domingo, 3 de abril de 2011

Meio ambiente - Radiação em água na usina japonesa está 10 mil vezes acima do normal


Radiação em água na usina japonesa está 10 mil vezes acima do normal
Informação é da empresa que opera a planta de Fukushima, diz Kyodo.
Autoridades japonesas ainda tentam evitar desastre nuclear maior.
Do G1, com agências internacionais

O nível de radiação na água de uma canalização subterrânea fora do prédio do reator 2 da usina nuclear de Fukusham Daiichi estava mais de 10 mil vezes acima do nível normal permitido nos reatores, segundo a operadora.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (31) pela agência Kyodo.

A Tokyo Electric Power (Tepco) também achou radiação em água do solo próximo ao prédio do reator 1.

E um índice anormal de césio radioativo foi encontrado em carne oriunda da área, informou.

Mais cedo, o premiê japonês, Naoto Kan, afirmou que a central de Fukushima deve ser desmantelada, ao mesmo tempo que aumenta a pressão internacional para a ampliação do perímetro de segurança, após os altos níveis de radiação detectados a 40 km de distância do local.

O anúncio foi feito pelo secretário do partido comunista japonês, Kazuo Shii, ao fim de uma reunião com o chefe de governo de centro-esquerda, informou a agência Kyodo.

A Tepco considera que será inevitável desmantelar os quatro primeiros reatores da usina, após as difíceis operações de resfriamento que podem durar meses. O complexo nuclear foi fortemente atingido pelo terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami que devastou o país no dia 11 de março.

Estes reatores sofreram graves danos, mas o presidente de honra da Tepco, Tsunehisa Katsumata, deu a entender na quarta-feira que os reatores 5 e 6, que não sofreram danos, poderiam ser conservados.

Apesar das pressões internacionais para ampliar o perímetro de segurança ao redor da central de Fukushima, atualmente de 20 km, as autoridades japonesas afirmaram que não há planos imediatos para a medida.

Corpos com radiação
O medo da radiação tem impedido as autoridades japonesas de recolher cerca de mil corpos de vítimas do terremoto e do tsunami na zona de segurança de 20 quilômetros de raio em torno da planta nuclear de Fukushima, informou a polícia à agência Kyodo.

Segundo a agência, os corpos teriam sido "'expostos a altos níveis de radiação após a morte". A tese foi apoiada pela detecção no domingo de elevados níveis de radiação em um corpo encontrado em Okuma, província de Fukushima, cerca de 5 km do complexo de Fukushima.

As autoridades estão agora considerando outra forma de recolher os corpos, para evitar exposição de policiais, médicos e famílias à radiação.

Fonte: http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/radiacao-em-agua-na-usina-japonesa-esta-10-mil-vezes-acima-do-normal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário