sexta-feira, 30 de abril de 2010

Geral - mais alta teen do mundo


Garota de 16 anos e 2,09 m é terror de adversários de basquete nos EUA
Marvadene Anderson pode ser a teen mais alta do mundo. Estudante em Nova Jersey, ela vem de uma família de pessoas altas.

Marvadene Anderson ao lado de seu professor Peter Richardzon na escola Rutgers, em Somerset, no estado americano de Nova Jersey. Aos 16 anos, ela tem 2,09 metros e 95 kg e é considerada a adolescente mais alta do mundo. Ela é o terror dos adversários nos campeonatos escolares de basquete. Bubbles, como é chamada pelos seus colegas, vem de uma família de pessoas altas. Sua irmã, Kimberley, tem 1,92 e chama Marvadene de 'bebê gigante'.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/04/garota-de-16-anos-e-209-m-e-terror-de-adversarios-de-basquete-nos-eua.html

Colaboração: Maria Caroline Nunes Dória

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Artes - O Bem Amado


‘O bem amado’ abre a maratona de filmes do Cine PE
Guel Arraes, diretor do longa, será um dos homenageados da mostra.
Festival no Recife começa nesta segunda (26) com mais de 60 produções.

“O bem amado”, texto teatral de Dias Gomes que foi novela de sucesso em 1973 e agora transformado em filme, abre na noite desta segunda-feira (26) a programação oficial do 14º Cine PE Festival do Audiovisual. Com mais de 60 produções, entre curtas e longas-metragens, a mostra de cinema nacional acontece no Recife, até o próximo domingo (2), quando serão anunciados os vencedores da premiação.


Guel Arraes, diretor que levou Sucupira e o prefeito Odorico Paraguaçu para as telas, será homenageado antes desta primeira exibição pública de “O bem amado”, junto com a Globo Filmes. O cineasta e a produtora assinam alguns dos maiores sucesso comerciais do país como “O auto da compadecida” (2000), e “Caramuru – a invenção do Brasil” (2001).


Estrelado por Marco Nanini, Andréa Beltrão, Drica Moraes e José Wilker, “O bem amado” retrata com irreverência uma cidade dominada pelas mazelas de um político corrupto. A comédia será exibida fora de competição, assim como “Quincas Berro D’água”, de Sérgio Machado, que fechará a maratona cinéfila no sábado (1).


Adaptação da obra de Jorge Amado, a comédia conta a história de um funcionário público, interpretado por Paulo José, que resolve levar uma vida de farras assim que sai sua aposentadoria. O elenco tem ainda Marieta Severo, Mariana Ximenes, Vladimir Brichta e Milton Gonçalves.

FONTE: http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2010/04/o-bem-amado-abre-maratona-de-filmes-do-cine-pe.html

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Esportes - Ronaldo sob pressão


Após terça-feira de calma inesperada, Ronaldo se prepara para quarta hostil
Atacante chegou antes do elenco do Timão ao Rio de Janeiro para evitar provocações. Conseguiu, mas torcida do Fla promete infernizá-lo no jogo

Ronaldo deve sofrer com a torcida do Flamengo
O Corinthians armou um esquema todo especial para poupar Ronaldo de possíveis provocações de flamenguistas no Rio de Janeiro. Tanto que o atacante viajou para a Cidade Maravilhosa na noite de segunda-feira, antes do restante do elenco, que chegou na manhã de terça e saiu direto pela pista do aeroporto Santos Dumont. Ao menos no primeiro dia no Rio, o craque não teve nenhum problema. Passou o dia tranquilamente, e sem a tão temida pressão rubro-negra. No hotel, quando desceu para o almoço, foi assediado por alguns hóspedes, mas nada hostil. Apenas pedidos de fotos e autógrafos, que foram atendidos prontamente.

Na saída para o treino, em General Severiano, sede do Botafogo, a porta do hotel reunia curiosos, mas nenhum flamenguista exaltado. Na chegada ao local de treinamento, o clima de paz continuou. Melhor ainda: antes de ir embora, um grupo de garotos que assistia ao trabalho ovacionou Ronaldo enquanto ele treinava penalidades.

O retorno à concentração, mais uma vez, foi calmo. Segundo a assessoria de imprensa do clube, nenhuma “ocorrência” no caminho. Mas se nesta terça Ronaldo não teve a oportunidade de sentir a pressão prometida pelos rubro-negros, o mesmo não deve acontecer nesta quarta.A começar pela madrugada. Alguns torcedores estudam soltar fogos de artifícios nas proximidades do hotel do Corinthians, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. E no jogo, um grupo promete levar 20 travestis em alusão ao episódio mais polêmico da carreira de Ronaldo. O clima hostil que o Fenômeno espera no Maracanã ainda é reflexo da revolta dos rubro-negros com o acerto dele com o Corinthians logo depois de período de tratamento na Gávea. Para piorar, no ano passado, o atacante declarou que a torcida do Timão era maior do que a do time carioca. Assim, ganhou mais antipatia dos torcedores rubro-negros.

Flamengo e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no jogo de ida pelas oitavas de final da Taça Libertadores.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Corinthians/0,,MUL1581127-9862,00-APOS+TERCAFEIRA+DE+CALMA+INESPERADA+RONALDO+SE+PREPARA+PARA+QUARTA+HOSTI

terça-feira, 27 de abril de 2010

Política - Entrevista de Ciro Gomes


Ciro: "Serra é mais preparado, mas Dilma é melhor pessoa"

Em entrevista ao programa "SBT Brasil" nesta sexta-feira, o deputado Ciro Gomes (PSB) voltou a afirmar que ainda não desistiu de ser candidato à Presidência. O PSB se reúne na terça-feira para oficializar o apoio da legenda à pré-candidata petista, Dilma Rousseff.

Na entrevista, Ciro disse que o presidente Lula está perdendo a humildade por conta de sua popularidade e que alguém deveria avisá-lo disso. Além disso, voltou a dizer que o pré-candidato do PSDB, José Serra, é mais preparado que Dilma, embora tenha chamado o tucano de "solitário" e "autoritário" e dito que Dilma "é melhor pessoa do que o Serra".

"Todo mundo sabe que eu sou adversário do Serra desde sempre, mas o Serra é mais preparado do que a Dilma. Porque já foi governador, prefeito, foi deputado, disputou eleições, ganhou, perdeu... e ela nunca disputou nenhuma eleição", afirmou Ciro.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Economia - crecimento de cartões de crédito no Brasil


ENTREVISTA - HSBC vê crescimento em cartões de crédito no Brasil
Por Noel Randewich

ACAPULCO, México, 23 de abril (Reuters) - O HSBC espera ampliar seus negócios com cartão de crédito no Brasil em 10 por cento este ano, apesar do inevitável aumento na inadimplência diante de esperado aumento de juros no país, disse nesta sexta-feira o presidente do banco para a América Latina, Emilson Alonso.

Na semana que vem, o Banco Central deve começar a elevar as taxas de juros para esfriar a recente aceleração econômica, impulsionada, em parte, pelos gastos do consumidor.

O HSBC, maior banco da Europa, vai absorver o inevitável impacto na inadimplência colocando mais recursos em cobrança. A instituição, porém, continuará a vender mais cartões de crédito, disse Alonso em entrevista à Reuters durante uma convenção em Acapulco.

"Nós precisamos estar preparados para isso", disse Alonso. "A inadimplência chega, você ajusta e então volta a trabalhar e emprestar."

Ele disse que o HSBC está concentrando vendas de cartão de crédito quase exclusivamente em atuais clientes com históricos sólidos.

As vendas no varejo do Brasil cresceram 12,3 por cento em fevereiro em relação ao mesmo período do ano anterior, ressaltando a importância do consumidor para a economia do país.

Em meio à alta demanda na Ásia por ativos brasileiros, Alonso disse que o HSBC está planejando lançar um fundo para investidores focado na América Latina.

"Nós esperamos lançá-lo por volta de julho. Nós estamos trabalhando nisso", disse ele. "São ações. Brasil, México, um pouco do Chile, Argentina, Peru."

No mês passado, o HSBC disse que revelaria em breve um fundo para comprar investimentos brasileiros, beneficiando-se do aumento na demanda por títulos de alto rendimento.

Para ajudar a incentivar os negócios entre Ásia e Brasil, recentemente o HSBC instalou executivos latino-americanos da instituição em seus escritórios na China e poderá elevar essa presença, disse Alonso.

No ano passado, a China se tornou o maior parceiro comercial da América do Sul, com o comércio bilateral atingindo 36,1 bilhões de dólares comparado a 35,9 bilhões de dólares do comércio com os Estados Unidos.

fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/04/23/entrevista-hsbc-ve-crescimento-em-cartoes-de-credito-no-brasil.jhtm

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Geral - Acidente com sete veículos na Via Dutra

Perseguição policial a moto causa acidente com sete veículos na Dutra

Motociclista fugiu da PM porque estava sem carteira de motorista.
Duas pessoas ficaram feridas; motociclista não tinha passagem pela polícia.

Um motociclista que tentou fugir de uma blitz da Polícia Militar causou um acidente envolvendo sete veículos na Rodovia Presidente Dutra no início da madrugada desta quinta-feira (22). Ele foi perseguido por cerca de 10 km e tentou escapar da fiscalização por que estava sem carteira de motorista.

Em alta velocidade, a moto que fugia da polícia bateu em um carro e depois foi atingida pelo carro da PM que vinha logo atrás. Em seguida, três caminhões e uma moto se envolveram na batida. O trânsito chegou a ficar interrompido na Dutra na região de Guarulhos, na Grande São Paulo.

A perseguição começou na Avenida Aricanduva, na Zona Leste da capital paulista. Os dois ocupantes da moto não obedeceram a uma sinalização da polícia para encostar, porque a moto não tinha placas. A perseguição continuou pela Rodovia Fernão Dias e só terminou na Dutra.

Os dois rapazes que estavam na moto foram levados para o Hospital Geral de Guarulhos. Um deles está em coma. O outro também ficou muito ferido, mas está fora de perigo. O motociclista que conduzia a moto não tinha passagem pela polícia. Ele foi autuado pela falta de habilitação e por direção perigosa.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Política - Ministério para atender deficientes físicos


Serra diz que criará ministério para atender deficientes físicos
O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, prometeu ontem em São Paulo que criará um ministério extraordinário do deficiente físico. "Se eu merecer a confiança do povo brasileiro, vou fazer isso", disse o tucano durante visita a uma feira de produtos voltados para pessoas com deficiência. Foi a primeira promessa de campanha desde o lançamento da candidatura do tucano na convenção do PSDB, no dia 10.

Calcula-se que, no Brasil, aproximadamente 15% da população tenha algum tipo de deficiência --são quase 30 milhões de pessoas diretamente interessadas no assunto, sem contar familiares e amigos de deficientes.

O assunto é tema de novela e o mercado para produtos e serviços voltados para a reabilitação movimenta cerca de R$ 1,5 bilhão no país.

Em seu passeio pela feira, Serra abraçou e beijou paraplégicos, portadores de síndrome de Down e de paralisia cerebral, deficientes auditivos e visuais. Com um grupo de mulheres surdas, o pré-candidato apresentou-se, falando pausadamente "Meu-no-me-é-Ser-ra", enquanto fazia com as mãos a mímica de um serrote em ação. O candidato fez questão de mandar beijos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) --mão na altura do coração e depois junto à boca.

Mas também houve reclamações, como a de Miguel Franchin Neto, 64, aposentado, que pediu isenção de IPVA para carros adaptados a deficientes físicos. O tucano disse que vai "pensar na ideia".

A criação de ministérios contraria a tradição tucana de defesa de estruturas enxutas de governo, com um número menor de pastas. Ontem, o candidato disse que o novo ministério servirá para mobilizar o país em torno da inclusão de deficientes. "Não há uma política nacional do deficiente físico, ativa, intensa e ampla", criticou Serra.

Atualmente, o órgão responsável pelo assunto em nível federal é a Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u722520.shtml

domingo, 18 de abril de 2010

Tecnologia - Rede wireless


Rede wireless a laser vai acabar com fios em casas e escritórios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/03/2010

A residência sem fios do futuro poderá usar um sistema de transmissão de dados baseado em um laser de altíssima frequência graças a um novo chip que transforma esses sinais ópticos em ondas de rádio.[Imagem: Michael Esposito]

Grande parte das residências e escritórios já conta com roteadores sem fio para distribuir os sinais de internet.

Logo, porém, um único aparelho poderá transmitir não apenas os dados dos computadores, mas também os sinais de telefonia, televisores de alta definição e rádio digital, aparelhos eletroeletrônicos - enfim, tudo o que for necessário para a chamada computação ubíqua, quando todos os dispositivos estarão interconectados em lares escritórios inteligentes.

Wireless de nova geração
A base dessa nova geração da tecnologia wireless foi lançada com o desenvolvimento de um dispositivo em miniatura capaz de converter pulsos de laser ultrarrápidos em sinais de radiofrequência - um passo essencial para tornar os fios algo verdadeiramente obsoleto nas comunicações.

"Certamente as ideias sobre os usos específicos da nossa tecnologia são futuristas e especulativos, mas nós vislumbramos uma única estação-base e tudo o mais sem fios," explica o Dr. Minghao Qi, da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos.

Ondas pulsantes
Normalmente, as ondas contínuas das transmissões convencionais de radiofrequência sofrem interferência e atenuação devido à reflexão nas paredes e nos objetos dentro de uma casa ou escritório.

A solução encontrada pelos pesquisadores foi substituir essas ondas contínuas por sinais pulsantes produzidos por um "gerador espectral" contido inteiramente dentro de um chip.

Cada pulso de laser dura cerca de 100 femtossegundos, ou um décimo de um trilionésimo de segundo. Dada a duração extremamente curta de cada pulso, o dispositivo torna-se capaz de transmitir dados extremamente rápido, na chamada banda ultra larga.

Esses pulsos são processados usando uma tecnologia chamada "onda óptica arbitrária", podendo ser utilizada tanto para transmitir quanto para receber sinais.

"Mas inicialmente a indústria irá comercializar dispositivos que só recebem sinais, para um tráfego de mão única, útil para televisores, projetores, monitores e impressoras," afirma Qi.

"Isso acontece porque a unidade de transmissão dos dados ainda é um tanto volumosa. Posteriormente, quando a unidade de envio de dados também for miniaturizada, poderemos desfrutar plenamente dos dois sentidos no tráfego de informações, permitindo a operação sem fio até dos discos rígidos dentro dos computadores," diz ele.

Janela de frequência
Para fazer a transmissão, o aparelho cria pulsos de laser com "formatos" específicos para demarcar seu começo e seu fim. Os pulsos são então convertidos em sinais de rádio com uma frequência de 60 gigahertz, uma "janela" ainda aberta no cada vez mais congestionado espectro de frequências.

Os microprocessadores tradicionais não conseguem transmitir dados em frequências tão altas por causa da temporização irregular com que seus transistores "abrem e fecham" para processar as informações.

Essa irregularidade na sincronização dos transistores não impede o funcionamento dos processadores porque eles operam em velocidade de "apenas" cerca de 3 gigahertz, mas impede totalmente o processamento adequado de sinais a 60 GHz.

Diagrama dos microrressonadores em anel, que fazem a conversão dos sinais ópticos em sinais de rádio. Da espessura de um fio de cabelo, esse dispositivo representa a miniaturização de uma mesa inteira repleta de lasers, espelhos e lentes.

Outra complicação é que os conversores digital-analógico necessários para converter a luz pulsante do laser em sinais de frequência de rádio não funcionam em frequências tão altas. A solução para esse problema até agora ocupava uma mesa antivibração, com vários metros quadrados, repleta de espelhos, lentes e outros componentes ópticos.

Agora, os pesquisadores miniaturizaram esta tecnologia o bastante para que o aparato inteiro caiba dentro em um chip de computador.

"Nós encolhemos milhares de vezes o tamanho da gigantesca instalação óptica," disse Qi.

Microrressonadores em anel
Os pesquisadores fabricaram minúsculos microrressonadores em anel, dispositivos que filtram certas frequências e permitem que outras passem. Uma série de microanéis foi combinada em um gerador espectral programável com 100 micrômetros de largura - mais ou menos a espessura de um fio de cabelo humano. Cada um dos microanéis tem cerca de 10 micrômetros de diâmetro.

A estação base de transmissão vislumbrada pelos pesquisadores seria uma espécie placa de expansão, que poderia ser inserida no slot de um computador.

O computador se encarregaria de todo o processamento das informações, um único ponto de contato para interagir com o restante dos dispositivos presentes no ambiente.

Contudo, alertam os pesquisadores, ainda levará pelo menos cinco anos para que a tecnologia esteja pronta para comercialização.

Link: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=rede-wireless-laser&id=010150100322

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Tecnologia - Celular com TV digital

De olho na Copa, Vivo venderá celular da ZTE com TV Digital
Preço de venda para o cliente pós-pago será de R$ 199.
Uso da TV digital é gratuito no aparelho.

De olho na demanda causada pela Copa do Mundo, a Vivo e a chinesa ZTE lançaram no Brasil o N290, celular compatível com o sinal da TV digital. A companhia brasileira não divulga as estimativas de vendas, mas a empresa chinesa espera vender 300 mil aparelhos N290, que por enquanto será comercializado exclusivamente pela Vivo.

"Como patrocinadores da Seleção Brasileira, temos todo o interesse de que os clientes assistam aos jogos, já que as partidas vão acontecer no horário de trabalho", ressaltou o vice-presidente executivo de marketing e inovação da Vivo, Hugo Janeba, acrescentando que o uso da TV digital é gratuito no aparelho.

O executivo minimizou ainda o impacto da proibição, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da venda de celulares bloqueados. Todos os N290 vendidos terão que estar desbloqueados, mas Janeba lembrou que os contratos que garantem os preços menores de aquisição preveem a manutenção do cliente por determinado prazo.

Para o vice-presidente, a regra de desbloqueio é correta e caberá às companhias prestar o melhor tipo de serviço possível para garantir a manutenção dos clientes.

"Nosso papel é servir com maior qualidade possível. No momento em que atingimos 53 milhões de clientes, o tamanho da operação é complexo e traz esse desafio de serviços de qualidade", disse Janeba, frisando que, na visão da companhia, a obrigação do desbloqueio não significará o fim dos subsídios de aparelhos. No caso do N290, o preço de venda para o cliente pós-pago será de R$ 199.

Para a ZTE, o N290 contribuirá para que a companhia atinja a marca de 3 milhões de unidades vendidas no Brasil, o que representa uma meta de crescimento de pelo menos 20% sobre os 2,5 milhões de aparelhos vendidos no ano passado.

"Já existe a procura de outras operadoras pelo N290, mas até o momento ele é exclusivo para a Vivo. E até o fim do ano lançaremos outro aparelho com TV digital no Brasil", garantiu o presidente da ZTE no Brasil, Eliandro Ávila, lembrando que globalmente a companhia faturou US$ 9 bilhões em 2009, com a venda de 62 milhões de unidades.


http://g1.globo.com/tecnologia-e-games/noticia/2010/04/de-olho-na-copa-vivo-vendera-celular-da-zte-com-tv-digital.html

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Saúde - CO2 causaria as "visões antes da morte"

Estudo liga 'visões antes da morte' a altos níveis de CO2 no sangue
Relatos de luz brilhante no fim de um túnel e imagens dos momentos vividos seriam em decorrência de fenômeno.
Da BBC

Cientistas acreditam ter encontrado a explicação para os relatos feitos por pessoas que estiveram perto da morte, de visões como uma "luz no fim do túnel" ou de imagens dos momentos vividos desfilando como um filme diante dos olhos.

A equipe da Universidade de Maribor, na Eslovênia, examinou as informações de 52 pacientes durante o momento de uma parada cardíaca, e concluiu que esses fenômenos se devem aos altos níveis de dióxodo de carbono (CO2) presentes no sangue naquele exato momento, por conta da suspensão da respiração.

Os níveis elevados deste composto químico foram registrados em 11 pacientes que relataram ter vivido experiências do tipo, segundo um artigo na revista científica "Critical Care".

Os pesquisadores não encontraram nenhum padrão associado a sexo, idade, nível de educação, credo, medo da morte, medo da recuperação ou drogas subministradas durante o ressuscitamento.

Entre as experiências relatadas por pacientes que estiveram próximos da morte estão a visão de um túnel ou uma luz forte, uma entidade mística e até a sensação de "sair do próprio corpo". Outros relatam apenas uma sensação de paz e tranquilidade

Na cultura popular, esses fenômenos são atribuídos à religião ou às drogas. Mas, para a equipe eslovena, o estudo oferece uma explicação mais consolidada de por que tantos pacientes que sobrevivem a uma parada cardíaca relatam estas sensações.

Estima-se que entre 10% e 25% dos pacientes que sofrem de paradas cardíacas vivenciam algo semelhante.

A anoxia - a morte de células do cérebro em consequência da falta de oxigênio - é uma das principais teorias para explicar as experiências vividas em momentos de morte iminente. Mas este efeito foi estatisticamente insignificante no pequeno grupo de onze pacientes que as vivenciaram no estudo esloveno.

Em compensação, os níveis de CO2 no sangue destes pacientes foi muito mais alto que no resto dos pacientes da pesquisa.

Outros experimentos já mostraram que inalar dióxodo de carbono pode levar alucinações similares às relatadas em momentos de morte iminente.

O que a equipe ainda não sabe, porém, é se estes altos níveis de CO2 se devem à parada cardíaca ou se já eram registrados antes do fenômeno.

"Esta é potencialmente outra peça do quebra-cabeças. Precisamos de mais pesquisas", disse a pesquisadora que coordenou o estudo, Zalika Klemenc-Ketis.

"Experiências de quase morte nos fazem questionar nossa compreensão da consciência humana, portanto, quanto mais, melhor."

O cardiologista Pim van Lommel, que há anos estuda fenómenos semelhantes, descreveu as conclusões como "interessantes".

"Mas eles não encontraram a causa, apenas uma associação. Acho que isto permanecerá um dos grandes mistérios da humanidade", disse.

"As ferramentas que os cientistas possuem simplesmente não são suficientes para explicá-los."

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1563325-5603,00-ESTUDO+LIGA+VISOES+ANTES+DA+MORTE+A+ALTOS+NIVEIS+DE+CO+NO+SANGUE.html

Artes - Música


Roberto Carlos continua a influenciar o rock brasileiro
Roqueiro, MPB, baladeiro romântico. Roberto Carlos é tudo isso e muito mais. É o tipo do artista que transcende rótulos e tornou-se ele mesmo um estilo. Neste meio século ele contribuiu muito para o rock brasileiro, inclusive dando-lhe influências de outros ritmos.


• Como Roberto Carlos conquistou sua 'majestade'É sempre bom lembrar que não existe cultura fechada, e gêneros musicais, especialmente o pop, não são compartimentos estanques. A própria formação musical de Roberto Carlos demonstra isso muito bem. Sua primeira aparição no rádio, ainda em sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim (ES), foi cantando um bolero, "Amor, Amor, Amor", de Gabriel Ruiz.

Com o estouro mundial do rock em 1956-7, Roberto tornou-se grande fã do estilo e sua primeira aparição na TV, já morando no Rio de Janeiro, foi detonando "Tutti Frutti", de Little Richard no arranjo de Elvis, de quem Roberto foi devoto até 1959, trocando-o pela bossa nova quando João Gilberto tomou conta das paradas.

No ano seguinte Roberto voltou ao rock - mas não abandonou o que já cantava. Seu primeiro LP, "Louco Por Você", lançado em 1961, é um interessante apanhado da música jovem de então, incluindo ritmos como bolero, cha-cha-chá, rock-balada, bossa nova e foxtrote.

Embora firmando-se para o grande público como artista de rock, nunca foi exclusivamente roqueiro; nunca deixou de compor, sozinho ou com Erasmo Carlos ou outros parceiros, obras em ritmos diversos como samba, foxtrote ou bolero, gravadas por ele próprio ou não, ou mesmo de interpretar obras não-roqueiras de outros autores, como "Madrasta", de Renato Teixeira, "Amélia", de Ataulfo e Mário Lago, "El Dia Que Me Quieras" de Carlos Gardel. Mesmo compondo e gravando sambas e foxtrotes, Roberto Carlos interpretou rock o suficiente para se tornar o mais influente intérprete do pop-rock à brasileira.

Um dos raros acertos do pesquisador e sensacionalista Albert Goldman foi dizer que Tom Jobim foi o único artista de influência mundial comparável a John Lennon nos anos 60; daí muitas gravações de Roberto desde então terem marcação rítmica muito semelhante ao samba, embora com sotaque roqueiro ("Quero Que Vá Tudo Pro Inferno", "Como É Bom Saber", "Escreva Uma Carta, Meu Amor"), com resultados semelhantes aos que, por exemplo, o grupo The Byrds, colega de gravadora de Roberto na matriz dos EUA, chegaria, praticamente ao mesmo tempo, mesclando o folk-rock à batida da bossa nova em gravações como "Turn! Turn! Turn!".

Mesmo em interpretações mais frenéticas, Roberto sempre manteve uma dolência interiorana que se assemelha a roqueiros de formação caipira como Roy Orbison e sempre o aproximou da música sertaneja.

Como lembra o cantor e apresentador de TV Ronnie Von, "jovem guarda" foi apenas nome de um programa de TV, o estilo musical associado a ele é "iê-iê-iê" - equivalente brasileiro do "yé-yé" europeu e da beatlemania, ou seja, pop-rock simples, direto, extremamente cantarolável, dançável e comercial.

"Jovem guarda" é também o rótulo para este tipo de música e a cultura criada a seu redor, incluindo gírias, roupas, objetos de consumo (lancheiras, roupas, bonecos) e arte de massa multimeios: discos, livros (um bom exemplo é a coleção de quatro volumes "Roberto Carlos Em Prosa e Verso", lançada em 1967), filmes, álbuns de figurinhas, histórias em quadrinhos, filmes, programas de rádio e TV... 

Autor: Ayrton Mugnaini Jr.    Fonte: Portal Yahoo Brasil

terça-feira, 13 de abril de 2010

Esportes - Flamengo vence o Vasco


Vagner Love faz dois, Vasco tem pênalti não marcado, e o Flamengo está na final

Gigante da Colina reclama muito da arbitragem, mas está eliminado. Pelo quarto ano seguido, Estadual será decidido entre Botafogo e Rubro-Negro

Um filme que parece não cansar de se repetir. Pelo quarto ano seguido, Flamengo e Botafogo vão decidir quem ficará com o título carioca. Neste domingo, o Rubro-Negro manteve a longa escrita em cima do Vasco em jogos decisivos. Com dois gols de Vagner Love, o time da Gávea venceu por 2 a 1, no Maracanã, e garantiu a vaga na decisão da Taça Rio. Thiago Martinelli marcou para os cruzmaltinos (assista aos gols no vídeo ao lado). O clássico terminou com os gritos flamenguistas de "e o freguês voltou" e muitas reclamações dos vascaínos por causa da arbitragem de João Batista de Arruda, que não marcou um pênalti, cometido por Willians, nos minutos finais da partida.

Primeiro, Flamengo e Botafogo se encontram no próximo domingo, às 16h (de Brasília), na final da Taça Rio, no Maracanã. Se o Alvinegro vencer, será o campeão carioca, já que conquistou também a Taça Guanabara. Se o Rubro-negro levar a melhor, os rivais vão para a decisão do título em dois jogos, nos dias 25 de abril e 2 de maio. O Flamengo foi campeão de sete dos últimos 11 campeonatos disputados (1999 / 2000 / 2001 / 2004 / 2007 / 2008 / 2009), e o Alvinegro levantou o troféu em 2006.

Nas últimas cinco vezes que Flamengo e Vasco se enfrentaram em semifinais de turnos do Campeonato Carioca, o Rubro-Negro levou a melhor. Além da vitória deste domingo, venceu por 1 a 0 em 2001 (gol de Beto); 2 a 0 em 2004 (gols de Felipe e Henrique); 1 a 1 (3 a 1 nos pênaltis) em 2007; e 2 a 1 em 2008 (Fábio Luciano e Ronaldo Angelim). O time da Gávea venceu também as últimas cinco decisões entre os dois clubes: os Estaduais de 1999, 2000, 2001 e 2004 e a Copa do Brasil em 2006, esta com duas vitórias.

Nas outras quatro oportunidades em que eliminou o arquirrival nas semifinais - em 2001, 2004, 2007 e 2008 - o Flamengo acabou conquistando o título carioca. Atual tricampeão, o Rubro-Negro luta pelo inédito tetracampeonato, fato que aconteceu no Rio de Janeiro pela última vez em 1935, quando o Botafogo conquistou os títulos de 1932/33/34/35.

Antes da decisão, o Flamengo tem um importante desafio pela Taça Libertadores. Na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, a equipe enfrenta o Universidad Católica. No mesmo dia e horário, o Vasco enfrentará o Corinthians-PR, no Durival de Brito, em Curitiba, no jogo de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Campeonato_Carioca/0,,MUL1565320-9835,00-VAGNER+LOVE+FAZ+DOIS+VASCO+TEM+PENALTI+NAO+MARCADO+E+O+FLAMENGO+ESTA+NA+FIN.html

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Política - Eleições 2010


Lula ironiza slogan de Serra e diz que faz "muito mais" .

SÃO BERNARDO DO CAMPO (Reuters) - Críticas duras à oposição e ironia ao slogan de campanha tucano marcaram os discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da pré-candidata à sucessão, Dilma Rousseff (PT), em evento que concorreu com o anúncio oficial de José Serra à disputa presidencial neste sábado.

"Quando eles falam 'O Brasil pode mais', nós falamos: 'nós fazemos mais, nós fazemos muito mais'", discursou Lula, referindo-se ao lema de Serra em sua despedida do governo paulista e repetida nesta tarde no lançamento de sua pré-candidatura, em Brasília.

"Eles querem e nós fazemos. Essa é a diferença substancial", disse o presidente.

O evento em São Bernardo do Campo, berço político de Lula, foi organizado pelas centrais sindicais do ABC paulista e reuniu outros nomes importantes do PT, como o senador Aloizio Mercadante, provável candidato da legenda ao governo de São Paulo, e a ex-prefeita Marta Suplicy, que deverá disputar uma vaga ao Senado.

No evento, a pré-candidata petista também zombou do slogan tucano, ao afirmar que "esse país pode mais porque nós fizemos com que ele pudesse mais."

Os discursos de Lula e Dilma também tiveram críticas duras à política de privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso e defendidas pelo ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, em seu discurso no lançamento de Serra.

"O momento auspicioso... foi quando o ex-governador de Minas falou que é preciso reforçar as privatizações, disse Lula, seguido de vaias dos sindicalistas. "Foi o maior aplauso na festa deles. Eu sinceramente não quero estes aplausos".

"Se não fosse o Banco do Brasil, a CEF, o BNDES, nós teríamos sucumbido durante a crise no ano passado".

Já Dilma referiu-se às privatizações ao afirmar que não deixaria que o "patrimônio nacional... seja dilapidado e partido em pedaços."

"Não vou destruir o Estado, diminuindo seu papel a ponto de tornar-se omisso e inexistente", disse, voltando a chamar a oposição de "viúvas da estagnação".

O presidente aproveitou também para esclarecer uma declaração feita na quinta-feira, quando criticou a judicialização da política. Ele já foi multado duas vezes pela Justiça Eleitoral acusado de propaganda eleitoral antecipada.

"Eu fui mal interpretado... Eu fiz uma crítica aos partidos políticos que não estabelecem uma legislação eleitoral definitiva para não permitir que a gente fique condenado à interpretação dos juízes de uma lei equivocada".

Sobre o favoritismo de Dilma, que aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Serra, Lula descartou salto-alto na campanha e afirmou que não haverá descanso até outubro "para matar as coisas logo no primeiro-turno." Na quinta-feira, ele havia pregado o favoritismo de Dilma.

Economia - Inovações na Vale


Vale investe em inovações para a área de logística

Operar ferrovia na Vale não é mais uma operação tão árdua como no passado. Depois de muita pesquisa e investimentos, a empresa conseguiu tirar os maquinistas de dentro dos trens e, assim como acontece com os pilotos de avião, treiná-los em um simulador tridimensional. A tecnologia é mais segura e economiza tempo e dinheiro, segundo o diretor de Operações Logísticas, Humberto Freitas. Todos os 540 maquinistas da Vale serão treinados no novo equipamento. Na frente da tela, ele enfrentará situações como a de chuva forte, animais na pista e subidas acentuadas. "O minério é uma commodity com valor agregado muito baixo. Precisamos buscar eficiência o tempo todo, principalmente nos detalhes", explica Freitas.

De acordo com Gustavo Mucci, gerente de Inovação e Desenvolvimento Ferroviário, a principal diferença no simulador é a tecnologia, toda personalizada - tem os vários traçados usados pela Vale, maior operadora de ferrovias do País. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

No momento, a Vale está com outras duas novidades tecnológicas em logística, num investimento total de R$ 60 milhões. Uma delas é a locomotiva "helper", como é chamada, que ajuda o trem nos trechos de subida. O equipamento é engatado no trem ainda em movimento e ajuda na economia de combustível, na redução de poluentes e do tempo de viagem. Por enquanto, a helper é usada no trecho da Ferrovia de Carajás, no Norte do País. Na ferrovia, de 892 quilômetros, por onde passam 330 vagões (o maior trem do mundo), há 140 quilômetros de rampas.

Para enfrentar esses trechos de subida, além de o maquinista reduzir a velocidade, é preciso esperar para que uma locomotiva, estacionada no local, reforce a tração na subida. Agora, com o novo equipamento, a economia é de 35 minutos em toda a operação, porque não é mais preciso parar o trem. "A eficiência energética é o principal diferencial. A economia de diesel é de 5%. Só em Carajás usamos 150 milhões de litros por ano, ou seja, deixaremos de usar anualmente 7,5 milhões de litros a partir de agora", explica o gerente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

domingo, 11 de abril de 2010

Tecnologia - Oi apresenta banda larga


Oi apresenta ao governo banda larga com preços que variam de R$ 15 a R$ 35

Valores do serviço de internet rápida permitiriam acesso das classes C e D.
Reunião sobre Plano Nacional de Banda Larga aconteceu nesta sexta (9).
Da Agência Estado

A Oi apresentou nesta sexta-feira (9) ao governo um plano de expansão da banda larga no país em que a empresa ofereceria serviços de internet rápida a preços que podem variar de R$ 15 a R$ 35. Esses valores são os mesmos que estão sendo trabalhados pelo governo nos cenários elaborados para o Plano Nacional de Banda Larga e que seriam viáveis para garantir o acesso das classes C e D aos serviços.

“Acho que é um passo importante, espero que outras companhias façam um movimento similar"

A proposta da Oi foi apresentada em reunião, que durou toda a manhã, com o presidente da empresa, Luiz Eduardo Falco, a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e vem sendo avaliada com um novo passo para facilitar uma parceria entre governo e iniciativa privada.

Os valores dos serviços, previstos no projeto da Oi, foram informados pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna, que também participou da reunião. Santanna não revelou os investimentos estimados pela Oi, mas disse que a proposta financeira da empresa passa por “possíveis desonerações” e segue um modelo parecido com o programa Luz para Todos, em que o governo subsidia diretamente o usuário, por meio de recursos de fundos setoriais.

“Eu senti que a empresa já não tem uma abordagem que possa colidir diretamente com o plano do governo”, disse Santanna, admitindo a possibilidade de a proposta da Oi integrar uma “operação mais ampla”, incluindo outras operadoras. “Acho que é um passo importante, espero que outras companhias façam um movimento similar”, acrescentou.

O presidente da Oi disse em rápida entrevista, ao sair da reunião, que a empresa é a operadora adequada para fazer a universalização, mas não deu detalhes da proposta. Santanna, que sempre defendeu uma participação maior do Estado no projeto de banda larga, apresentou um discurso mais ameno nesta sexta (9). “Acho que é um plano que merece ser estudado. Evidentemente terá que se entrar na seara de custos e premissas, mas acho que a empresa tenta responder aquilo que nós apresentamos para eles”, afirmou.

Segundo ele, as discussões estão avançando dentro do governo, o que está provocando uma reação das empresas para oferecer alternativas. O secretário disse que ainda faltam detalhes do plano para serem fechados, por isso não houve conclusão na reunião de quinta-feira (8) sobre o assunto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula teria pedido aos técnicos que detalhassem o programa para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que não participou do encontro de quinta. “Como todo o plano precisa de dinheiro, sendo ele responsável pelo Tesouro Nacional, sua presença é importante”, afirmou.

Investimento estatal
Santanna não quis fazer avaliações sobre a possibilidade de a proposta da Oi reverter a ideia do governo de criar uma estatal para a banda larga, acrescentando que ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre quem será a operadora do plano. A hipótese que vinha sendo mais cogitada é a de a Telebrás assumir essas funções.

O secretário confirmou que na reunião de quinta-feira, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, pediu para que a Oi fosse ouvida. O BNDES tem, junto com fundos de pensão de estatais, 49% da Oi. Apesar dessa participação do governo na empresa, Santanna disse que a Oi é uma operadora privada. “Acho que os bancos estatais emprestaram algum dinheiro, os fundos de pensão investiram, mas ela é uma empresa privada. Agora, certamente, é relevante o fato de ela ser uma empresa de capital brasileiro. Naturalmente temos que considerar esse aspecto”, afirmou.

Outro fator considerado é a cobertura da Oi, que depois de ter adquirido a Brasil Telecom, em 2008, passou a atuar em quase todo o Brasil, à exceção de São Paulo. “A Oi é um ator importante, não resta dúvida de que quem tem a maior cobertura territorial tem que ser ouvida. O governo não pode deixar de ouvir nenhum dos atores”, acrescentou.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1563888-6174,00-OI+APRESENTA+AO+GOVERNO+BAND

sábado, 10 de abril de 2010

Saúde - Cidades fazem mal à saúde

OMS diz que cidades fazem mal à saúde
Organização alerta para riscos de se viver na zona urbana

OMS diz que condições de saúde nas cidades deve se degradar em razão de problemas com infraestrutura e propagação de doenças contagiosas

As zonas urbanas têm um impacto direto, frequentemente negativo, sobre a saúde dos habitantes, mesmo no caso de pequenas e médias cidades. O alerta foi feito nesta quarta-feira (7) pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que "as cidades concentram oportunidades e serviços, mas também riscos e ameaças à saúde". Ela apresentou uma campanha que mostra a relação entre entre os planos urbanísticos e a saúde das populações, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

A organização ressaltou que praticamente todo o crescimento demográfico dos próximos 30 anos se concentrará nas cidades. Estima-se que em 2030 seis em cada dez pessoas vivam nesses locais. Em consequência disso, tanto nas metrópoles como nas pequenas e médias cidades, deve ser vista uma degradação das condições de saúde devido a fatores como insuficiência de infraestrutura, propagação de doenças contagiosas e aumento de doenças crônicas devido a estilos de vida insalubres.

Também se prevê um aumento dos acidentes de trânsito e de atos de violência em geral. O limitado acesso à água potável será outro desafio em um mundo cada vez mais urbanizado. Hoje cerca de 94% dos residentes urbanos de países em desenvolvimento contam com pelo menos 20 litros de água por dia em uma fonte a menos de 1 km de duas casas, mas os riscos de poluição do líquido são elevados.

A OMS também considerou um grave problema que somente 24% da população urbana conte com serviços mínimos de saneamento, como banheiros conectados ao esgoto. A situação é ainda pior para os 170 milhões de residentes em zonas urbanas marginais que carecem inclusive do mais simples banheiro, enquanto outros 500 milhões de pessoas compartilham serviços higiênicos com pessoas de fora da família.

Ao apresentar este quadro, Chan disse que a aglomeração que habitualmente se observa em meios urbanos desfavorecidos "amplia as consequências de fatores como a contaminação dos alimentos ou da água, os altos níveis de poluição sonora, as substâncias químicas, os desastres naturais e o surto de doenças".

Como exemplos de cidades que se desenvolveram em boa direção, ela mencionou Adis-Abeba (capital da Etiópia) e Nova York, a primeira por sua limpeza irretocável e a segunda por fatores como a segurança de seus habitantes e medidas como a proibição de fumar em restaurantes e em outros locais públicos.

http://noticias.r7.com/saude/noticias/oms-diz-que-cidades-fazem-mal-a-saude-20100407.html

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Artes - Festival de Woodstock no Brasil

Brasil terá o seu próprio Woodstock, diz agência

O Brasil vai ter sua própria versão do histórico festival Woodstock. Segundo a agência All Access Media, o evento será realizado em outubro, em uma fazenda na cidade de Itu, a cerca de 100 km de São Paulo.

Ainda não há bandas confirmadas para o festival, mas Green Day e Linkin Park já estariam praticamente fechadas. Também são cogitados nomes como Foo Fighters, Bob Dylan, Smashing Pumpkins, Rage Against the Machine, Pearl Jam e Limp Bizkit.

De acordo com a All Access Media, as negociações para o Woodstock brasileiro vêm ocorrendo desde o ano passado. Os direitos para a realização em solo nacional foram comprados pelo empresário Eduardo Fischer, responsável pelo festival Maquinária.

Perry Farrell, vocalista do Jane's Addiction e um dos criadores do famoso festival americano Lollapalooza, estaria participando das negociações, diz a agência.

Economia - Produção de veículos bate recorde

Produção de veículos cresce 32,5% e bate recorde no mês e no ano

A produção de veículos no país bateu em março recorde da série histórica, com a fabricação de 330.980 unidades, de acordo com os dados que englobam automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões divulgados pela Anfavea (associação das montadoras) nesta quarta-feira. A maior marca até então havia sido registrada em julho de 2008 (318,4 mil).

O número aponta alta de 32,5% no confronto com fevereiro e de 20,3% no comparativo com igual intervalo no ano passado. Já no primeiro trimestre deste ano, a produção cresceu 24,4% ante o mesmo período em 2009, atingindo 826.669 unidades e batendo novo recorde, ultrapassando os três primeiros meses de 2008.

As exportações tiveram acréscimo de 82,7% no acumulado do ano (159.152 unidades). Em março (57.929), as vendas para o mercado externo subiram 9,4% ante fevereiro e 66,6% frente ao mesmo mês em 2009.

O número de empregados nas montadoras somou ao final do mês passado 127.764 trabalhadores, quantidade superior à registrada em fevereiro (126.791), mas ainda abaixo do contabilizado em outubro de 2008 (131.717), quando houve o agravamento da crise internacional.

Venda
O emplacamento de veículos cresceu 17,9% no primeiro trimestre, no confronto com o mesmo intervalo no ano passado, batendo o recorde para o período --que pertencia a 2009-- com a venda de 788.007 unidades.

Março isoladamente também apresentou a melhor marca mensal, com o impulso aos licenciamentos dado pelo último mês de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido, atingindo 353.738 veículos.

O montante é 14,6% superior ao recorde anterior, que havia sido batido em setembro passado (308,7 mil unidades). Naquele mês, também houve corrida dos consumidores às concessionárias por causa do tributo, cuja alíquota voltou a subir gradualmente em outubro.

A partir deste mês, os carros a álcool ou flex de mil cilindradas tiveram a alíquota elevada de 3% para 5%. Já nos de até 2.000 cilindradas, o percentual passou de 7,5% para 11%. Para caminhões, a isenção do tributo permanece até junho, quando a alíquota retorna a 5%.

O incentivo, concedido em dezembro de 2008 e que até o final de 2009 valia também para os carros a gasolina, foi uma das principais medidas tomadas pelo governo federal para combater os efeitos da crise econômica e estimular as vendas no setor.

A medida surtiu efeito, e os emplacamentos apresentaram um acréscimo de 11,4% no ano passado ante 2008, registrando o terceiro recorde anual consecutivo, com 3,14 milhões de unidades.

Confiança
De acordo com pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas), as indústrias de bens de consumo duráveis atingiram em março 90,9% de utilização da capacidade instalada, influenciadas pelo fim da redução de IPI para veículos e móveis. Na média, o uso ficou bem abaixo desse patamar (84,3%).

A confiança dos empresários desse segmento, aliás, caiu 4,4% entre fevereiro e março, ante um crescimento de 0,6% do índice geral. Para Aloísio Campelo, coordenador do Núcleo de Pesquisas e Análises Econômicas da FGV, "essa pequena queda se deve à expectativa do que vai acontecer com o fim do benefício fiscal, mas o impacto deve ser moderado".

O efeito, na sua avaliação, será atenuado pelo crescimento da massa salarial, a geração de empregos e a redução da inadimplência.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u717353.shtml

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Artes - Cinema


Filmes

Chico Xavier
Superprodução sobre o médium bate recorde de público no primeiro fim de semana

Com 593 mil espectadores de sexta-feira a domingo, “Chico Xavier” tornou-se o filme brasileiro de maior bilheteria no fim de semana de estreia desde a chamada Retomada do cinema nacional, em meados da década de 1990. A marca anterior, de 570 mil ingressos vendidos, pertencia a “Se Eu Fosse Você 2”, atual recordista de público da Retomada com 6,1 milhões de pagantes nos meses em que esteve em cartaz. Curiosamente, ambos foram dirigidos por Daniel Filho.

Entre os filmes lançados em 2010, a bilheteria do primeiro fim de semana de “Chico Xavier” só não supera a de “Alvim e os Esquilos 2”, que atraiu 673 mil espectadores nos três primeiros dias. A marca da superprodução sobre o médium mineiro é ainda mais significativa por ter sido atingida no feriado da Semana Santa, quando a frequência nos cinemas costuma cair.

Apesar da performance, a expectativa do mercado é de que “Chico Xavier” leve entre 4 e 5 milhões de pessoas aos cinemas enquanto estiver em cartaz. O recordista de público do cinema nacional é “Dona Flor e seus Dois Maridos”, de 1976, que foi assistido por 12 milhões de pessoas.

FONTE: http://www.paginadocinema.com.br/filmes/index/86

Saúde - Mais de 30% dos brasileiros têm doenças crônicas



Mais de 30% dos brasileiros têm doenças crônicas
Estudo do IBGE diz que pressão alta é o problema mais comum na população

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica que 59,5 milhões de pessoas (31,3% da população no Brasil) têm alguma doença crônica – problemas que geralmente se desenvolvem de forma lenta e duram por muito tempo, como hipertensão, asma e diabetes. Quase 6% das pessoas declaram ter três ou mais desses problemas.

Os dados fazem parte de um suplemento da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e se referem a 2008. O problema é mais grave na região Sul, onde 35,8% das pessoas entrevistadas disseram ter esse tipo de doença. A lista segue com Sudeste (34,2%), Centro-Oste (30,8%), Nordeste (26,8%) e Norte (24,6%). De acordo com a pesquisa, o problema atinge 35,2% das mulheres e 27,2% dos homens.


Os principais problemas encontrados na pesquisa do IBGE foram: hipertensão (14%), problema de coluna ou costas (13,5%), artrite ou reumatismo (5,7%), bronquite ou asma (5%), depressão (4,1%), doença de coração (4,0%) e diabetes (3,6%). Para essa última doença, é importante ressaltar que o índice sobe para 8,1% entre as pessoas 35 anos ou mais.

As doenças crônicas são um problema grave para a saúde pública. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que males como doenças cardiovasculares, cânceres, diabetes e problemas respiratórios são a maior causa de mortes no mundo, fazendo com que aproximatamente 35 milhões de pessoas percam a vida todos os anos – os números se referem a 2008. Cerca de 60% das mortes que acontecem em países pobres estão relacionadas essas doenças. O índice sobe para 80% em nações em desenvolvimento.

E, de acordo com a OMS, grande parte dessas mortes poderia ser evitada se a população eliminasse fatores de risco como o fumo, consumo de álcool, sedentarismo e dietas pouco saudáveis.

No quesito fumo, o índice ainda é alto entre os brasileiros. Na população com 15 anos ou mais de idade, 15,1% são fumantes diários e 2,1% fumam ocasionalmente. A região Sul tem o maior percentual de fumantes correntes (soma dos diários com os ocasionais): 19,3%. A incidência do tabagismo entre os homens é maior (21,5%), na comparação com as mulheres (13,2%).

Para o IBGE, não houve variação expressiva nesses índices no Brasil. Em 1998, 31,6% das pessoas relataram ter um problema como esse. A taxa variou para 29,9% (52,6 milhões de pessoas) em 2003. O estudo indica que a existência das doenças crônicas também tem relação com a renda de cada parcela da população.

– Quanto maior o rendimento, maior foi o percentual de pessoas que afirmaram ter ao menos uma doença. Entre aqueles com rendimento de até um quarto do salário mínimo, 20,8% tinham ao menos uma doença. E entre aqueles com rendimento acima de cinco salários mínimos, o percentual alcançava 38,5%.

As doenças crônicas voltaram a chamar a atenção recentemente porque os portadores desse tipo de problema estão incluídos nos grupos prioritários que precisam se vacinar contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína. Essa parcela da população precisa ir a um posto de vacinação até a próxima sexta-feira (2) para receber a dose. De acordo com o Ministério da Saúde, ter uma doença crônica aumenta o risco de contrair formas mais graves da doença, o que eleva inclusive a chance de morte.

http://noticias.r7.com/saude/noticias/mais-de-30-dos-brasileiros-tem-doencas-cronicas-20100331.html

Geral - Grupo propõe redução de consumo

Grupo propõe 14 passos para reduzir o consumo excessivo
Quando apelos racionais são insuficientes, ambientalistas recorrem até à neurociência para obter resultados
por David Biello

Evitar desperdício: ações simples podem reduzir coletivamente as emissões

A eficiência energética parece ter um sentido econômico racional – menos energia utilizada, mais dinheiro poupado. No entanto, no mundo concreto é realmente a concorrência entre os vizinhos, em vez de redução de custos, que pode levar as pessoas a desligarem seus termostatos, instalarem o isolamentos térmicos ou simplesmente desligarem as luzes quando saem de um cômodo. Essa é a lição de uma série de esforços propostos pelo grupo OPOWERs.

Agora um novo estudo colaborativo do Natural Resources Defense Council (NRDC) e o Garrison Institute Climate, Mind and Behavior Project revela que ações simples, como pegar um vôo a menos por ano e desperdiçar menos alimentos, também podem ser adotadas. O grupo ambiental estima que, se todos os americanos adotassem 14 medidas durante a próxima década, o país evitaria 1 bilhão de toneladas métricas de emissões de gases de efeito estufa, ou o equivalente a toda a emissão anual de gases de efeito estufa da Alemanha.

“A essência disso é eliminar o desperdício, pois quanto maior o desperdício mais dinheiro gasto”, diz o diretor executivo do NRDC, Peter Lehner. “Se todos os americanos adotassem uma gama bastante modesta de ações, a maioria realmente pouparia dinheiro e faria uma grande diferença.”

As recomendações, além de voar menos e desperdiçar 25% menos de comida, incluem: dar ou ir de carona, ao menos uma vez por semana (equivalente a 75 milhões de toneladas de CO2 não emitidas até 2020, o CO2e); manutenção do veículo, calibrando corretamente os pneus (45 milhões de toneladas de CO2e); reduzir o tempo gasto em um veículo em marcha lenta pela metade (40 milhões de toneladas de CO2e); um melhor isolamento térmico em casa (85 milhões de toneladas de CO2e); termostatos programáveis (80 milhões de toneladas de CO2e); redução do consumo de energia por aparelhos desligados mas no modo “standby”, a chamada demanda fantasma (70 milhões de toneladas de CO2e); utilizar água quente de forma mais eficiente, como lavar roupa com água fria (65 milhões de toneladas de CO2; substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas (30 milhões de toneladas de CO2e); comer carne de frango duas vezes por semana (105 milhões de toneladas métricas toneladas de CO2e); aumentar a reciclagem de papel, plásticos e metais (105 milhões de toneladas de CO2e); comprar aparelhos da linha EnergyStar apenas quando os velhos estiverem imprestáveis (55 toneladas métricas de CO2e); e consumo “consciente”, como, por exemplo, comprar menos água engarrafada (60 milhões de toneladas de CO2e).

“Tomamos más decisões o tempo todo”, diz Sabine Marx, diretora adjunta do Center for Research on Environmental Decisions at Columbia University, por causa de informações incompletas ou outras dificuldades, como, or exemplo, os elevados custos de equipamentos para isolamento térmico. Superá-las, diz Marx, “não significa manipular as mentes das pessoas”, mas sim facilitar as boas decisões.

Por exemplo, as taxas de doação de órgãos variam muito na Europa: desde 100% na França e na Polônia, até a 17% no Reino Unido e a apenas 4 % na Dinamarca. A diferença não pode ser atribuída a diferentes visões culturais sobre doação de órgãos, mas sim se o país tem uma política que incentiva a doação ou não.

NRDC, o Garrison Institute e outros esperam trazer esse tipo de escolha para o mundo do comportamento pessoal. Parte disso é resultado da frustração com medidas de política mais ampla, especialmente a nível nacional, quando se trata de enfrentar as mudanças climáticas. O principal benefício da ação pessoal é que ela pode começar imediatamente, acrescenta. Lehner admite que sua organização não tem ideia de como convencer as pessoas, por conta própria, a realizar esses 14 passos na próxima década. E há perigo significativo de que iniciativas para eficiência energética, em última instância, possam aumentar o consumo de energia. “O risco é bastante claro”, observa Speth. “Você pode comprar duas geladeiras EnergyStar, por exemplo. Temos de diminuir esse consumo excessivo e sair dessa armadilha consumista.”

http://www.ask.com/bar?q=uol&page=1&qsrc=121&dm=all&ab=0&u=http%3A%2F%2Fwww.uol.com.br%2F&sg=BQDb4q11mKWBW7oSpVjiycQLYpyAE0b31Tq3tyksycM%3D&tsp=1268870797426

Colaboração: Luana Alves

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Esportes - Paulistão na reta final


Tricolor, Timão, Prudente e Portuguesa brigam pelas últimas vagas no Paulista

Na rodada final do campeonato, Santos e Santo André aguardam os jogos de quarta-feira para conhecerem seus adversários nas semifinais

O gol da virada do Grêmio Prudente contra o Bragantino embolou outra vez a zona de classificação do Campeonato Paulista e voltou a tirar o Corinthians do G-4. Os resultados da 18ª rodada do Estadual mantiveram a dúvida para as últimas vagas – não só para as semifinais, mas também para o rebaixamento.

São Paulo, Prudente, Lusa e Corinthians brigam por duas vagas na rodada decisiva
O Santos, que venceu o São Caetano por 3 a 1 neste domingo, já tem a primeira posição garantida, e sabe que vai enfrentar o quarto colocado nas semifinais. Já o Santo André, que empatou com o Rio Claro no sábado, é o vice-líder e deve encarar o terceiro colocado na classificação. Na rodada final, o Peixe encara o rebaixado Sertãozinho na Vila apenas para cumprir tabela, enquanto o Ramalhão recebe o São Paulo em uma das partidas decisivas da próxima quarta-feira. O jogo está marcado para estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba. A única chance do time do ABC perder a segunda colocação é ser derrotado pelo Tricolor e o Grêmio Prudente vencer o São Caetano descontando uma diferença de 15 gols no saldo.

Para as duas últimas vagas ainda há quatro clubes no páreo: Grêmio Prudente, o terceiro colocado (34 pontos), o São Paulo, em quarto (33), o Corinthians, em quinto (32), e a Portuguesa, em sexto (31).

O time de Presidente Prudente é uma das maiores surpresas do campeonato. Sob o comando de Toninho Cecílio, há cinco rodadas à frente da equipe, o grupo ainda não deixou de vencer uma só partida, e desbancou os grandes clubes nesta reta final. O próximo desafio será contra o São Caetano, já fora da briga, em casa. Pode ser a chance do ex-Barueri se consagrar com seu novo escudo. A vitória já garante o time nas semifinais. Em caso de empate ou derrota, precisa torcer por tropeço dos rivais diretos.

O Corinthians tem pela frente o Rio Claro em casa, e poderá ter dificuldades contra o rival, que ainda briga contra o rebaixamento. Diferentemente do São Paulo e do Prudente, o Timão não depende apenas de si mesmo para conseguir classificar. A equipe comandada por Mano Menezes precisa não só da vitória como torce para que pelo menos um dos rivais, Prudente ou Tricolor, tropece.

A Portuguesa também decidirá sua vaga em casa, contra o Ituano, que tenta escapar da degola. A Lusa, assim como o Alvinegro, precisa torcer por dois tropeços dos adversários e assegurar os três pontos para chegar às semifinais. O time da capital precisa da derrota do Grêmio e empate de Corinthians ou São Paulo. Ou derrotas dos dois grandes.

Na outra ponta da tabela, três equipes lamentam seu futuro em 2011: Monte Azul, Sertãozinho e Rio Branco já estão rebaixados, sem chances matemáticas de se manter na primeira divisão. Para escapar da degola, também há quatro times na briga. Paulista (17 pontos), que encara o eliminado Palmeiras em casa, Mirassol (19), que recebe o Bragantino, Ituano (19), que visita a Lusa, (19) e Rio Claro (19), que tentará parar o Timão.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Campeonato_Paulista/0,,MUL1556754-9839,00-TRICOLOR+TIMAO+PRUDENTE+E+PORTUGUESA+BRIGAM+PELAS+ULTIMAS+VAGAS+NO+PAULISTA.html

domingo, 4 de abril de 2010

Política - Vingança na África do Sul

Grupo de extrema-direita sul-africano afirma que líder será vingado
Ultradireitista Eugene Terre'blanche foi encontrado morto no sábado.
Grupo disse que ação para vingar morte de líder ainda será decidida.

O grupo sul-africano de extrema-direita Movimento de Resistência Afrikaner afirmou neste domingo (4) que a morte de seu líder, Eugene Terre'Blanche, será vingada, mas pediu calma a seus membros e que evitem uma reação imediata.

"Ao contrário do que desejam os membros, pedimos que permaneçam calmos no momento", afirmou o secretário-geral do Movimento de Resistência Afrikaner, André Visagie, que anunciou uma reunião do grupo em 1º de maio para determinar um plano. "Decidiremos as ações para vingar a morte de Terre'Blanche. Vamos agir, e nossas ações específicas serão decididas na conferência de 1º de maio", completou.

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e a líder da oposição local, Helen Zille, pediram calma para evitar a violencia e o aumento da tensão racial após o assassinato do líder ultradireitista.

Motivações políticas
O líder de extrema-direita sul-africano Eugene Terre'Blanche, de 69 anos, foi assassinado no sábado (3) em um ato aparentemente sem motivações políticas.

"Ele foi encontrado morto em sua cama, com ferimentos no rosto e na cabeça", afirmou o porta-voz da polícia, Adele Myburgh.

Ao que parece, a morte não tem relação com questões políticas e teria sido motivada por uma discussão com dois funcionários por salários que não foram pagos após trabalhos realizados em sua fazenda. Os dois empregados, de 15 e 21 anos de idade, foram presos e indiciados, segundo o porta-voz.

Durante mais de 20 anos, Terre'Blanche encarnou a oposição branca à abolição do regime racista sul-africano e a luta pela supremacia dos afrikaners, descendentes dos primeiros colonos europeus.

sábado, 3 de abril de 2010

Saúde - Álcool em moderação é bom, diz estudo


Álcool em moderação é bom para quem sofre de doenças vasculares
Beber pouco e regularmente diminui 20% das chances de recorrência do problemas de saúde

Um estudo da Universidade Católica de Campobasso, na Itália, mostrou que o consumo moderado e regular de álcool pode ser benéfico para pessoas que tiveram ataque cardíaco leve ou outros acidentes vasculares. A pesquisa se baseou na dieta mediterrânea, cujo hábito de tomar vinho ou cerveja na refeição é comum e um hábito regular.

O estudo analisou 16.351 pacientes já afetados por uma isquemia vascular. Eles foram acompanhados pelos pesquisadores para saber quais eram seus hábitos, incluindo o consumo de álcool.

Dadas as análises, Simona Costanzo, epidemiologista e primeira autora da pesquisa, afirma que o consumo moderado de álcool pode diminuir as chances de recorrência de derrames ou problemas no coração.

- Nós observamos que o consumo regular e moderado de álcool tem efeitos benéficos até para pessoas já afetadas por ataques cardíacos ou derrame. Não somente eles estão menos propensos a terem doenças semelhantes de novo, mas toda a causa de mortalidade também tende a ser menor do que entre aqueles que não consomem bebidas alcoólicas.

O efeito é muito semelhante ao observado em pessoas saudáveis. “O risco de redução é de 20%. Isso significa que um problema de saúde pode ser evitado a cada cinco.”Mas segundo os pesquisadores a palavra-chave da pesquisa é: moderação.

- Quando nos falamos sobre moderação no consumo de álcool, nos queremos dizer algo muito distante do que se vê nos comerciais da televisão. Referimos-nos a moderação como o beber regularmente, bebendo poucas doses e mantendo um estilo de vida saudável. Uma taça de vinho ou uma cerveja durante a refeição, por exemplo, é parte da dieta mediterrânea.

Em linhas gerais, Simona Costanzo afirma que a pesquisa aborda o ato de beber moderadamente, mas de forma regular. Para os pesquisadores, o consumo moderado ao longo da semana é positivo.

- Já a mesma quantidade semanal de álcool concentrado em poucos dias é definitivamente perigoso.

http://noticias.r7.com/saude/noticias/alcool-em-moderacao-e-bom-para-quem-sofre-de-doencas-vasculares-20100323.html

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Geral - A origem do ovo de Páscoa

A origem do ovo de páscoa

Na Páscoa, a celebração da morte e ressurreição de Cristo serve como um momento especial para que os cristãos reflitam sobre o significado da via e do sacrifício daquele que fundou uma das maiores religiões do mundo. Contudo, muitos não conseguem visualizar qual a relação existente entre essa celebração de caráter religioso com o hábito de se presentear as pessoas com ovos de chocolate.

Para responder a essa pergunta, precisamos voltar no tempo em que o próprio cristianismo estava longe de se tornar uma religião. Em várias antigas culturas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, observamos que o uso do ovo como presente era algo bastante comum. Em geral, esse tipo de manifestação acontecia quando os fenômenos naturais anunciavam a chegada da primavera.

Não por acaso, vários desses ovos eram pintados com algumas gravuras que tentavam representar algum tipo de planta ou elemento natural. Em outras situações, o enfeite desse ovo festivo era feito através do cozimento deste junto a alguma erva ou raiz impregnada de algum corante natural. Atravessando a Antiguidade, este costume ainda se manteve vivo entre as populações pagãs que habitavam a Europa durante a Idade Média.

Nesse período, muitos desses povos realizavam rituais de adoração para Ostera, a deusa da Primavera. Em suas representações mais comuns, observamos esta deusa pagã representada na figura de uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mãos. Nesta imagem há a conjunção de três símbolos (a mulher, o ovo e o coelho) que reforçavam o ideal de fertilidade comemorado entre os pagãos.

A entrada destes símbolos para o conjunto de festividades cristãs aconteceu com a organização do Concilio de Niceia, em 325 d.C.. Neste período, os clérigos tinham a expressa preocupação de ampliar o seu número de fiéis por meio da adaptação de algumas antigas tradições e símbolos religiosos a outros eventos relacionados ao ideário cristão. A partir de então, observaríamos a pintura de vários ovos com imagens de Jesus Cristo e sua mãe, Maria.

No auge do período medieval, nobres e reis de condição mais abastada costumavam comemorar a Páscoa presenteando os seus com o uso de ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. Até que chegássemos ao famoso (e bem mais acessível!) ovo de chocolate, foi necessário o desenvolvimento da culinária e, antes disso, a descoberta do continente americano.

Ao entrarem em contato com os maias e astecas, os espanhóis foram responsáveis pela divulgação desse alimento sagrado no Velho Mundo. Somente duzentos anos mais tarde, os culinaristas franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História. Depois disso, a energia desse calórico extrato retirado da semente do cacau também reforçou o ideal de renovação sistematicamente difundido nessa época.

http://www.brasilescola.com/pascoa/a-origem-ovo-pascoa.htm

Colaboração: Valquíria Seixas

Geral - recriação do "rosto de Jesus"


Especialistas recriam 'rosto de Jesus' a partir do Santo Sudário
Rosto foi recriado em 3D por cientistas e especialistas em computação gráfica nos EUA.

Especialistas em computação gráfica usaram técnicas modernas de criação de imagens de 3D para recompor a imagem da face retratada no Santo Sudário, que muitos acreditam ser o rosto de Jesus Cristo.

A experiência foi feita especialmente para o documentário de TV "The Real Face of Jesus?" ("O rosto real de Jesus?"), do History Channel, que vai ao ar no próximo sábado.

Os artistas tiveram acesso ao Santo Sudário, uma peça de linho que muitos cristãos acreditam ter sido usada para cobrir o corpo de Jesus após a crucificação. Sua autenticidade é debatida há anos por cientistas. O tecido traz uma imagem fantasmagórica do corpo de um homem que foi crucificado.

O artista de computação gráfica Ray Downing, que participou do projeto, é o mesmo que recriou em 3D o rosto do ex-presidente americano Abraham Lincoln, usando mais de cem fotos.

De acordo com Downing e com John Jackson, físico da universidade americana do Colorado que estuda o Santo Sudário desde 1978, a relíquia é singular, pois ela contém dados em três dimensões sobre o corpo da pessoa que foi enterrada.

Isso acontece porque o Santo Sudário foi enrolado em todo o corpo, em vez de apenas cobrir a face.

"A presença de dados em três dimensões é bastante inesperada e também é única", diz Downing. "É como se a imagem contivesse um manual de instruções sobre como se construir uma escultura."

O Santo Sudário, que pertence ao Vaticano, fica guardado na Cappella della Sacra Sindone do Palácio Real de Turim, na Itália.

Entre os dias 10 de abril e 23 de maio, a Catedral de São João Batista, em Turim, fará uma rara exibição pública da relíquia, que, acredita-se, deve atrair milhões de pessoas.

O papa Bento XVI fará uma visita ao local no dia 2 de maio. A última exibição pública do Santo Sudário foi há dez anos.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1553513-5603,00-ESPECIALISTAS+RECRIAM+ROSTO+DE+JESUS+A+PARTIR+DO+SANTO+SUDARIO.html

Colaboração: Fabiolla Rocha

Tecnologia - Pesquisas do LCH monitoradas no Brasil


Pesquisas do LHC são monitoradas online em laboratório no Brasil

Fábio Reynol - Agência Fapesp - 31/03/2010

O CMS é um dos quatro experimentos de pesquisa do LHC e cada um deles conta com equipes e equipamentos exclusivos para suas finalidades. [Imagem: Cern]

Colisões remotas
Às 13h06 desta terça-feira (30/3), horário local, o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider, ou "Grande Colisor de Hádrons"), localizado na fronteira da Suíça com a França, inaugurou seu programa de pesquisa ao provocar um choque de duas nuvens de prótons com energia total de 7 teraelétron-volts (TeV).

Ao mesmo tempo, 8h06 pelo horário de Brasília, no bairro da Barra Funda na capital paulista, uma equipe de físicos do Centro Regional de Análise de São Paulo (Sprace) do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp) pôde acompanhar a colisão em uma sala ligada por uma rede de alta velocidade ao Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) que administra o LHC.

Acompanhamento do LHC em tempo real
A Unesp aproveitou a ocasião para inaugurar o seu centro de controle do experimento CMS (sigla em inglês para "Solenoide de Múon Compacto"), que conta com 35 unidades semelhantes espalhadas pelo mundo e nas quais é possível acompanhar em tempo real as atividades realizadas no LHC e participar do seu monitoramento.

O CMS Center @ São Paulo, nome oficial do centro, utiliza uma conexão internacional de 10 Gbs. "É a rede mais rápida do Brasil", disse o professor Sérgio Ferraz Novaes, coordenador do Sprace. Os equipamentos do CMS Center @ São Paulo foram adquiridos com apoio da Rede Nacional de Física de Altas Energias (Renafae), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Além do transporte de dados dos experimentos, a velocidade da rede permite o funcionamento de sistemas de telefonia e videoconferência de alta qualidade, proporcionando uma interação instantânea com o centro de controle do Cern.

Calibração
Por conta disso, os usuários do centro paulista poderão atuar na calibração dos subdetectores, monitorar a qualidade dos dados gerados e ainda analisar essas informações.

"Podemos acompanhar as informações ao vivo por meio de monitores e, caso detectemos alguma irregularidade, temos condições de chamar um especialista do LHC pelo sistema de videoconferência", explicou o físico Franciole Marinho, pós-doutorando do Sprace que participa do projeto.

Detectores do LHC
O CMS é um dos quatro experimentos de pesquisa do LHC e cada um deles conta com equipes e equipamentos exclusivos para suas finalidades.

Além do CMS, os experimentos Atlas e LHCb também registraram as colisões efetuadas na terça-feira. De modo similar ao CMS, o Atlas é um experimento multipropósito que fornecer dados para trabalhos em diversas áreas da física.

Já o LHCb é focado no chamado quark B, partícula que poderá fornecer pistas sobre a relação entre matéria e antimatéria presentes no Universo. O quarto experimento, Alice, é voltado a análises com íons pesados e deve começar a operar em 2011, com o disparo de partículas de ouro ou chumbo.

Física de altas energias
O Brasil já participa intensamente no processamento dos dados coletados no Cern. Segundo Novaes, é importante para o país aumentar sua participação no desenvolvimento de software e hardware necessários às pesquisas no acelerador. "O LHC é um instrumento único que abrirá várias portas para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro", afirmou.

Mas a formação e a pesquisa brasileiras em física de altas energias já estão ganhando com os experimentos. Os dados observados do campus da Barra Funda alimentarão trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doutorado de estudantes da Unesp.

Por meio da rede de alta velocidade KyaTera, do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia) da FAPESP, que cobre o Estado de São Paulo, esses dados poderão ser partilhados com outras unidades de pesquisa.

Do que é feita a matéria
A comunidade científica espera que os experimentos realizados no LHC forneçam respostas para algumas das principais questões atuais da física. "O que se convencionou chamar de 'física de partículas' tem um aspecto muito mais amplo do que o nome sugere. Ela se propõe a responder do que é feita a matéria, como ela interage e quais são as forças da natureza", explicou Novaes.

Entre as expectativas em relação ao LHC estão pistas a respeito da chamada matéria escura que surgiu como explicação para o comportamento de corpos no Universo.

"Apenas a massa da matéria visível não seria suficiente para explicar o comportamento das galáxias. A matéria escura seria o montante faltante nessa equação. Mas, no momento, trata-se apenas de uma hipótese", disse Sérgio Lietti, pesquisador do CMS Center @ São Paulo.

De modo análogo, a chamada energia escura é uma hipótese elaborada para explicar a expansão do Universo. Ainda sem comprovação empírica, essa é outra teoria que o trabalho no LHC também poderá ajudar a comprovar ou a negar.

Matéria e antimatéria
O Atlas, um dos detectores do LHC, é um experimento multipropósito que fornecer dados para trabalhos em diversas áreas da física. [Imagem: Cern]

A assimetria entre matéria e antimatéria percebida no Universo é outro enigma que os físicos esperam poder elucidar com ajuda das colisões no anel europeu.

"Em laboratório, conseguimos perceber que cada partícula é acompanhada de sua antipartícula, isso nos leva a perguntar por que observamos muito mais matéria do que antimatéria no Universo, ou seja, há uma aparente assimetria entre as duas", disse Marinho.

A maior das expectativas, no entanto, repousa sobre a comprovação ou não do chamado bóson de Higgs, cuja existência hipotética foi levantada pelo físico britânico Peter Ware Higgs de modo a tentar explicar a origem da massa das partículas elementares. "O LHC foi especialmente desenhado para estudar o bóson de Higgs", disse Novaes.

No entanto, o professor da Unesp estima que essas grandes perguntas não serão respondidas tão cedo. O LHC está em fase de testes, o que exige inicialmente a execução de experimentos cujos resultados já são conhecidos.

"É uma espécie de calibração. Caso os resultados sejam discrepantes em relação aos que já conhecemos pode ser sinal de algum defeito no equipamento", disse Novaes.

Índice de luminosidade
Mesmo após o acelerador comprovar a sua confiabilidade, os grandes resultados ainda deverão levar algum tempo. Segundo o professor da Unesp, será preciso agrupar um enorme volume de dados para poder comprovar uma teoria.

Isso dependerá do número de colisões que o LHC poderá proporcionar, chamado "índice de luminosidade". Quanto mais eventos forem registrados, mais dados serão coletados para compor os resultados finais que serão gerados por estatísticas.

Além das questões que intrigam a física contemporânea, o LHC ainda poderá gerar descobertas imprevisíveis. "A história da ciência está repleta de episódios em que o acaso gerou descobertas impensáveis até então. Nada impede que isso possa se repetir aqui", disse Novaes.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=pesquisas-lhc-monitoradas-laboratorio-brasil&id=010115100331