sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tecnologia - Samsung Galaxy Tab 10.1 é a evolução natural do Galaxy Tab



Samsung Galaxy Tab 10.1 é a evolução natural do Galaxy Tab

Proibido na Alemanha e enfrentando batalhas em diversos tribunais ao redor do mundo, o Samsung Galaxy Tab 10.1 chegou ao Brasil apresentado como uma evolução natural do Galaxy Tab - não apenas por sua tela maior, mas também por seu hardware mais robusto, um sistema operacional com mais recursos e uma proposta ajustada para recursos multimídia e acesso às redes sociais.

O Tab 10.1 promete seguir a linha de sucesso dos demais produtos da família Galaxy, e conta com novidades interessantes em seus recursos, que prometem melhorar a experiência final do usuário. Confira alguns destaques do novo tablet da Samsung.

Design
Este é um dos pontos de maior destaque no Galaxy Tab 10.1, em diversos aspectos. Independentemente de qualquer tipo de comparação (mesmo porque nosso objetivo principal é avaliar o produto de forma pura e simples), o tablet é bem confortável de segurar, tanto na horizontal quanto na vertical.
O produto tem design simples, com detalhes em cinza nas suas bordas e, tal como o Galaxy Tab, possui uma parte traseira na cor branca, que não é imune à sujeira ou manchas encardidas. Logo, a capa protetora é fundamental. Além disso, o Galaxy Tab 10.1 é leve, o que torna o seu uso agradável, mesmo por longas horas.

Tela
A tela do Galaxy Tab 10.1 é muito boa para reprodução dos elementos de imagem vídeos. Sua sensibilidade é excelente, o que torna o toque bem leve na tela. Você não precisa fazer esforço para acessar um ícone ou widget, e isso torna o uso bem prazeroso. A digitação também fica bem precisa no teclado virtual, tanto na horizontal, quanto na vertical.

O único inconveniente da sua tela é que ela é um imã para as marcas de dedo. Não é um problema exclusivo do Galaxy Tab 10.1, mas no caso desse tablet em especial, é um pouco acima da média. Logo, tenha uma flanela por perto para deixar a tela limpa de vez em quando.

Desempenho
O desempenho geral do Samsung Galaxy Tab 10.1 é muito bom, e melhor que o de outros tablets Android do mercado. Você tem à sua disposição uma série de widgets e atalhos que, combinados com a ótima tela de toque, oferecem uma resposta muito boa na hora de acionar esses recursos. Com um processador dual-core de 1 GHz, 1 GB de memória RAM e Android 3.1 (Honeycomb), o desempenho geral é satisfatório. Na maioria dos aplicativos executados, não tivemos arrastos e atrasos no sistema.

O único ponto de observação que fazemos é em relação à interface nativa do Android, que apresentou um pouco de “engasgos” durante as mudanças de telas ou na alternância de alguns aplicativos. Também observamos alguns travamentos quando tentamos executar algum aplicativo enquanto o tablet instalava um segundo programa, baixado do Android Market.

Em compensação, observamos que o Galaxy Tab 10.1 vai muito bem nos jogos. Testamos dois títulos bem diferentes: Angry Birds Rio e Need For Speed Shift. Nos dois casos o resultado final foi excelente, e o desempenho dentro esperado, com resposta precisa no toque da tela e no acelerômetro, que respondeu aos comandos com perfeição. Quem pretende usar o tablet para games ficará bem satisfeito com a sua performance.

Além disso, o Galaxy Tab 10.1 é um dos primeiros modelos no mercado brasileiro compatíveis com a tecnologia de internet 4G, e essa é uma vantagem importante para o comprador que está pensando a longo prazo. Não foi possível testar essa funcionalidade por questões óbvias (apesar de algumas operadoras já testarem as redes 4G), mas esse é um ponto a ser considerado na hora da compra.

Relação custo-benefício
O Samsung Galaxy Tab 10.1 está em uma faixa de preço acima do valor dos seus principais concorrentes no mercado brasileiro. Levando em conta que os novos tablets, com as isenções fiscais, estão chegando ao mercado, e que no momento temos concorrentes com opções tão interessantes quanto o Tab 10.1 a preços mais baixos, chegamos à conclusão de que o modelo da Samsung será uma opção para aqueles que fazem questão de utilizar os recursos e funcionalidades do Android 3.1 da Samsung.

Esperamos que a empresa reduza o preço do produto, para que o Tab 10.1 possa concorrer em pé de igualdade com os tablets da Acer, Apple e Motorola.

Ficha Técnica:
- Sistema Operacional: Android 3.1 Honeycomb
- Tela: 10.1 polegadas, com resolução de 1280 x 800 pixels
- Dimensões: 256.7 x 175.3 x 8,6 mm
- Peso: 565 gramas
- Armazenamento intermo: 16 GB
- Processador: NVIDIA Tegra 2 dual core, de 1 GHz
- Memória RAM: 1 GB de RAM
- Rede e Dados: GSM 850/900/1800/1900, HSPA+21 850/900/1900/2100
- Conexões: Bluetooth 3.0, USB 2.0, WiFi 802.11 (a/b/g/n), WiFi, DLNA
- Câmera traseira: 3.2 megapixels, com flash LED
- Câmera frontal: 2.0 megapixels
- Bateria: lithium, de 7000 mAh
- Itens inclusos: Samsung Galaxy Tab 10.1, cabo de transmissão de dados e recarga de bateria, adaptador para rede elétrica, fone de ouvido, certificados e manuais

Fonte: http://www.techtudo.com.br/review/samsung-galaxy-tab-101/samsung-galaxy-tab-101-e-evolucao-natural-do-galaxy-tab.html

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Educação - Tragédia no ABC: Sala onde professora foi baleada será desativada



 Tragédia no ABC: Sala onde professora foi baleada será desativada
Jaqueline Falcão (jaquefalcão@sp.oglobo.com.br) e Leonardo Guandeline
(leonardo.guandeline@sp.oglobo.com.br)Com CBN e Fantástico

SÃO PAULO - A sala de aula onde o aluno David Mota Nogueira, de 10 anos, atirou na professora, em uma escola de São Caetano do Sul, no ABC paulista, na quinta-feira passada, será desativada. A informação foi dada pela diretora da Escola Municipal Alcina Dantas Feijão, após depoimento à polícia nesta segunda-feira. Márcia Gallo disse que o local ficará fechado e deve ser transformado em uma sala de leitura e outros trabalhos.

Márcia foi ouvida nesta tarde pela delegada Lucy Fernandes, que investiga o caso. À polícia, confirmou que na própria quinta-feira, um menino que estudava na mesma sala de David voltou à escola, horas depois da tragédia, e foi ouvido por uma psicóloga encaminhada pela Prefeitura para o local.

- Ele disse que David gostava da professora e que só queria assustá-la, que era só uma brincadeira - diz Márcia Gallo. 

Na quarta-feira, a delegada deve ouvir pelo menos 5 crianças e a psicóloga que conversou com o garoto. Nesta segunda e terça-feira, seis psicólogos estarão na escola para conversar com pais e alunos. As aulas devem ser retomadas na quarta-feira. 

- Com certeza vamos juntos enfrentar esta situação - disse a diretora.

Segundo Márcia, depois do crime, a coordenadora e professores e ela própria ligaram para todos os pais de alunos da 4ª série. A escola tem três turmas da 4ª série, a mesma que David cursava.

Ao Fantástico, da TV Globo, um outro garoto, que estudava em outra sala, também disse ter ouvido David falar em matar a professora, mas achou que era brincadeira. De acordo com Márcia, esse menino saiu mais cedo da escola no dia do crime. A diretora disse que nenhuma criança relatou ter visto David com uma arma.
A professora Rosileide Queiros de Oliveira, 38, baleada pelas costas, na região do quadril, permanece internada no Hospital das Clínicas (HC). Ela deve ser ouvida na quinta-feira pela manhã, no hospital, pela delegada Lucy Fernandes.

- Quero saber se ela (a professora) teve algum problema com o menino ou com algum amigo dele. É isso que eu quero saber dela - disse a delegada.

Neste fim de semana, a professora recebeu a visita de Márcia e da coordenadora pedagógica da escola, Meire Cunha. Segundo a diretora, ela ainda não sabe da morte da criança.

- Ela não sabe que o David morreu. Não tocamos neste assunto, nem sobre o retorno dela ao trabalho. Falamos da sua saúde e a Meire fez uma oração para ela - disse Márcia.

Uma irmã de Rosileide confirmou que a professora sabe apenas que uma criança se feriu. Como estava de costas, ela não viu quem a baleou. Quando foi citado o nome de David, a professora teria se surpreendido e dito que ele era uma das crianças mais calmas da sala e só tinha notas boas.

O depoimento do pai de David deve ocorrer na sexta-feira. A arma usada por David pertencia ao pai dele, que é guarda municipal. Em São Caetano do Sul, os guardas trabalham armados, mas o revólver que Davi levou para a escola era de uso particular. Milton levava a arma nos bicos que fazia como segurança fora do expediente.

Os pais do garoto afirmaram que não se sentem culpados pela tragédia.

- Não me sinto culpado. Eu simplesmente acho que isso que aconteceu é uma tragédia. A gente tem que lamentar - afirmou o pai, Milton Nogueira, ao Fantástico.

- Não sinto, porque o Davi até na quarta feira foi tudo normal a vida dele - afirmou a mãe, Elenice.
Ao Fantástico, o pai do menino contou detalhes do dia da morte do filho.

- Liguei para minha esposa no desespero. Perguntei para ela: 'Amor, você mexeu no guarda-roupa?'. 'Não, não mexi'. Aí já veio logo os meus filhos, porque só estava a gente em casa. Aí fui até a escola por volta das 13h20m. Chamei a coordenadora, pedi que queria falar com meus dois filhos. Os dois desceram, e ele foi o primeiro a descer da sala. Eu cheguei, questionei a ele: 'Filho, você mexeu com a arma do pai?'. Ele abriu a mãozinha: 'Pai, não mexi'. Meus filhos nunca mentiram para mim. Meu filho mais velho falou: 'Pai, se o senhor quiser ir lá em cima olhar minha mochila, o senhor pode subir na sala e ver a minha mochila'. Falei: 'Filho, não precisa'. Subiram os dois juntos, abraçados" - lembra Milton Nogueira.

Perto das 16h, o telefone do guarda municipal tocou.
- Aí meu filho mais velho, eu recebi um telefonema dele da escola: 'Pai, o senhor não acredita. Foi o Davi que trouxe a arma do senhor, pai. Ele deu um tiro na cabeça'. Recebi a notícia do meu filho mais velho. Essa arma exatamente ficava em cima do guarda-roupa, na parte de cima do guarda-roupa, na última parte. Tem umas cobertas, eu colocava embaixo. Os dois têm orientação: a arma foi feita para matar. Ela não tem outro objetivo - disse Milton Nogueira.

Elenice disse que o marido nunca deixava a arma carregada, mas naquele dia tinha ficado. Milton pode responder criminalmente se ficar provado que não teve cuidado ao manter o revólver longe dos filhos. O crime está previsto na Lei do Desarmamento, e a pena é de 1 a 2 anos de prisão.

Religioso, o menino tinha acabado de completar 10 anos. Cursava o 4º ano em uma sala e sentava em uma carteira na terceira fila. No boletim, tinha notas 8 e 9 e nenhum registro de problemas disciplinares. A última reunião de pais foi na semana passada, e a mãe só ouviu elogios. Duas professoras deram as últimas aulas para Davi pouco antes da tragédia. A turma estudava matemática quando o pai chamou Davi para perguntar sobre a arma.

- Ele desceu para falar com o pai dele. Voltou, sentou e continuamos a aula normalmente, sem alteração nenhuma - diz a professora Ana Paula.

Na aula seguinte, Davi chegou a conversar com a professora Priscila Razzante.
- Ele veio me mostrar umas figurinhas do álbum do Brasileirão e ele veio me mostrar que ele estava com umas figurinhas repetidas - conta.

O irmão mais velho, de 16 anos, também falou sobre a última vez que viu David:
- Enquanto a gente andava em volta da quadra, eu pude ver ele. Semblante feliz, tranquilo, conversando com os amigos dele sentado no banco. Em nenhum momento, ele me contou que estava com a arma. Em nenhum momento, eu desconfiei que ele estava com a arma. Só a partir do momento que eu escutei o primeiro disparo, que eu senti no coração, eu virei pro meu amigo e falei: 'Meu, acabou'".

Fonte: http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2011/09/26/tragedia-no-abc-sala-onde-professora-foi-baleada-sera-desativada-925444272.asp

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Educação - Sudeste tem 36,7% dos candidatos inscritos no Enem 2011


 Sudeste tem 36,7% dos candidatos inscritos no Enem 2011

Mais de 5,3 mil estudantes se vão fazer as provas em 22 e 23 de outubro.
São Paulo, Minas Gerais e Bahia são os estados com mais inscrições.

Do G1, em São Paulo
 
Os estados da região Sudeste respondem por mais de um terço dos inscritos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 201, que será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro. Dos 5.366.780 candidatos, 1.971.958 inscrições (36,7)% são do Sudeste. Na divisão dos inscritos por região aparecem a seguir o Nordeste com 1.692.830 inscritos (31,6%); o Sul com 667.581 (12,4%); o Norte com 552.511 (10,3%); e o Centro-Oeste com 481.900 candidatos (9,0%).

São Paulo é o estado com o maior número de inscritos (901.354), seguido por Minas Gerais (607.838) e Bahia (424.525) 

Entre o total de inscritos, 28% (1.500.622) são alunos que vão terminar este ano o ensino médio. Destes, 1.224.157 são oriundos de escolas públicas; 276.465 informaram vínculo com instituições da rede particular de ensino. Outros 545.798 inscritos vão usar o Enem para tirar o certificado de conclusão do ensino médio.

Os números foram divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Ministério da Educação. Segundo o MEC, 60.543 inscritos fizeram pedidos para atendimento especial. Destes, 33.328 são pessoas que guardam o sábado. No dia 22 de outubro, eles farão a prova em um horário diferente dos demais. Estes candidatos terão de chegar ao local de prova no mesmo horário que os outros concorrentes (entre 12h e 13h), mas só começarão a responder o caderno após o pôr do sol.

Por faixa etária, o exame deste ano tem a maior concentração de inscritos entre 21 e 30 anos (1.704.820 estudantes).

Mais de 11 mil candidatos pediram salas de maior acessibilidade. Outros 842 inscritos vão fazer a prova em hospitais. Quase 6 mil farão a prova com letras ampliadas. Outras 325 pessoas farão o exame em braile e 3 mil terão com uma pessoa para auxiliar na leitura. Vão precisar de ajuda para a transcrição 3.867 candidatos; 1.502 necessitarão de intérprete da língua brasileira de sinais (libras).

Provas
As provas serão realizadas em 12 mil locais, 140 mil salas de aula, ocorrendo em 1.599 municípios e mais de 6 mil escolas estão no processo. O candidato deverá guardar o número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas. Também serão usados nos programas de bolsa de estudos (ProUni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação.

O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio:
- ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;
- ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
- Matemática e suas tecnologias: matemática.

Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta.

As provas começam às 13h. Em 22 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 23, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. As provas terão cinco horas e meia de duração. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Você deverá conferir os dados antes de iniciar a prova
De acordo com o edital, antes de começar a prova o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e se contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões.

O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame. Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.

De acordo com o edital, a capa do caderno de questões trará informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.

O que não pode
O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

A redação
A redação do Enem é corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 300 pontos ou mais na nota atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1000), a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor.

A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores. De acordo com o edital, o Inep considera que a metodologia empregada na correção das redações contempla recurso de ofício.

Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".

Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, em data a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha na internet .

Segundo o Inep, o uso dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do Inep, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.

O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial da União", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital.

Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.

Esportes - Presidente do Barça diz que Neymar não acertou com o Real e ironiza CR7


 Presidente do Barça diz que Neymar não acertou com o Real e ironiza CR7

 
 
Com a língua afiada, o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, alfinetou o Real Madrid em “duas frentes”. Primeiro, disse que o clube merengue não tem nada acertado com o Neymar ao contrário do que garante a imprensa espanhola.

- Que eu saiba, Neymar não está contratado pelo Real Madrid – afirmou Rosell, indicando que o Barça ainda não saiu da briga pela joia santista.

A segunda provocação aos merengues foi com Cristiano Ronaldo. O dirigente ironizou as declarações de Cristiano Ronaldo da semana passada, quando o atacante afirmou que era perseguido em campo e pelos árbitros por ser rico e bonito.

- Não percebo os homens, mas a minha filha preferiria Messi a Cristiano Ronaldo – disse Rosell em entrevista à emissora “8TV”.