sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Educação - o "branco" do vestibular

Como escapar do 'branco'
A psicóloga Sandra Calais, doutora em psicologia clínica da Unesp, do campus Bauru, diz que há uma explicação física para o famoso "deu branco". Segundo ela, o estresse provoca “embotamento intelectual”, ou seja, quando uma pessoa fica muito nervosa, libera hormônios que prejudicam a atividade cerebral.

Alimentar-se bem, preservar horas de sono, fazer atividade física constantemente, reservar um tempo no dia para escutar músicas tranquilas e treinar a respiração são algumas dicas para reduzir os efeitos do nervosismo no cérebro. “É recomendável diminuir a ingestão de alimentos que contenham estimulantes. Café, chocolate e refrigerantes são exemplos”, exemplifica.

Além da parte física, a emocional também conta muito. Se vier a enxurrada de pensamentos negativos perto da hora da prova, a psicóloga recomenda pensar que o vestibular é apenas uma etapa. “O estudante deve pensar que ainda tem a vida toda pela frente e que poderá tentar de novo”, avalia.

Um comentário:

  1. Texto muito interessante, porque se trata de algo muito vivenciado por nós pré-vestibulandos. Já passei por isso e sei que não valeu a pena, por isso aconselho a todos para irem com calma, nervosismo não aprova ninguém ;)

    Valquíria Seixas

    ResponderExcluir