sábado, 18 de junho de 2011

Economia - Nível de atividade inicia segundo trimestre em alta, mostra BC


Nível de atividade inicia segundo trimestre em alta, mostra BC
IBC-Br, prévia do PIB da autoridade monetária, subiu 0,44% em abril.
Ritmo de crescimento, no entanto, perdeu força em relação a março.


O nível de atividade econômica do país cresceu 0,44% em abril deste ano, na comparação com março, segundo números divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Banco Central. Abril é o primeiro mês do segundo trimestre deste ano. Apesar do crescimento, houve desaceleração na comparação com o mês anterior - quando houve uma elevação de 0,5% contra fevereiro.

Em abril, o o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), indicador que tenta antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), somou 143,6 pontos, na comparação com 142,97 pontos em março deste ano e 138,2 pontos em abril do ano passado.

Com isso, nos quatro primeiros meses de 2011, o crescimento ficou em 3,94% e, em doze meses até abril, a taxa de expansão foi de 5,76%, informou a autoridade monetária. Os números mostram desaceleração da taxa de crescimento frente aos primeiros meses deste ano.

IBC-Br

O IBC-Br é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do PIB e ajudar a autoridade monetária na definição da taxa básica de juros (Selic). O Banco Central explicou que o IBC-Br "constitui uma medida antecedente da evolução da atividade econômica".

Antes divulgado por estados, e por regiões, desde o início deste ano o indicador passou a ser calculado com abrangência nacional. O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além dos impostos.

"A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores da economia acrescida dos impostos sobre produtos, que são estimados a partir da evolução da oferta total (produção+importações)", explicou o Banco Central, por meio do relatório de inflação de março do ano passado.

Definição dos juros

O IBC-Br é uma das ferramentas utilizadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros da economia brasileira. Atualmente, os juros básicos estão em 12,25% ao ano. A taxa foi elevada na reunião do Copom de janeiro em 0,5 ponto percentual, e, também em março, em igual proporção, para controlar as pressões inflacionárias. Em abril e junho deste ano, o Copom reduziu o ritmo de crescimento dos juros, ao elevá-los em 0,25 ponto percentual em cada reunião.

Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), a previsão do mercado para 2011 está em 6,19%. Deste modo, a estimativa dos analistas ainda está acima da meta central de inflação de 4,5% para este ano, mas dentro do intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (entre 2,5% e 6,5%). Para o PIB de 2011, a previsão dos analistas dos bancos é de uma expansão de 3,96%. O BC já informou que busca a convergência do IPCA, para a meta central, somente em 2012.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Saúde - Entenda por que namorar faz bem à saúde



Entenda por que namorar faz bem à saúde
Amor correspondido provoca uma “explosão” de hormônios que melhoram a vida
Manter uma relação nos deixa mais felizes, segundo os médicos
Quando o assunto é amor, quem sai ganhando? Os que levam ao pé da letra o verso “Ninguém vai ser feliz sem ser amado”, cantado por Luan Santana, na música Um Beijo, ou quem acredita no refrão “Eu quero mais é beijar na boca”, de Claudia Leitte? Para os médicos, o namorar e o ficar têm suas vantagens, mas é consenso que manter um relacionamento melhora a vida em vários aspectos, principalmente na saúde.
O contato afetivo com alguém envolve uma “explosão” de hormônios causadores das sensações de prazer e felicidade. Além disso, amar e ser amado nos faz mudar a rotina para melhor. Ficamos mais preocupados em manter uma boa aparência, comemos melhor, e tendemos a ver o mundo de uma maneira mais positiva, explica o psiquiatra Alexandre Saadeh, especialista em sexualidade do IPq (Instituto de Psiquiatra da USP).
- Quando você tem vínculo com quem te completa, há um estímulo que faz você se relacionar melhor com o mundo. Isso diminui a ansiedade e o risco de depressão.
Essa “química da paixão” é responsável pelos sintomas tão comuns aos apaixonados: taquicardia, suor e aquela sensação de calor no rosto quando se vê, ouve ou sente o cheiro de quem se gosta. Tudo devidamente coordenado pelo cérebro, responsável pela liberação da adrenalina e noradrenalina, serotonina e ocitocina, hormônios do “circuito de recompensa”, de acordo com a neurologista Sonia Buck, da Academia Brasileira de Neurologia.
- É o mesmo circuito alimentado por qualquer coisa que te dá prazer, seja um chocolate, sexo ou uma droga. Ele te mantém interessado naquele objeto ou pessoa que te dá uma sensação diferente. Mas esse desejo vai diminuindo com o tempo. Em média dura seis meses.
Paixão x amor
Quer dizer que bastam alguns meses para acabar o lado bom da relação? Nada disso. O fim da paixão, além de não ser algo medido com precisão cirúrgica, costuma dar lugar ao afeto, que também ativa os hormônios do bem-estar, em especial os sexuais. O corpo responde à paixão como uma “fissura”, que diminui com o tempo, ao passo que o amor perdura a sensação de aconchego, afirma o endocrinologista João César Castro Soares, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
- Se você tem uma pessoa que te dá alegria, você libera mais serotonina, produz mais os hormônios sexuais [testosterona, estrogênio e ocitocina] no momento da excitação, e tem todo um bem-estar. Ao contrário dos solitários, que tendem a ter níveis mais baixos de serotonina e, por isso, uma imunidade mais baixa.
Melhor só do que mal acompanhado?
Não ter um companheiro, no entanto, não é sinônimo de tristeza, já que muitos solteiros redirecionam o foco em amigos, família e religião, e se sentem felizes com isso, ressalta Soares. Entretanto, o endocrinologista usa a ciência para mostrar o quanto a vida a dois pode ser mais prazerosa, por exemplo.
- Casados têm uma sobrevida maior e o índice de doenças é menor do que entre os solteiros, separados e viúvos. Já a promiscuidade pode expor a várias doenças sexuais.
O psiquiatra Alexandre Saadeh tem uma opinião diferente. Segundo o terapeuta sexual, o lado bom do relacionamento existe “desde que haja preocupação em ser o melhor possível para os dois”, caso contrário as reações biológicas tendem a ser contrárias e fazer muito mal à saúde.
- Pode ser pior do que estar sozinho se você vive um relacionamento destrutivo, com base na competição, porque você passa por estresse e ansiedade que vão te consumindo. E também pode levar à depressão.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/noticias/entenda-por-que-namorar-faz-bem-a-saude-20110612.html

Economia - Receita libera consultas ao primeiro lote do IR 2011

Receita libera consultas ao primeiro lote do IR 2011
1,5 milhão de contribuintes irão receber R$ 1,9 bilhão em restituições.
Do número total, 1,3 milhão referem-se a idosos com mais de 60 ano
 
A Secretaria da Receita Federal liberou nesta quarta-feira (8), às 9h, as consultas ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011.

As consultas podem ser feitas por meio do site da Receita na internet, ou pelo telefone 146. Os valores das restituições, por sua vez, poderão ser sacados a partir do dia 15 de junho. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano.

Segundo o Fisco, 1,5 milhão de contribuintes estão inseridos no primeiro lote de restituições do IR deste ano. O valor do pagamento será de R$ 1,9 bilhão. Deste número total de contribuintes, porém, a maior parte (1,3 milhão) é de idosos com mais de 60 anos.

A prioridade para os idosos já acontece há vários anos, em cumprimento ao Estatuto do Idoso. Em junho do ano passado, por exemplo, 1,47 milhão de contribuintes foram incluídos no primeiro lote do IR, sendo 1,22 milhão de idosos.

A ordem de recebimento das restituições do Imposto de Renda tem por base, além do Estatuto do Idoso, a data de entrega da declaração de ajuste anual. Quem enviou o documento primeiro, sem erros ou omissões, recebe a restituição mais cedo. Neste ano, o prazo foi do início de março até o final de abril. Mais de 24 milhões de pessoas enviaram a declaração em 2011.

Centro de Atendimento Virtual

A Receita Federal lembra que os contribuintes não precisam esperar para saber se há inconsistências em sua declaração. Elas podem acessar o extrato do Imposto de Renda, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), para saber se há erros, pendências ou inconsistências em suas declarações.

Para entrar no seu extrato, porém, ele terá de obter um código de acesso. Neste caso, deverá informar o seu CPF, a data de nascimento e os recibos do IR de 2010 e de 2011. Na ausência do recibo, poderá ser pedido o título de eleitor.

Em posse da informação de que há erros ou inconsistências em sua declaração do IR, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e, com isso, retirar seu CPF da chamada malha fina do leão. Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para correção dos erros, e as eventuais restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida - nos chamados lotes residuais do IR.

No extrato do IR, o contribuinte também poderá acompanhar o pagamento do imposto e alterar opções referentes ao débito automático das cotas. Com o serviço, os contribuintes também poderão parcelar débitos em atraso do IR ou outras pendências com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

http://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/2011/noticia/2011/06/receita-libera-consultas-ao-primeiro-lote-do-ir-2011.html

terça-feira, 7 de junho de 2011

Saúde - Cientistas chineses dizem que nova bactéria é resistente a 8 antibióticos



 Cientistas chineses dizem que nova bactéria é resistente a 8 antibióticos
Variante da bactéria já matou 18 pessoas na Alemanha

A variante da bactéria "E. coli" que já matou 18 pessoas na Alemanha e uma na Suécia é resistente a pelo menos oito tipos de antibióticos, segundo um comunicado publicado neste sábado (4) pelo Instituto Genético de Pequim.

Cientistas chineses que colaboraram com os alemães na identificação do genoma do novo variante da "E. coli" afirmaram no comunicado que foram encontrados genes que o fazem resistente a cinco novos tipos de antibióticos, junto aos três que haviam sido anunciados ontem: penicilina, cefalosporina e a estreptomicina.

Segundo a pesquisa, realizada em colaboração com a Clínica Universitária Eppendorf de Hamburgo e cujos dados são preliminares, esta cepa é um "mosaico" com genes de diferentes variedades e é geneticamente diferente da que causou uma anterior epidemia nos Estados Unidos. Esta cepa de "E. coli" causa a síndrome hemolítico-urêmica (SUH) e pode ser transmitida entre pessoas através de fezes ou por via oral, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por enquanto, 13 países informaram de casos de afetados pela SUH e a perigosa variante da bactéria intestinal: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Noruega, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça.

domingo, 5 de junho de 2011

Educação - USP aprova mudanças no vestibular da Fuvest


USP aprova mudanças no vestibular da Fuvest
Nota da primeira fase terá peso na nota final do candidato.
A nota de corte vai aumentar e prova da segunda fase terá menos questões.

Do G1, em São Paulo

O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) aprovou nesta quinta-feira (2) um pacote com cinco mudanças no vestibular da Fuvest. Entre as principais alterações está a participação da nota da primeira fase com peso na nota final do candidato. As mudanças já valem para o vestibular de 2012, que terá a primeira fase no dia 27 de novembro e a segunda fase de 8 a 10 de janeiro do ano que vem.

A nota da primeira fase volta a ter peso na nota final do candidato. Em 2009, a primeira fase havia deixado de valer na nota final e servia apenas para classificar o candidato para a segunda fase. Outras mudanças são a redução do número de perguntas (de 20 para 16) da segunda prova da segunda fase do vestibular; o aumento da nota de corte da primeira fase de 22 para 27 pontos; a aprovação de dois a três estudantes por vaga com nota acima da mínima para a segunda fase - hoje são três candidatos; e a opção do vestibulando mudar de carreira caso não seja convocado após a terceira chamada.

As mudanças foram definidas em uma reunião do conselho. Uma entrevista coletiva será concedida ao final da reunião, ainda nesta quinta-feira. Representantes das 42 unidades da USP participam do conselho. As alterações foram elaboradas por um grupo de trabalho nomeado pela Pró-Reitoria de Graduação com base em avaliações dos últimos vestibulares e sugestões dos departamentos.

O atual modelo do vestibular é formado por uma primeira fase com 90 questões de múltipla escolha, e uma segunda fase com três dias de provas dissertativas e mais uma redação. A primeira do vestibular da Fuvest 2012 ocorre em 27 de novembro.

O primeiro dia de vestibular é composto pela prova de redação e língua portuguesa. O segundo dia por questões multidisciplinares. O terceiro conta com questões de disciplinas mais voltadas à área escolhida pelo candidato. Os cursos em bacharelado e licenciatura em artes cênicas, curso superior do audiovisual e arquitetura e design, e o curso de música têm ainda provas de habilidades espécíficas.

Inclusp

Em 31 de março, o conselho aprovou um bônus maior nas notas dos estudantes de escolas públicas. Eles podem ganhar até 15% a mais na nota do vestibular de acordo com desempenho em duas provas do vestibular da primeira fase da Fuvest durante o ensino médio, uma no segundo e a outra no terceiro ano. Atualmente, o bônus máximo é de 12%.

Só terá direito a participar do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (Pasusp) o aluno que cursou os ensinos fundamental e médio exclusivamente em escola pública, mas que ainda esteja matriculado. No segundo ano do ensino médio, o estudante deverá prestar o vestibular como treineiro concorrendo ao bônus de acordo com o seu desempenho, que pode lhe valer até 5% de bônus. Para atingir este teto, ele terá de acertar 40 de 90 questões, porém ao fazer a prova terá 2% de bônus garantido, mesmo que não tenha conquistado nenhum ponto.

No terceiro ano, o aluno do Pasusp pode disputar o vestibular para uma das carreiras da USP, e sua pontuação na primeira fase pode lhe garantir um bônus de até 10%. Para isso, terá de acertar 60 das 90 perguntas. No total, somando os dois anos, o estudante pode atingir uma bonificação de 15% da nota.

Na reunião de março, o conselho decidiu também criar uma autenticação de informações dos candidatos do vestibular para evitar que os estudantes sem o ensino médio completo e que se inscrevam na categoria geral, e não a de treineiros, sejam convocados nas listas de chamadas. Este ano, a presença de vários estudantes sem a conclusão do ensino médio obrigou a USP a fazer quatro chamadas com várias vagas em aberto.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Economia - Com alta de preços, produtos básicos impulsionam exportações


Com alta de preços, produtos básicos impulsionam exportações
Dados foram divulgados nesta quarta pelo Ministério do Desenvolvimento.
Em maio, tanto exportações quanto importações batem recorde histórico.
 
Informações divulgadas nesta quarta-feira (1) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior revelam que os produtos básicos, como minério de ferro, grãos e petróleo bruto, continuaram a ganhar espaço na balança comercial brasileira, principalmente pelo aumento dos preços destes produtos no mercado externo.

Nos cinco primeiros meses de 2011, o saldo comercial ficou positivo em US$ 8,55 bilhões, com crescimento de 52,5% frente ao mesmo patamar do ano passado, quando o saldo somou US$ 5,61 bilhões.

No mês passado, segundo o Ministério do Desenvolvimento, tanto as exportações quanto as importações bateram recordes históricos. "Temos uma estrutura diversificada de parceiros comerciais, e também dos produtos exportados", afirmou o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Alessandro Teixeira.

Forte crescimento das vendas de básicos

Os números do governo mostram que as exportações de produtos básicos subiram 44,2% nos cinco primeiros meses deste ano, para US$ 45,22 bilhões, contra US$ 31,05 bilhões em igual período do ano passado. O crescimento foi de US$ 14,1 bilhões.

Ao mesmo tempo, as vendas externas de produtos industrializados subiram 18,7% de janeiro a maio deste ano, para US$ 47,27 bilhões. Em igual período do ano passado, as exportações de industrializados somaram US$ 39,44 bilhões. A elevação, neste caso, foi de US$ 7,8 bilhões.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, o preço das "commodities" (produtos básicos com cotação internacional) subiram bastante neste ano. O minério de ferro, por exemplo, está 46% mais caro do que em maio do ano passado, enquanto o preço do café em grão avançou 77%, o do petróleo subiu 44%, e o preço da soja avançou 32%.

Participação sobe

Com a forte elevação das vendas externas de produtos básicos, que crescem mais do que o dobro do que os industrializados, sua participação na pauta de exportações brasileira avançou de 43,1%, nos cinco primeiros meses de 2010, para 47,8% de todas as vendas ao exterior em igual período deste ano. Já a participação dos industrializados na pauta do comércio exterior recuou de 54,7%, nos cinco primeiros meses do ano passado, para 50% em igual período deste ano. Desde 1979 que a participação dos industrializados nas exportações está acima dos básicos.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Esportes - Brasil vence o Irã na estreia do Toneio da China de futsal


Brasil vence o Irã na estreia do Toneio da China de futsal
Seleção, que luta pelo bicampeonato, vence por 3 a 1 em jogo equilibrado

O Brasil começou bem sua caminhada em busca do bicampeonato do Torneio da China. Nesta quarta-feira, a equipe hexacampeã mundial venceu o Irã por 3 a 1, na Dragon Sports Arena, em Hangzhou.

A vitória deixou a equipe na liderança da competição, ao lado da Romênia, que também venceu seu duelo na primeira rodada: 3 a 2 na China. A seleção vai folgar na segunda rodada, nesta quinta, voltando à quadra na sexta-feira, contra a Romênia.

O Brasil abriu o placar contra o Irã logo aos 32 segundos, quando Neto chutou forte e no ângulo após cobrança de escanteio. A 1min48, Jackson ampliou em chute rasteiro, na saída do arqueiro iraniano Nazari: 2 a 0.

Após os gols, os brasileiros recuaram e passaram a apostar nos contragolpes. Tática que vinha dando certo, até que Léo Oliveira interceptou um chute fora da área com o joelho, mas a arbitragem interpretou como toque de mão e expulsou o goleiro brasileiro, aos 11min35. Com um a menos, os asiáticos descontaram com Kiaei, aos 12min40.

No segundo tempo, o confronto foi mais equilibrado, com os iranianos buscando o empate, mas dando espaços para os brasileiros. A cinco munitos do fim, Jackson fez excelente jogada individual, passando por três adversários, e, com um toque sutil, venceu o Nazari: 3 a 1, placar final.

Brasil: Léo Oliveira, Neto, Pixote, Jackson e Valdin - Entraram: Djony, Leco, Murilo, Jé, Lukaian, Dyego e Gadeia - Técnico: Marcos Sorato

Irã: Nazari, Kiaei, Hassanzadeh, Shamsaee e Taheri - Entraram: Ahmadidazaj, Zahmathkesh, Tayiebi, Daneshvar, Taghizadeh e Javid - Técnico: Ali Sanei Arani