bentes.

A obesidade é considerada uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde. No Brasil, há 17 milhões de obesos, quase 10% da população.

“Quando uma pessoa magra e uma pessoa gorda ou com excesso de peso consome a mesma refeição, por exemplo, um sanduíche, aquela mais gorda tem mais capacidade de reter as calorias daquele mesmo sanduíche. Isso porque as bactérias que são ruins e que estão no intestino também têm a capacidade de fazer acumular mais gordura, então as pessoas tem mais facilidade de acumular peso por esses dois motivos”, explica a nutricionista Patrícia Davidson.

Gravidez
A busca pelo equilíbrio no intestino começa na gestação. Se a mãe engorda muito na gravidez, a criança herda as bactérias ligadas à obesidade. A luta continua ao longo da vida. O número dessas bactérias cresce bastante com consumo excessivo de bebidas alcoólicas, gorduras e carboidratos.

O tratamento inclui a reeducação alimentar, associada ao consumo de bactérias conhecidas como probióticos, que equilibram a flora intestinal. Além das fibras encontradas principalmente na cebola, no alho e na farinha de banana verde, que pode ser usada em várias receitas.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/05/tratamento-contra-bacterias-do-intestino-ajuda-combater-obesidade.html

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Política - Programas de renda diminuem com Serra


Programas de renda encolhem com Serra

Reportagem de Gustavo Patu, publicada na edição de hoje da Folha, informa que o Renda Cidadã e o Ação Jovem, os dois principais programas sociais de transferência de renda mantidos pelo governo paulista, encolheram ao longo da administração do tucano José Serra --que deixou o Palácio dos Bandeirantes em março para disputar a Presidência.

O pagamento desses benefícios caiu de R$ 279,5 milhões, em 2006, para R$ 198,9 milhões em 2009. Considerada a inflação, a queda chega a 38%. Os dois programas respondem juntos por cerca de 80% das despesas estaduais com transferências diretas de renda.

O Renda Cidadão é uma espécie de Bolsa Família local, e gastará menos com o pagamento de benefícios em 2010 do que em 2006 --quando houve uma duplicação de verbas em ano eleitoral. Em 2010, houve nova ampliação no pagamento do benefício. O Ação Jovem, voltado para estudantes de baixa renda com idade de 15 a 24 anos, hoje é inferior ao do final do mandato de Geraldo Alckmin (PSDB).

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social atribui a queda no número de atendidos à melhora da renda no Estado no período.

Outro lado
Em nota enviada à Folha, o governo de São Paulo lista programas de outras modalidades para sustentar que a queda nas transferências diretas de renda a famílias não significa redução do gasto social como um todo nos últimos anos no Estado.

Entre esses programas estão o Vivaleite, que distribui o produto a crianças e idosos; os restaurantes Bom Prato, que oferecem refeições a R$ 1; o Acessa Escola, que paga bolsas a alunos que atuam como monitores em salas de informática; o PEQ (Programa Estadual de Qualificação).

O governo defende também que sejam somados aos resultados do Renda Cidadã as bolsas distribuídas em 2009 pelo PEQ, com valor de R$ 210 e duração de três meses (as bolsas do Renda Cidadã são de R$ 60, com duração de até três anos). Nesse caso, segundo o governo, o número de famílias atendidas no ano passado superaria o de 2006.

Esportes - Convocados para a Copa

INFOGRÁFICO: veja a lista de convocados das seleções da Copa
Apenas Coreia do Norte ainda não divulgou relação dos jogadores

domingo, 9 de maio de 2010

Economia - Inflação em abril

Inflação em abril

No supermercado, o consumidor tem visto os preços subindo mais rápido. De olho nesse movimento, o Banco Central aumentou, na semana passada, a taxa básica de juros pela primeira vez em 19 meses para controlar a inflação. Especialistas dizem que, apesar de os alimentos terem sido os “vilões” dos preços neste ano até abril, o problema da inflação é a demanda, que está aquecida demais.

Os economistas explicam que os preços só sobem se houver alguém que compre os produtos pelo novo preço – e eles acreditam que é justamente isso que está acontecendo no Brasil. Com o aumento da renda e do crédito, as pessoas continuam comprando mesmo com os preços em alta.
Até abril, os preços medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulam alta de 2,65% - enquanto os alimentos acumulam valorização de 5,19%.

“O aumento de preços é generalizado, porque a parte que compra sancionou essa alta. A renda aumentou, com a alta do salário mínimo, o mercado de trabalho aquecido e o desemprego baixo”, diz Tatiana Pinheiro, economista do Banco Santander. Para a especialista, os preços devem continuar subindo até junho, respondendo à demanda aquecida.

Alguns fatores também causaram a alta dos preços dos alimentos neste começo de ano, como a alta das commodities (produtos básicos, como os agrícolas) em nível mundial, a entressafra da cana-de-açúcar no Brasil aliada ao problema na colheita do produto na Índia e os problemas climáticos, que afetaram a colheita de certos produtos.

sábado, 8 de maio de 2010

Tecnologia - Livros com a Wikipédia

Wikipedia lança recurso para criar livros com verbetes da enciclopédia

Usuário pode criar volume com páginas do site à sua escolha.
É possível pedir uma versão impressa, personalizando
capa e título.

Do G1, em São Paulo

Usuário escolhe título, subtítulo, cor e imagem da capa do livro.
A Wikipedia lançou nesta quinta-feira (6) um recurso que permite aos usuários criar livros com o conteúdo da enciclopédia on-line.

Na página inicial do site, há agora o botão “Criar um livro”. Depois de clicar, o internauta pode criar um livro personalizado, adicionando verbetes – pelo link “Adicionar página ao livro”. Cada vez que escolher nesta opção, o verbete em exibição no momento é adicionado. O número de páginas do exemplar é mostrado no menu ao lado esquerdo da tela e atualizado automaticamente.

As páginas do livro podem ser organizadas em capítulos, trocadas de ordem ou excluídas. Ao terminá-lo, o usuário pode ainda escolher o título de sua obra. O livro pronto pode ser salvo em PDF, compartilhado com amigos na rede ou até mesmo impresso.

A editora PediaPress é responsável pelas versões impressas. Ao escolher essa opção, o usuário é redirecionado para o site da companhia, no qual pode customizar a capa, escolhendo a cor, título, subtítulo e imagem de sua preferência.

Uma página de ajuda da Wikipedia traz mais informações para quem quiser criar seus livros com conteúdo do site.

http://g1.globo.com/tecnologia-e-games/noticia/2010/05/wikipedia-lanca-recurso-para-criar-livros-com-verbetes-da-enciclopedia.html

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Geral - Professora pega 30 anos de prisão

Professora pega 30 anos de prisão por morte de ladrão de bicicleta no interior de SP
A professora de educação física Patrícia Torrossian Pinheiro, 33, foi condenada a 30 anos de prisão pelo assassinato de Carlos Alberto Ignácio, 20. O crime ocorreu em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) há 11 anos e teria sido motivado por um furto de bicicleta. A defesa recorreu.

O julgamento começou no início da tarde de quinta-feira e só terminou na madrugada de ontem (30). O juiz José Roberto Bernardi Liberal condenou Patrícia à pena máxima por homicídio qualificado por motivo torpe e pediu a prisão cautelar dela, o que a impede de recorrer da decisão em liberdade.

Como apresentou uma licença para não participar do julgamento, Patrícia, que aguardava o processo em liberdade, não foi presa e agora é procurada pela Justiça. "Vou recorrer para que seja feito um novo júri ou para que a pena seja reduzida. Vou entrar com pedido de habeas corpus para que ela possa continuar em liberdade enquanto aguarda o recurso", disse o advogado de Patrícia.

Na noite de 24 de junho de 1999, Patrícia e dois homens teriam sequestrado Ignácio na porta de casa e o levado até a fazenda Santa Maria, onde foi morto com dois tiros na cabeça. O crime ocorreu porque Ignácio teria furtado a bicicleta de Patrícia. Também acusado pelo crime, Leandro Rosa Santos foi julgado e absolvido por falta de provas. Os dois homens que teriam participado do crime com Patrícia nunca foram achados.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u728788.shtml
Colaboração : Thaisley Sayonara - 3º ano

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Esportes - Campeões estaduais


Times 'sobem um degrau' e comemoram títulos estaduais neste domingo
Vice-campeões em 2009, Santos, Atlético-MG, Grêmio e Atlético-GO agora erguem a taça. Vitória, Fortaleza e Avaí se mantêm no topo

Em um ano, o sabor amargo do vice. No outro, a alegria do título. Esta foi a história de alguns dos times que se sagraram campeões estaduais neste domingo. Santos, Atlético-MG e Atlético-GO conseguiram dar a volta por cima e subir um degrau em 2010, erguendo a taça nas competições regionais.

No Rio Grande do Sul, o Grêmio fez a segunda melhor campanha da última temporada, mas nem chegou a sentir o gosto do segundo lugar, já que o Inter ganhou os dois turnos. Desta vez, no entanto, conseguiu desbancar o rival.

A quebra da sequência de títulos de um arquirrival já havia sido realizada pelo Botafogo - que faturou os dois turnos, no Rio de Janeiro, depois de três vice-campeonatos. Campeão do Paranaense, o Coritiba subiu ainda mais, passando de terceiro em 2009 para primeiro em 2010.

Mas nem tudo mudou nos estaduais. O Vitória conquistou o tetra no Baiano, o Fortaleza também venceu o Cearense pela quarta vez seguida, enquanto o Avaí ficou com o bicampeonato, em Santa Catarina.

Time mais badalado do momento, o Santos sofreu para conquistar o Paulistão neste domingo. O Peixe acabou a partida decisiva com apenas oito jogadores em campo e foi derrotado por 3 a 2 pelo Santo André, no Pacaembu. Como havia vencido o primeiro jogo pelo mesmo placar e tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais, por ter feito a melhor campanha na primeira fase, levantou a taça.

Em 2009, o Santos havia batido na trave e acabou derrotado na final pelo Corinthians.

Derrota no Olímpico. E daí?
O Grêmio perdeu o Gre-Nal deste domingo, em seu estádio, por 1 a 0. Mas o gol de Giuliano e o resultado pouco importaram. Depois de ver o Internacional ser campeão nas duas últimas temporadas, o Tricolor voltou a conquistar o Campeonato Gaúcho, já que havia vencido o primeiro jogo por 2 a 0, no Beira-Rio.

Atlético-MG não dá mole para zebra
Depois de dois anos como vice do maior rival, o Atlético-MG encarou o Ipatinga na decisão do Campeonato Mineiro. Justamente o time que havia eliminado o Cruzeiro. E o Galo tratou de não dar chances para o adversário. Vitória no primeiro jogo, fora de casa, por 3 a 2. Triunfo neste domingo, no Mineirão, por 2 a 0, com direito a gol do xodó Marques, e o 40º título do Estadual.

Hegemonia rubro-negra e sofrimento tricolor na Bahia
O Bahia venceu o clássico Ba-Vi deste domingo no Barradão por 2 a 1, com um gol nos acréscimos. Mas quem comemorou foi o Vitória. Por causa do triunfo por 1 a 0 no primeiro jogo, em Pituaçu, e da melhor campanha na fase de classificação, o Rubro-Negro conquistou o tetracampeonato, seu oitavo título em dez anos. O Tricolor segue guardando o grito de campeão, preso na garganta desde 2001.

Títulos igualados em Santa Catarina
Finalista dos dois turnos, dono da melhor campanha da competição e vencedor nos dois jogos da final do Catarinense. O Avaí conquistou o bicampeonato, após vitória por 2 a 0 sobre o Joinville, na Ressacada, neste domingo, de forma incontestável. De quebra, o time ainda empatou com o Figueirense como maior vencedor do estado, com 15 títulos.

Nos pênaltis, Fortaleza conquista o tetra
Foi sofrido, mas o Fortaleza conseguiu manter a hegemonia recente no estado. Depois de sair vitorioso do Clássico-Rei por 1 a 0 na primeira partida, o time jogava por um empate neste domingo. Mas o Ceará venceu por 2 a 1, levando a decisão do Cearense para os pênaltis. Melhor para o Tricolor, que ganhou a disputa por 3 a 1 e conquistou o tetracampeonato, seu oitavo título em dez anos.

Jogar com o regulamento não é a do Atlético-GO
O Atlético-GO goleou o Santa Helena por 4 a 0 na primeira partida da decisão e podia até perder por três gols de diferença neste domingo, fora de casa. Mas o time de Geninho ignorou a vantagem, venceu por 3 a 1 e conquistou o 11º Campeonato Goiano da sua história.

Campeões inéditos no sábado
A rodada de sábado teve dois times sendo campeões estaduais pela primeira vez. No Distrito Federal, o Ceilândia do atacante Dimba acabou com a sequência de seis títulos do Brasiliense e ergueu a taça após uma vitória por 3 a 1 no primeiro jogo, e um empate por 2 a 2 na partida decisiva.

O Campeonato Alagoano também teve um campeão inédito. Com vitórias por 2 a 0, no primeiro jogo, e por 2 a 1, neste sábado, o Murici bateu o ASA de Arapiraca para conquistar o título.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1585427-9825,00-TIMES+SOBEM+UM+DEGRAU+E+COMEMORAM+TITULOS+ESTADUAIS+NESTE+DOMINGO.html

domingo, 2 de maio de 2010

Política - 1º de maio


Festas do 1º de Maio em SP viram palcos para promover Dilma

As comemorações do 1º de Maio deste ano ganharam caráter eleitoral mais forte que o habitual. Em São Paulo, todas as festas de sindicalistas receberam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, pré-candidata petista à Presidência. Enquanto isso, José Serra, o pré-candidato do PSDB na disputa pelo Palácio do Planalto, foi para Santa Catarina, onde evento religioso pediu abertamente votos para o tucano.

Em todos os eventos pelos quais passou, Lula, sempre evitando citar nominalmente Dilma, defendeu a continuidade do seu governo --em todas elas, Dilma estava ao seu lado no palco.

Na festa de 1º de Maio realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo, para um público estimado de 80 mil pessoas, Lula deu a receita para que seu governo tivesse sequência: "Para que continue, todos vocês sabem o que têm que fazer."

Na festa da CUT, ele disse que poderia falar sobre eleições. "A legislação não me permite falar de candidatos." O público presente no evento reagiu à declaração de Lula com o coro "olê, olê, olá, Dilma, Dilma".

Mesmo dizendo que não falaria de eleição, Lula defendeu a continuidade de seu governo. "Não é possível resolver o problema de 500 anos em oito. É preciso um sequenciamento. Dilma, você ouviu o que eu disse? Sequenciamento..."

No palanque montado pela Força, Lula fez uma menção indireta à pré-candidata petista. "Vocês sabem quem eu quero", disse ele.

Em São Bernardo, o público presente no Paço Municipal entoava a todo momento os coros "olê, olê, olá, Dilma, Dilma" e "olê, olê, olá, Lula, Lula".

No meio do discurso, Lula alfinetou o antecessor tucano Fernando Henrique Cardoso ao lembrar que não tem diploma universitário. "O Brasil teve presidente professor, teve general, teve advogado, teve sociólogo. Mas o presidente que mais fez universidade fui eu."

Em tom de despedida, Lula lembrou que seu governo termina em dezembro. "Daqui a oito meses deixo a Presidência. Aí volto para essa cidade de cabeça erguida."

Propaganda
Sobre os discursos e aparições conjuntas, o PSDB e o DEM já disseram que vão apresentar à Justiça Eleitoral uma representação contra Lula por realização de propaganda eleitoral antecipada.

Questionado sobre o que achava do fato de Lula e Dilma terem participado das festas, Serra se esquivou. "Não acompanhei." Questionado se foi convidado, negou. "Se enviaram alguma coisa [convite], não chegou às minhas mãos", afirmou.

Para senador Álvaro Dias (PSDB-PR), Lula fez propaganda para a ex-ministra.
"O presidente fez um discurso político direcionado para a candidata dele. Até na forma cínica como se expressou. É proselitismo eleitoral", afirmou Dias.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u728983.shtml

sábado, 1 de maio de 2010

Economia - Juros devem subir

Juros devem subir em abril para consumidores e empresas, diz BC

EDUARDO RODRIGUES
da Sucursal de Brasília

Para o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, o aumento da média de juros para as empresas em março ocorreu porque o nível mais elevado da atividade produtiva acarreta um crescimento nas concessões de crédito em modalidades mais caras, como o desconto de duplicatas e capital de giro.

"Já para o mês de abril, os dados mostram elevação também por força de movimentos na curva de juros, ou seja, no custo de captação", afirmou, referindo-se às perspectivas de aumento nos juros básicos da economia, confirmada ontem pela elevação em 0,75 p.p. da taxa Selic.

Já no crédito para o consumidor, a queda na média das taxas em março ocorreu devido ao crescimento das concessões em modalidades mais baratas, como financiamento de veículos e crédito habitacional.

"Após retração na crise, o crédito às famílias volta a crescer com juros menores, prazos mais longos e menos inadimplência", disse Lopes.

Contudo, o aumento da taxa Selic, que serve de referência para os bancos na captação de recursos, pode contrabalançar o efeito positivo que a redução da inadimplência causa nos custos repassados para os tomadores finais.

Até o dia 15 deste mês, a média as taxas praticadas no crédito à pessoa física aumentou 1,2 p.p. para 42,2%. Para as empresas, o aumento até então foi de 0,4 p.p. para 26,7%.

Mínima
O BC informou ainda hoje que os juros de empréstimos para pessoa física caíram mais uma vez no mês passado, atingindo 41% ao ano. Em fevereiro, o valor havia sido 41,9%, que já era o menor nível da série histórica do Banco Central, iniciada em 1994.

Em março de 2009, quando a crise financeira ainda impactava a economia brasileira, a taxa média era de 55%, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pela autoridade monetária.

No entanto, para linhas destinadas a pessoas jurídicas, houve aumento. Em março, a taxa média foi de 26,3%., contra 25,9% em fevereiro. No mesmo mês do ano passado, os juros médios no segmento estavam em 28,9%.

Na média, a taxa de juros cobrada no país em março foi de 34,2% ao ano, contra 34,3% em fevereiro. Em março de 2009, estava em 39,2%.

O "spread" bancário médio --diferença entre o que os bancos pagam para captar o dinheiro e os juros cobrados de seus clientes-- também caiu, para 29 pontos percentuais, contra 29,7 p.p. em fevereiro. Em março de 2009, estava em 37,1 p.p.

Inadimplência
A inadimplência no pagamento de empréstimos por pessoas físicas caiu em março para 7%, contra 7,3% no mês anterior, segundo dados do Banco Central. É o menor patamar em dois anos, desde março de 2008 (6,85%).

Volume
O volume de operações de crédito atingiu R$ 1,452 trilhão em março, alta de 1,1% no mês e 16,8% em 12 meses, segundo o Banco Central.

"O ritmo de crescimento das operações de crédito do sistema financeiro registrou aceleração em março, distribuída de forma equilibrada entre as carteiras referenciadas em recursos livres e direcionados", informou a autoridade monetária.

Segundo o BC, os empréstimos com recursos livres foram "impulsionados pelo maior dinamismo do consumo das famílias, refletido na evolução favorável do crédito pessoal e, particularmente, dos financiamentos para aquisição de veículos".

O volume representa 45% do PIB (Produto Interno Bruto) --mesmo patamar de fevereiro--, ante 41% em março de 2009. De acordo com o relatório, a participação relativa dos bancos públicos atingiu 41,5% da carteira total do sistema, somando R$ 603 bilhões em março. As fatias das instituições privadas nacionais e estrangeiras ficaram em 40,7% e em 17,8%, respectivamente.

Em relação ao crédito tomado por empresas, a inadimplência recuou de 3,7% para 3,6%. São considerados inadimplentes os empréstimos com atraso superior a 90 dias.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u727781.shtml